Lições práticas de Capitalismo para "Socialistas Democráticos" [3]
Etiquetas: Capitalismo Never Die - Socialismo Never Again, Capitalismo Reloaded, Ciclos Económicos para Totós, Manual do pequeno especulador
Etiquetas: Capitalismo Never Die - Socialismo Never Again, Capitalismo Reloaded, Ciclos Económicos para Totós, Manual do pequeno especulador
Etiquetas: Blue October, Série: Welcome to the 21st Century
foto: minha
Etiquetas: Alienados Anónimos, Cervantes, Hillary Clinton, Obamamania, Rahm Emanuel, Robert Gates
Etiquetas: Elisabete no mundo das fadas, Na Caverna de Platão
Etiquetas: Contribuição de Solidariedade, Música, uma casa portuguesa
Etiquetas: Elisabete no mundo das fadas
Nesta coisa da blogosfera portuguesa não há nada como uma boa cisão para aumentar as audiências. Desde os tempos da Coluna Infame, passando pelo caso do Blasfémias e mais recentemente no Corta-Fitas (para só citar alguns) os blogonautas adoram e seguem com uma atenção apaixonada estas violentas trocas de galhardetes entre bloggers do mesmo blog. Sejam elas originadas por fogosas divergências ideológicas ou por excessos cometidos no arrebatamento de alguns posts, estas disputas tem sempre como resultado um aumento exponencial do número de visitantes os quais participam também activamente na defesa de um dos lados e exultam quando normalmente o desfecho é a saída impetuosa e dramática de um ou mais bloggers ou mesmo o fim do próprio blog.
Por isso acho que aqui o GR podia tentar uma golpada dessas. Inclusive eu, que sempre tive a fantasia do gladiador que oferece a sua vida a César para gáudio dos espectadores sedentos de sangue, ofereço-me como o sacrificado.
Eu faço um post ofendido e saio, para nunca mais voltar!
Comecei por me inscrever na UEC (então uma das organizações que, com a UJC, reunia a juventude comunista). Diga-se que esta vontade de juntar a minha voz à deles não foi propriamente fundamentada numa sólida convicção Marxista-Leninista; foi antes por influência da minha irmã mais velha.
Tanto assim foi que, ainda o Barroso e o JPP não tinham visto a luz, e já eu tinha dado o salto para o
No entanto esta militância partidária exigia um rigor para o qual eu não estava preparado e depressa me deixei disso.
E o porquê desta história? Para sustentar a ideia de que fazer política baseada em apriorismos ideológicos em nome da santa coerência não é necessariamente sempre a melhor opção. Muitas vezes o pragmatismo serve melhor a causa pública e resolve mais depressa os problemas.
E assim estes pragmáticos nórdicos não são só os mais livres como também os mais ricos, os mais bonitos (e isto basta conhecer algumas nórdicas para o confirmar!), os mais fortes e diz até que são os mais felizes.
PS: E não, não estou a defender a adopção de nenhum modelo Finlandês!
Etiquetas: blogue convidado
Etiquetas: A vida são dois dias, O Carnaval são três, O contribuinte que pague a crise
Etiquetas: Roger Hodgson, Série: Goodbye, Supertramp
Etiquetas: Ésse Cê Pê, Ficções de fim-de-semana
Etiquetas: Como passar alunos e chumbar professores, Educação [ou falta dela]
A Unversidade do Minho vai fechar durante duas semanas para reduzir os gastos. Parafraseando este post sobre o encerramento da Byblos, resta-me concluir que, se fosse a banca, o Estado dava uma ajudinha. Tudo o resto, ou quase, bem pode fechar as portas.
Etiquetas: Ai Portugal Portugal
Etiquetas: Os políticos têm muito a aprender com estes génios
Etiquetas: Recuando 53 anos na história, Scolari rebola no chão de tanto rir
Etiquetas: A bobeira anda no ar, Elisabete no mundo das fadas
Dizia o Tocqueville que cada geração é uma nova nação. Concordo e assim espero que continue a ser!
Se os nossos avós fizeram a revolução das ideias, os nossos pais a revolução dos costumes e nós a revolução do conhecimento, estou convencido de que os nossos filhos irão fazer a revolução das consciências.
As suas grandes lutas vão debater temas como a adaptação do sistema capitalista para uma forma mais justa, o desenvolvimento sustentável, o dialogo norte/sul, a protecção do ambiente, a erradicação da pobreza extrema, o problema do sobrepovoamento e da escassez de recursos, a discussão sobre o aquecimento global, as migrações das populações, …
O velho paradigma político baseado nas dicotomias esquerda/direita, mais estado/menos estado, individual/colectivo já não os motiva. Se antes estas opções ainda eram importantes para a definição dos modelos de gestão do bem público, hoje a grande maioria das conclusões deste debate é quase consensual (pelo menos no mundo democrático e liberal) e os pormenores de forma são cada vez mais uma questão de boa ou má gestão do que propriamente de opções ideológicas. E como tal tornam-se herméticos e desinteressantes para a maioria da população.
As novas opções políticas e os próximos confrontos ideológicos terão muito mais a ver com o posicionamento que cada individuo quer ter em relação àqueles grandes desafios do futuro a uma escala global. Quais são de facto as prioridades e que riscos estão dispostos a assumir?
Se os partidos insistirem em fazer uma política baseada na intriga e no interesse pessoal dos seus barões, se continuarem a concentrar os seus esforços a discutir o sexo dos anjos, os silêncios da Manuela ou o curso do Engenheiro, irão implodir ou ficarão resumidos à expressão mínima da sua patetice.
Os jovens, esses, irão procurar exercer a sua participação cívica noutro tipo de organizações como as ong’s e as suas congéneres.
Etiquetas: Dante Alighieri, Hubbub, Manuela Ferreira Leite, Não votem em mim, Nem a [má] ironia serve de desculpa, PPD-PSD, Sá Carneiro às voltas no túmulo, Volta Luís Filipe Menezes estás perdoado
Etiquetas: está na hora
Etiquetas: Ai Portugal Portugal, Está tudo dito
Etiquetas: Análise facciosa da semana, Cabelinho à Paulo Bento, Gajos giros do Leixões, Já que não podemos parar o Benfica que alguém o pare por nós, Prognósticos só depois dos jogos
Etiquetas: Bushmania da perseguição, Mia Couto, Obamamania
Etiquetas: Ai Portugal Portugal
Etiquetas: A tristeza de uns é a alegria de outros, Olhar para o passado e ver o futuro
Etiquetas: blogue convidado
Etiquetas: Adeus maioria absoluta, Avicultura, José Sócrates, Obamamania, Omeletas, Yes we can
Etiquetas: James Brown, Obamamania, Rocky, Série: América
Etiquetas: Interrupções Involuntárias e/ou mais ou menos sobre qualquer coisinha
Etiquetas: Brincando com o português, Tenho sérias dúvidas que Sócrates ache piada à graçola
Etiquetas: David Bowie, Obamamania, Série: América
Etiquetas: Agradecimentos sinceros, Hubbub sem fim, Manuela Ferreira Leite, Nem o São Pacheco Pereira a pode salvar, Pobres e mal agradecidos, PPD-PSD
Etiquetas: Como passar alunos e chumbar professores, Educação [ou falta dela]
Etiquetas: Ainda sobre os cursos de política oferta da Farinha Amparo
Não quero sequer entrar na discussão sobre se o discurso de Obama tem ou não tem conteúdo, se o homem é de plástico ou de qualquer outro material ou ainda sobre a evidência de que ele não terá gabarito para estar à altura das responsabilidades. Eu assumo-me como Obamista convicto, e estas coisas das convicções, para serem sérias, têm que vir do coração e não da razão. Dos seus críticos espero apenas que concedam que ele não seguiu o caminho mais fácil e populista que seria o de explorar até à exaustão o filão Bush/Crise Financeira (inclusive cheguei a ler comentadores que opinavam que ele poderia estar a pôr a sua posição em risco por não o fazer devidamente) através do qual não teria sido difícil criar um estado de alienação colectiva capaz de por a populaça a pendurar cordas nas árvores do National Mall.
E isto para chamar a atenção para um ponto que não tem sido muito debatido: que o entusiasmo que a campanha de Obama gerou (lá, cá e acoli) contraria a tese de que as pessoas já não se interessam por política. É que perante este fenómeno julgo que a tese terá que ser reformulada para qualquer coisa do género: as pessoas já não se interessam por uma CERTA política.
Claro que é sempre muito fácil e divertido pôr aquele ar nonchalant e passar um atestado de pobre inocente e mentecapto aos não-sei-quantos milhões de pessoas que votaram nele e a outros tantos que, por esse mundo fora, acreditam que ele poderá "fazer a diferença".
Mas eu julgo que não se deveria ir por aí.
Etiquetas: A carapuça entrou na minha cabeça e serviu, Ainda sobre os cursos de português oferta da Farinha Amparo, Insensibilidade sintáctica
Etiquetas: Antes ovos que pedras
Etiquetas: Parece que não nos protegeu
Etiquetas: Renovando a história americana
Etiquetas: Agenda, Blogosfera, Universidade Católica Portuguesa
Etiquetas: Blogosfera
Etiquetas: 007, Alicia Keys, Backsound, Jack White, James Bond, Quantum of Solice
Etiquetas: Ainda sobre os cursos de política oferta da Farinha Amparo, Na Caverna de Platão
Etiquetas: socratolândia
Etiquetas: Ainda sobre os cursos de política oferta da Farinha Amparo, Elisabete no mundo das fadas, Na Caverna de Platão
(continua)
Etiquetas: Ainda sobre os cursos de política oferta da Farinha Amparo, Elisabete no mundo das fadas
Etiquetas: Concertos, Mudar de vida, na mouraria, uma casa portuguesa
Etiquetas: Classics in Lego, Fotografia, Fotos geniais, Henri Cartier-Bresson, Mike Stimpson
Etiquetas: Alto e pára o baile, Banho Turco, Ésse Éle Bê, Galatasaray, Taça UEFA
Etiquetas: Obamamania
Etiquetas: A crise acabou por dar um certo jeito nestas eleições, Barack Obama, Gloria ao vencedores, Honra aos vencidos, Martin Luther King, Ver para crer
Etiquetas: Ai Madeira Madeira