quarta-feira, novembro 19, 2008

Crise ou Intermezzo Geracional

Dizia o Tocqueville que cada geração é uma nova nação. Concordo e assim espero que continue a ser!

Se os nossos avós fizeram a revolução das ideias, os nossos pais a revolução dos costumes e nós a revolução do conhecimento, estou convencido de que os nossos filhos irão fazer a revolução das consciências.

As suas grandes lutas vão debater temas como a adaptação do sistema capitalista para uma forma mais justa, o desenvolvimento sustentável, o dialogo norte/sul, a protecção do ambiente, a erradicação da pobreza extrema, o problema do sobrepovoamento e da escassez de recursos, a discussão sobre o aquecimento global, as migrações das populações, …

O velho paradigma político baseado nas dicotomias esquerda/direita, mais estado/menos estado, individual/colectivo já não os motiva. Se antes estas opções ainda eram importantes para a definição dos modelos de gestão do bem público, hoje a grande maioria das conclusões deste debate é quase consensual (pelo menos no mundo democrático e liberal) e os pormenores de forma são cada vez mais uma questão de boa ou má gestão do que propriamente de opções ideológicas. E como tal tornam-se herméticos e desinteressantes para a maioria da população.

As novas opções políticas e os próximos confrontos ideológicos terão muito mais a ver com o posicionamento que cada individuo quer ter em relação àqueles grandes desafios do futuro a uma escala global. Quais são de facto as prioridades e que riscos estão dispostos a assumir?

Se os partidos insistirem em fazer uma política baseada na intriga e no interesse pessoal dos seus barões, se continuarem a concentrar os seus esforços a discutir o sexo dos anjos, os silêncios da Manuela ou o curso do Engenheiro, irão implodir ou ficarão resumidos à expressão mínima da sua patetice.

Os jovens, esses, irão procurar exercer a sua participação cívica noutro tipo de organizações como as ong’s e as suas congéneres.

Partilhar

3 Comments:

Blogger VeraC said...

Como somos do mesmo partido está na altura de concorrermos à gestão do BPN.

quarta-feira, novembro 19, 2008 12:11:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido pelo autor.

quinta-feira, novembro 20, 2008 1:29:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Porque não escreves com mais regularidade?

quinta-feira, novembro 20, 2008 1:44:00 da manhã  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial