quinta-feira, abril 30, 2009

Perdoai-os Senhor, eles bem sabem o que fazem!

Ninguém os conhece, mas os tecnocratas da União Europeia pressionam a sociedade num determinado sentido;
Ninguém sabe que tipo de interesses estão largamente instalados na UE sob a forma de lobbys políticos, económicos e outros.
Será que caminhamos alegremente para uma União cada vez menos democrática, pois as suas orientações, transformadas mais tarde em oportunos relatórios de vigilância, são cada vez mais impulsionadoras de políticas de larga escala, limitando de forma drástica todas as liberdades de opinião, entendimento social, cultural e tradicional direito que cabe a qualquer um dos povos da Europa?
Numa época em que assistimos ao desequilíbrio financeiro do gigante americano aos pés do gigante asiático, temo que, mais dia menos dia, sejamos engolidos (as pressões de alguns países da UE sobre Portugal tornam-se demasiado evidentes para passarem despercebidas) por uma outra gula incontrolável.
Para os experts da economia os leigos são razão insuficiente, para os partidários da razão insuficiente os experts são ideias que num determinado tempo se tornaram eficazes.

Etiquetas:

Partilhar

quarta-feira, abril 29, 2009

chega-me neste momento a informação...

Este blog acabou de ser comprado pelo Sr. Nuno Cabral de Montalegre e a partir de agora transmitirá apenas folclore transmontano:


Verde Gaio - Duas Igrejas - Trás-os Montes
Recolha de Tiago Pereira para o Arritmia 2007


Pronto, se calhar não vai ser sempre, mas hoje apeteceu-me!

Etiquetas:

Partilhar

terça-feira, abril 28, 2009

15 anos, 15 bandas - os vencedores

E, com o meu singelo contributo para o primeiro lugar, os vencedores da votação Antena3 são:

1. Ornatos Violeta - "O Monstro Precisa de Amigos"
2. Silence 4 - "Silence Becomes it"
3. Slimmy - "Beatsound Loverboy"
4. Mão Morta - "Nus"
5. Xutos & Pontapés - "Ao Vivo na Antena 3"
6. The Gift - "Vinyl"
7. Blasted Mechanism - “Namasté
8. Da Weasel - “Podes Fugir Mas Não Te Podes Esconder
9. David Fonseca - “Dreams in Colour
10. Deolinda - “Canção ao Lado
11. Humanos - “Humanos
12. Pedro Abrunhosa & Bandemónio - "Viagens"
13. Moonspell - “Memorial
14. Sam the Kid - "Pratica(Mente)"
15. Clã - “Lustro

imagens: Antena3

Etiquetas: ,

Partilhar

segunda-feira, abril 27, 2009

o blog convidado da semana...

O convidado desta semana é um blog bem familiar aqui da casa, e vai ficar ali no cantinho durante os próximos dias em jeito de agradecimento...


É o blog da Leonor, que, criado em memória do seu pai, já há três anos e meio, cita Fernando Pessoa em sub-título:

São histórias de vida, momentos, memórias, reflexões e divagações. Fica, então, a sugestão para que acompanhem os batimentos de um coração de prof, descobrindo cidades e livros, ao som de um Brasil brasileiro de afectos aconchegantes.

Etiquetas:

Partilhar

e vem-nos à memória...

Caindo ultimamente em alguns momentos de silêncio e burburinho, mas sem nunca esquecer o leito oferecido e o desafio aceite, ainda cá ando navegando sem mar, sem vela ou navio, ao som daquilo que me vem à memória...
... 1... 2... 3anos!...

Etiquetas: ,

Partilhar

Conclusões brilhantes

Ontem cheguei a uma conclusão brilhante:
um cientista é um ser humano.

Etiquetas:

Partilhar

sábado, abril 25, 2009

O Pior do 25 de Abril

Partilhar

25 de Abril [3]

Partilhar

Um balanço possível?

Após 35 anos do 25 de Abril a ideia de democracia é paradoxal, pois se por um lado existe um culto de prática democrática mais assente em direitos do que em deveres, por outro persiste uma prática democrática de imposição de deveres não negociados.
Trinta e cinco anos após o 25 de Abril a democracia possível é a articulação de um paradoxo altamente desgastante, construído entre a autoridade dos deveres e dos direitos que se pretendem impor com fortes tiques de autoritarismo entre uns e outros.
É como se todos tivéssemos contribuído para a negação de todos, através de complexos autoritários e de dificuldades de negociação colectiva.
É como se vivêssemos num mundo repleto de comunicação, mas cujos habitantes têm deficiências auditivas.

Etiquetas: , , ,

Partilhar

25 de Abril [2]

Partilhar

sexta-feira, abril 24, 2009

25 de Abril [1]

Partilhar

Pepe - castigo ou absolvição?

Sou um admirador das qualidades futebolísticas de Pepe. O jogador luso-brasileiro é um dos melhores defesas-centrais do futebol mundial e muita falta pode fazer à Selecção Nacional. Dito isto acho que Carlos Queiroz devia tomar a atitude de não o voltar a convocar para vestir a camisola de Portugal.
Ainda seria capaz de aceitar que um jogador tenha uma "reacção a quente" (chavão muito em voga quando se fala do assunto), tendo pontapeado um adversário que por acaso estava caído no relvado. O que já não compreendo é como é que um jogador que é expulso, volte a ter uma "reacção a quente" regressando ao relvado para festejar um golo da sua equipa, agredindo pelo meio mais um jogador, desta vez a soco.
Acredito que Pepe, tal como o diz está arrependido, que não se reconhece no que fez, mas acredito também que cabe a Queiroz dizer aos jogadores da selecção nacional atitudes destas não têm desculpa.
Assim foi com Sá Pinto, que agrediu o selecionador Artur Jorge, por não ter sido convocado. Assim foi com João Pinto depois de agredir o árbitro do jogo Coreia do Sul - Portugal, no mundial de má memória da Coreia-Japão.
Pepe poderá ter todas as desculpas sobre a primeira reacção violenta sobre Casquero, do Getafe. Já não tem desculpa nenhuma sobre as outras duas situações. Nisto concordo em absoluto com Ángel Torres.

Etiquetas:

Partilhar

Capitães

Ainda estou em estado de choque. Pretender promover Otelo a Coronel é praticamente o mesmo de querer promover o Capitão Iglo. É um rude golpe no meu imaginário infantil.

Etiquetas: , , ,

Partilhar

Oui, chéri, c'est vendredi


Depeche-Mode - I feel you


(Enquanto não compro o novo disco. Não passa deste fim-de-semana.)
Partilhar

quinta-feira, abril 23, 2009

Cirurgia Social

Através dos blogues eu posso escrever sobre física quântica, sobre a crítica da razão pura ou sobre o genoma humano, sem que me descubram a careca.

O Twitter dá-me o poder de anunciar que estou no meio de uma tórrida noite de sexo selvagem com a Soraia Chaves, sem que ninguém* desconfie que é mentira.

* pronto, a Soraia Chaves é capaz de suspeitar que é tanga

Com o meu perfil do Facebook eu consigo convencer o mundo de que falo fluentemente finlandês, sem que ninguém o comprove.

A diferença entre uma nasoplastia e dizermos que o nosso escritor preferido é o Proust é muito ténue.
Partilhar

Juramento de Bandeira

Devia tornar-se obrigatório que qualquer pessoa que se quisesse candidato a primeiro-ministro de Portugal passasse por uma recruta (onde lhe seria mostrado o verdadeiro estado do país) e depois fizesse um juramento do tipo:

Eu como Português e como candidato a primeiro-ministro juro reconhecer que “… o estado português funciona mal, que é em muitos aspectos prepotente e intromissivo, que abusa da lei, consome muito mais da riqueza nacional do que lhe seria legítimo, presta serviços, no mínimo, deficientes, não consegue administrar uma justiça de qualidade, uma educação de qualidade, uma administração pública de qualidade, e uma saúde de qualidade.”
Partilhar

quarta-feira, abril 22, 2009

Jornalismo Mal Vestido

Ainda não percebi muito bem se os dois moços que ontem entrevistaram o primeiro-ministro levaram um “ganda baile” do Engenheiro ou baixaram as calcinhas para se prestarem a um abjecto momento de propaganda.
Partilhar

O Mundo Tal Como Ele É

Chego tarde à história da Susan Boyle, mas mesmo assim decido dar aqui conta dela porque acho que merece ser difundida. É que mesmo já a conhecendo desde os tempos do velhinho patinho feio sou sempre extremamente sensível a estas bofetadas nos "mainstreams", principalmente quando elas atingem os seus pontos nevrálgicos.

Quanto à moral da história deixo-a ao Ferreira Fernandes no DN:

“Susan Boyle - há uma semana, ela foi concorrente no Britain's Got Talent, a versão britânica de um desses concursos caça-ídolos. Susan subiu ao palco com o vestido dourado do casamento de um sobrinho, de barbela, sobrancelhas em floresta e cabelo maltratado. Desempregada, tem 48 anos e "nunca fui beijada". A plateia e o júri prepararam-se para vaiar o desplante. Fizeram mal, deviam ter reparado na passada firme com que entrou. Ela cantou I Dreamed a Dream (Sonhei um Sonho), do musical Les Misérables. A boa voz, aliada ao nada que se esperava dela, mais aquele não sei o quê das pessoas genuínas transformaram-na em sucesso planetário. Ontem, o seu vídeo no YouTube já tinha sido visto por 26 milhões de pessoas. Entretanto, descobriram-lhe um disco gravado, há dez anos, em que a sua interpretação de Cry Me a River é magnífica. Feia a conquistar um mundo de glamour, velha insistindo num sonho, Susan Boyle é uma parábola com lição moral. Sim, cada um de nós pode. Temo é que Susan, podendo muito, não possa com o mundo tal como ele é.”

E para quem ainda não tenha visto o vídeo
Partilhar

Dia da Terra


O que fiz recentemente por ela?

Há um ano, dei conta de alguns dos meus comportamentos diários em prole de um mundo mais limpo. Este ano, farei a mesma coisa.

Colecciono o óleo alimentar usado num recipente e, uma a duas vezes por ano, desloco-me aos pontos móveis de recolha de lixo doméstico específico para os depositar. Uso garrafas de plástico de detergente para o efeito, a fim de poder guardar grandes quantidades - dois a três litros -e assim evitar deslocações frequentes.

Aproveito a mesma deslocação para deitar fora as lâmpadas económicas que entretanto deixaram de funcionar, pois estas também não devem ser colocadas juntamente com o lixo doméstico não reciclável.

São pequenos gestos que se tornam grandes quando feitos por muitos.

Etiquetas:

Partilhar

terça-feira, abril 21, 2009

na mouraria...

Qual é o vosso problema com o quarto de banho?!

Já sei que não vamos para lá dormir, mas também é um bocado pequeno para ser uma casa, não?! É que até parece que não percebem do que se está a falar... Mania da superioridade de julgamento dos regionalismos...

Etiquetas: ,

Partilhar

O meu candidato às Europeias

O meu candidato será Vital Moreira.

Razões racionais:
A sua capacidade inequívoca de construir novas racionalidades jurídicas numa Europa invadida por racionalismos económicos que afunilam a sociedade num só sentido.
Uma Europa válida deverá poder albergar no seu seio racionalidades diversas de construção do real social, só assim fará sentido como voz do pluralismo cultural e tradicional dos povos que a compõem, a sociedade não é só, mas também, economia.

Razões irracionais:
Um representante de Coimbra em Bruxelas dará mais encanto à cidade cinzenta.
Sempre gostei de homens grisalhos e de baixa estatura.

Etiquetas: ,

Partilhar

segunda-feira, abril 20, 2009

Blogue da semana

Pastoral Portuguesa é um blogue diferente. Tem outro tempo de postagem, normalmente uma vez por semana, mas textos mais conseguidos e com substância suficiente para se fazer pensar e sorrir do humor refinado do autor. E num tempo em que se pensa que tudo pode ser dito em 140 caracteres, nada melhor do que textos daquele calibre para provar o contrário.

Etiquetas:

Partilhar

As marcas da modernidade


Nunca estive tão ansiosa para comprar um cd.
E enquanto se aguarda o promocional...

Etiquetas: ,

Partilhar

domingo, abril 19, 2009

Canções.Mais.Que.Imperfeitas@9

Partilhar

sexta-feira, abril 17, 2009

Oui, chéri, c'est vendredi


Playing For Change: Song Around the World "Stand By Me"

Partilhar

O espectro de Salazar e os desafios da Europa

Estratégia do PSD para a vaga de eleições deste ano:
- Algumas mensagens que tenho encontrado na imprensa, nos blogues e o conteúdo da mensagem do candidato (da nova geração) do PSD às europeias sugerem que o inimigo público número 1 se abate invocando velhos fantasmas (comunismo) por interpostos candidatos (do PS). (Os discursos de Salazar oferecerão vastos argumentos, será provavelmente o perigoso estratega de cabeceira dos intelectuais do PSD)

Outras construções estrategicamente construídas:
- O pai sério e autoritário da Nação (Cavaco Silva) salvaguarda o interesse dos seus filhos (portugueses) e o controlo das despesas do interesse público;
- A necessidade de controlar socialmente os seus filhos (PS), o Estado salvaguardando as suas funções de controle (PS).

Imaginação social:
- E se os filhos se descontrolarem devido a problemas básicos de subsistência (Maslow falou de motivação primária?)?

- Os economistas que nunca se enganam, os políticos Boss, os opinion makers e os diversos construtores de manipulação diversa continuarão a fazer as contas da crise, criando outras contas?

Desafios:
- o silêncio sepulcral de políticas públicas emanadas das instituições europeias em que os diversos actores nacionais não são ouvidos, consultados ou sequer tidos em conta;
- a (im)possibilidade de outros actores assumirem o controlo das instituições europeias.

Etiquetas: ,

Partilhar

quarta-feira, abril 15, 2009

A caixinha das ideias

Partilhar

até mais logo...

Partilhar

terça-feira, abril 14, 2009

Blogue Convidado: A Pente Fino

Conheci o blogue convidado desta semana através de uma corrente blogoesférica que por aí andou em que se elencavam os blogues de que se gostava mesmo.

Tornei-me sua leitora assídua porque é um blogue diferente, cuja especialidade é escalpelizar até às partículas do átomo algumas informações e afirmações que se publicam na imprensa portuguesa. E assim cata um monte de disparates.

Etiquetas:

Partilhar

José Franco

Morreu hoje José Franco, ceramista, oleiro e principalmente conhecido como autor da Aldeia Típica do Sobreiro, uma construção que pretende representar com a máxima fidelidade possível a aldeia típica de Mafra. Passei lá algumas tardes da minha infância maravilhado com tudo aquilo, desde os serradores de pedra aos moleiros, até à contemplação ao vivo e a cores de como o Mestre pegava num bocado disforme de barro e o transformava na mais preciosa das peças. E se se deve agradecer a todos os homens que contribuam de alguma forma para o nosso bem estar, essa gratidão deve ser dobrada quando é dirigida alguém que nos trouxe um pouco mais de felicidade ao reino mágico da infância.


foto aqui

Etiquetas: ,

Partilhar

Candidatos à Europa sem estatura

A escolha de Paulo Rangel para cabeça de lista do PSD às eleições europeias só vem comprovar que o critério que presidiu à escolha dos candidatos ao Parlamento Europeu por parte dos dois principais partidos da nossa praça, assenta fundamentalmente na estatura dos candidatos. Pode-se dizer que a escolha do PSD é perfeita: Paulo Rangel está perfeitamente à altura de Vital Moreira – que também não excede os 160 centímetros de altura.

Etiquetas: , , ,

Partilhar

A forma enquanto obstáculo ao conteúdo


É tão tipicamente português o coro de críticas ao outdoor do PSD/Manuela Ferreira Leite, que até estou arrepiada de emoção. Ah, alma lusa!

Partilhar

Nada se perde, tudo se transforma.

Há 28 anos , já os Duran Duran faziam música desta. E tinham a vantagem de ser giros.


Partilhar

segunda-feira, abril 13, 2009

abril, abril, como eu gosto de abril!...

LISBOA, CAPITAL, REPÚBLICA, POPULAR
MusicBox - Lisboa

16Abr (5a)
Sérgio Godinho + J.P. Simões + Couple Coffee

17Abr (6a)
Janita Salomé + Sam the Kid + Cool Hipnoise

18Abr (sáb)
José Mário Branco + Camané + Dead Combo

bilhetes diários: 10€
Um evento para lembrar Abril e os seus arquitectos, um acontecimento que queremos como inspiração para pensar e agir, como ponte entre o passado e o futuro.
imagem

Etiquetas: , ,

Partilhar

São Brás de Alportel e as Novas (Velhas) Religiões

Coreto, Estói

Homenagem a um poeta popular, São Brás de Alportel

Palácio de Estói

Enfeites nas ruas, São Brás de Alportel

Igreja Matriz, São Brás de Alportel




Cartaz na Igreja matriz, São Brás de Alportel


Pousada, São Brás de Alportel

São Brás de Alportel é o retrato de certas idiossincrasias.
O novo e o velho convivem, teimosamente, alheios à sociedade do conhecimento e a outras crenças mascaradas de benesses sociais.
A religião tenta recuperar, teimosamente, uma sociedade descrente.
Os novos infiéis insistem na sua recuperabilidade e assistem às festas religiosas, tendo em conta uma certa herança, uma certa tradição, um certo pensamento metafórico "quando eu cá cheguei isto já cá estava", um certo olhar no cantor popular da ocasião.
Os novos infiéis são espectadores atentos de outras religiões.
No canto mais escondido da praceta um outro português assiste à procissão, abanando a cabeça, pensando pela milésima vez no estado do país e naquela gentinha ignorante. Tal português formou-se numa outra igreja, igualmente dada a fidelidades, cujo pilar é o conhecimento, um conhecedor aprofundado de outras tradições, outra língua, outra cultura, um expatriado vivendo na sua própria pátria; uma amalgama especial, habilmente formatada numa nova igreja, apologista de uma passividade conhecida, sonhando com um emprego estatal, pouco dado a ouvir ou quiçá questionar o conhecimento popular, um conhecimento repleto de outro lixo tradicional, ultrapassado, avesso ao progresso e à ciência; tal português ainda acredita, piamente, na validade eterna do conhecimento científico, numa imprensa livre e nos conteúdos fixos noutras eras, mas a continuar a validar o encher/despejar da escola.
Do alto das novas igrejas, os novos bispos falam séria e acertadamente, os seus servos abanam a cabeça repleta de conhecimento inútil com pouco espaço para pensar criticamente, concordando acerrimamente no estado calamitoso de um certo país, na ignorância generalizada, enfim num país que lhes é alheio.
Às digníssimas crónicas dos novos bispos, estrategicamente colocadas nos jornais nacionais e internacionais, alguns atribuem uma classificação algo duvidosa, uma certa tragédia algo cómica.

Etiquetas: , , ,

Partilhar

futebol com éfe pequeno

Anda-se a falar pouco de futebol e de arbitragens neste blog.

Etiquetas: , ,

Partilhar

Milagre Pascal

Partilhar

sábado, abril 11, 2009

Pelos caminhos de Portugal

Centro Histórico, Faro


Um artefacto histórico
Centro Histórico, Faro


Cerro da Vila, Vilamoura

Imagens habilmente negociadas com uma máquina fotográfica Canon, um artefacto algo genioso.

Etiquetas:

Partilhar

sim, ontem foi sexta-feira... santa!

Já que a Carlota se encontra impedida de publicar um vídeo, aproveito eu a deixa. Seguramente que não seria este o vídeo de vendredi, mas, antecipando as queimas do fim-de-semana, lembrei-me dos Gaiteiros de Lisboa com este... Quando o Judas teve sarampo...


o judas teve sarampo / herodes teve bexigas / pilatos teve sezões / e o caifás teve lombrigas
o judas quando nasceu / foi de uma velha gaiteira / o diabo foi parteira / quando o judas rescendeu / foi padrinho um pigmeu / para o livrar do quebranto / a todos causou espanto / tal era a figura horrenda / mas só o diabo se lembra / e judas teve sarampo


Desculpem lá a heresia e Boa Páscoa!

Etiquetas: ,

Partilhar

sexta-feira, abril 10, 2009

Oui, chéri, c'est vendredi


É sim, mas hoje estou num sítio onde o YouTube é censurado e não há videos para ninguém. Só votos de bom fim-de-semana prolongado.
Partilhar

uma casa portuguesa: 15 anos, 15 álbuns

A Antena3 completa 15 anos daqui a duas semanas. E, integrada nos festejos, decorre uma votação para eleição dos melhores álbuns portugueses editados no período de vida da estação - "os 15 álbuns mais representativos do que se tem feito de há 15 anos a esta parte, pelas várias gerações da música nacional". Estão propostos 100 álbuns, podendo cada ouvinte interessado escolher apenas um. Um???!!!... Haverá alguém que em consciência consiga escolher um de cem?!
Dos 100 seleccionados eu tenho apenas 10 e mais dia menos mês (assim os preços o permitam) juntar-se-ão mais 4 ou 5. Ainda assim, com o leque reduzido a apenas 15 não é fácil...

Álbuns de continuidade - quero dizer, originais de músicos em carreira - são, para mim, mais difíceis de destacar pela representatividade [basicamente porque sim, porque tenho de começar por algum lado]: "Lustro", "Voo Nocturno" ou "Alma Mater" não são, por isso, primeiras opções - sem desmerecer qualquer um deles. "O irmão do meio" é, para mim um excelente álbum, muito bem conseguido no conjunto e na individualidade, mas, ainda que não seja de originais, é relegado com a mesma desculpa. [E o "Afinidades" não está na lista porquê?...] Há ainda "Vinyl" - para mim (ao contrário de toda a gente) o melhor album dos Gift, mas, a ter de escolher só um, não há-de ser este. Por fim, "Apontamento" - um álbum de que já aqui falei - foi a minha mais difícil rejeição, perdendo apenas no ponto de vista da representatividade pretendida. E assim a minha escolha impossível é...


Alguém se atreve a fazer uma escolha?
[ver lista e votar]


imagens: Antena3 / CDGO

Etiquetas: ,

Partilhar

quinta-feira, abril 09, 2009

futebol com "F" grande

Não tenho visto muitos jogos de futebol nos últimos tempos, sendo que muitos deles até começo, mas divago a meio. 3a feira vi com gosto um jogo como já não via há muito. Tivemos de jogar e jogámos bem! Fio de jogo. Oportunidades. Golos. Poucos casos. É claro que o resultado final também ajuda à satisfação. Não houvera aquele golo aos 89min e a sensação seria outra. Foi um empate em cima dos 90 que soube a vitória merecida...

Etiquetas: ,

Partilhar

quarta-feira, abril 08, 2009

Audioblogger

A - Venho propor-te um negócio.
B - Negócio? É pá isto 'tá mau p'ra negócios.
A - É pá tenho 25 porcos p'ra venda.
B - É pá porcos não, se fosse droga ou diamantes, agora porcos.

Etiquetas:

Partilhar

pensamentos concertados...

E se estivesse no meu lugar o que faria?...

Ora aqui está aquela pergunta que habitualmente é feita quando se adivinha que do outro lado não há uma resposta concertada, havendo habitualmente nem sequer uma resposta. Neste caso o contexto são as SS alemãs. Tinha como tarefa escolher regularmente 10 pessoas para a morte, para que o campo, cada vez mais populado tivesse "condições de subsistência". Não havia espaço para tanta gente... Se estivesse no meu lugar o que faria?...
Pois... não sei...

Sabendo os horrores e atrocidades que se passavam ao lado, a indolência só podia levar ao suicídio. Concluíndo-se, portanto, que toda e qualquer pessoa que tenha sobrevivido ao nazismo "do lado de cá" - fora dos campos - foi conivente com o sistema, pois não se suicidou...
Também não há-de ser bem assim!

Os crimes devem ser contextualizadas. As acções devem ser analisadas à luz da lei da época. Em tribunal, as pessoas só podem ser julgadas por incumprimento da lei.
Hummm... Tem o seu sentido, mas ainda assim não pode ser tão simplificado. Lá porque a lei devidamente contextualizada permitia matar judeus, isso não pode ser alibi de tudo...

Se estivesse no meu lugar o que faria?...
E no meio de tudo isto o meu mero "não sei" soa-me pérfido,
acrescendo o facto de que espero sinceramente não ter de saber...

Fui ver «O Leitor».

Etiquetas:

Partilhar

terça-feira, abril 07, 2009

The Obama Deception - A Film by Alex Jones



Ver documentário completo neste link.

Via: F-se

Etiquetas: , , ,

Partilhar

Outro artigo que Sócrates também não deve ter gostado

«Quando li o aforismo, confesso que já imaginava represálias. Não de Sócrates; mas da sra. Cicciolina, que durante longos anos teve casamento estável e consta que fiel. Enganei-me. Foi Sócrates, e não Cicciolina, quem se sentiu ofendido.» *

* Excerto do artigo de opinião publicado no Correio da Manhã a 4 de Abril, por João Pereira Coutinho, e que pode ser lido na íntegra aqui.

Etiquetas: ,

Partilhar

O artigo que Sócrates não gostou

«Ver José Sócrates apelar à moral na política é tão convincente quanto a defesa da monogamia por parte de Cicciolina»*

* Excerto do artigo de opinião publicado no Diário de Notícias a 3 de Março, que levou o Primeiro-Ministro a processar judicialmente o jornalista João Miguel Tavares e que pode ser lido na íntegra aqui.

Etiquetas: ,

Partilhar

Obama defende entrada da Turquia na União Europeia

A ideia é boa... mas só depois de Obama integrar o Afeganistão nos EUA

Etiquetas: , , ,

Partilhar

Disney comemora 70 anos de Pinóquio


Que até há bem pouco tempo era o boneco mais mentiroso do planeta

Etiquetas: ,

Partilhar

Blogue Convidado: 31 da Armada

O blogue convidado desta semana no GR é com quase toda a certeza o que possui mais bloggers por pixel quadrado da blogosfera lusa, e um local onde se pode encontrar sempre uma opinião ou comentário político sobre tudo... o que mexa.

Etiquetas: , ,

Partilhar

pensamentos desviantes...

Amanhã tenho de voltar a pegar no livro que estou a ler...

Eu até gosto de ler...
E eu até estou a gostar do livro...
Mas não tenho tempo...

Amanhã tenho de voltar a pegar no livro que estou a ler...

Fui ver «O Leitor».

Etiquetas:

Partilhar

segunda-feira, abril 06, 2009

pensamentos desviantes...

Amanhã vou andar de bicicleta!

Mas bom era ter os campos verdes e as vilas com ruelas para passar...
Aqui, aqui não dá...
Mas podia na mesma pegar na bicicleta e ir fazer a marginal...

Amanhã vou andar de bicicleta!

Fui ver «O Leitor».

Etiquetas:

Partilhar

sexta-feira, abril 03, 2009

mas está tudo louco???!!!

Liguei a televisão e apanhei um episódio do Rebelde Way - a versão da SIC dos Morangos com Açucar. Em cena estavam três personagens que faziam parte dos "Puros" que discutiam sobre as suas acções em prol da continuidade do grupo, pelo que percebi de "limpeza étnica". O grupo teria de suspender actividades por uns tempos para não levantar suspeitas e além disso teriam, cada um deles, de retirar a tatuagem que os associava a esse colectivo. Achei o enredo completamente descabido tendo em conta que aquilo é suposto retratar um colégio secundário português. Será que sou eu que vivo num mundo de fadas?!...

Mas a coisa continua... Segue-se uma cena com apenas uma personagem, que entra no quarto com uma bíblia e um terço. O miúdo contempla os objectos em adoração, beija o terço, abre a bíblia e dela retira uma navalha que observa lentamente com igual dose obsessiva. A cena termina com o moço numa espécie de transe a arrancar a tatuagem do pulso com a dita navalha. Mas está tudo louco???!!!

imagem

Etiquetas:

Partilhar

Oui, chéri, c'est vendredi



Chris Martin (Coldplay) & Magne Furuholmen (A-ha) - Hunting High & Low

Partilhar

quinta-feira, abril 02, 2009

Uma espécie de mezinha miraculosa

O adulto (ou jovem) desempregado surge no centro de emprego e é-lhe diagnosticada uma doença conjuntural, aparentemente passageira, motivada ora por herança genética, ora por negligência pessoal, ora por conjuntura social, ora por acasos diversos (conjugação explosiva e aleatória de factores genéticos, pessoais e sociais).
Face à doença conjuntural, com um certo perfil estrutural, o profissional do centro de emprego receita-lhe uma terapia milagrosa - cursos de reconversão profissional ou outra actividade de política pública de combate ao desemprego – uma espécie de receita que combate todas as doenças.
O adulto aprende a auto-medicar-se e passa a utilizar tal comprimido para todas as doenças, enfim aquela mezinha é afinal miraculosa.

Paradoxos:
As políticas de combate ao desemprego não serão antes uma terapia de auto-medicação, sempre que o desenvolvimento científico e tecnológico (ou outro) exclua do mercado de trabalho profissionais menos qualificados?
E quando o patamar de exclusão começar a subir a escadaria da estratificação social, continuaremos a demonstrar aquela atitude levemente social, levemente política, levemente privilegiada e levemente indiferente?

Etiquetas: , ,

Partilhar

quarta-feira, abril 01, 2009

Um dia, não são dias

Mas desconfio que para José Sócrates todos os dias são 1 de Abril.

Etiquetas: , ,

Partilhar