sexta-feira, abril 10, 2009

uma casa portuguesa: 15 anos, 15 álbuns

A Antena3 completa 15 anos daqui a duas semanas. E, integrada nos festejos, decorre uma votação para eleição dos melhores álbuns portugueses editados no período de vida da estação - "os 15 álbuns mais representativos do que se tem feito de há 15 anos a esta parte, pelas várias gerações da música nacional". Estão propostos 100 álbuns, podendo cada ouvinte interessado escolher apenas um. Um???!!!... Haverá alguém que em consciência consiga escolher um de cem?!
Dos 100 seleccionados eu tenho apenas 10 e mais dia menos mês (assim os preços o permitam) juntar-se-ão mais 4 ou 5. Ainda assim, com o leque reduzido a apenas 15 não é fácil...

Álbuns de continuidade - quero dizer, originais de músicos em carreira - são, para mim, mais difíceis de destacar pela representatividade [basicamente porque sim, porque tenho de começar por algum lado]: "Lustro", "Voo Nocturno" ou "Alma Mater" não são, por isso, primeiras opções - sem desmerecer qualquer um deles. "O irmão do meio" é, para mim um excelente álbum, muito bem conseguido no conjunto e na individualidade, mas, ainda que não seja de originais, é relegado com a mesma desculpa. [E o "Afinidades" não está na lista porquê?...] Há ainda "Vinyl" - para mim (ao contrário de toda a gente) o melhor album dos Gift, mas, a ter de escolher só um, não há-de ser este. Por fim, "Apontamento" - um álbum de que já aqui falei - foi a minha mais difícil rejeição, perdendo apenas no ponto de vista da representatividade pretendida. E assim a minha escolha impossível é...


Alguém se atreve a fazer uma escolha?
[ver lista e votar]


imagens: Antena3 / CDGO

Etiquetas: ,

Partilhar

2 Comments:

Anonymous Cláudio Vieira Alves said...

Em sintonia: precisamente, por motivos semelhantes acabei com o "Apontamento" e "O Monstro Precisa de Amigos".

Mas ainda me demorei noutros por lá, tal como "Resistir é Vencer" ou o "Viagens". Díficil escolha dentro daqueles que, provavelmente, foram os 15 anos de música portuguesa com mais géneros novos. Anos de tantas revelações.

Votei no "Apontamento". Mas com fortes reservas. Não poderei, pois, afirmar que foi um voto em consciência.

Método de Hondt parece-me o único método razoável para uma eleição deste tipo. :)

segunda-feira, abril 13, 2009 2:44:00 da manhã  
Blogger cristina said...

=) É bom saber que não estou sozinha naquela imensidão de álbuns.

Ah, e se o "Resistir é Vencer" lá estava, escapou-me - tendo eu até reclamado com a lista ;) Fico mais satisfeita de ele lá estar. =)

segunda-feira, abril 13, 2009 6:43:00 da tarde  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial