domingo, outubro 05, 2008

uma casa portuguesa: eu queria ser músico... de jazz

Esta semana comemorou-se mais um Dia Mundial da Música. O meu contributo para a causa é - como não podia deixar de ser! - com música nacional. Desta vez, chamo à casa Margarida Pinto. Tem apenas um trabalho a solo - Apontamento (2005) - (sendo também vocalista dos Coldfinger). Apresenta-se aqui a cantar em português, com uma voz doce e arranjos quentes e diversificados. Um álbum de que gosto bastante, nas suas proximidades e afastamentos das "fronteiras" de estilos. Em particular, "Eu queria ser músico..." mantém a simplicidade e a suavidade harmoniosa de todo o álbum, e chama a si também uma profundidade sonora com sabor a jazz.

O jazz... Há uns anos perguntaram-me se gostava de jazz e a resposta foi qualquer coisa como: estou a tentar aprender a gostar... Não acho que seja algo inato, tem de se ir amadurecendo, mas anos volvidos e a reposta vai-se mantendo... Há apresentações mais experimentais que me ultrapassam um bocado, mas já vou sabendo que há muita música boa de ouvir. Não tenho CD's de jazz, no entanto, no devido ambiente e com a devida disposição, consegue ser o som perfeito. As minhas memórias jazzísticas são deitadas no relvado de Serralves, de olhos fechados apenas a ouvir a banda... porque sim.

Gosto do jazz "bem comportado", que soa bem, que encaixa sem dificuldade no conceito de música... Não quero ser mal interpretada, mas o que quero dizer com isto é que a onda experimental e do improviso, por vezes estranham os meus ouvidos (e os de muita gente!). Percebo a riqueza musical, quer ao nível da técnica, quer da interpretação, mas às vezes, do lado de fora, o resultado é... incompreensível... Não gosto de não perceber o que ouço... Aliás, gosto de poder não precisar de perceber... Gosto de poder ouvir... apenas porque sim...

Quando quero descansar
e quando tu vais dormir
ponho um disco do coltrane e ficamos a ouvir
[...]
Às vezes não adormeces
E eu não descanso
Mas o jazz ajuda a sonhar
Faz-nos voar com seu balanço

Eu queria ser músico de jazz
Eu queria ser
Eu queria ser alguém
E eu imagino o Coltrane
Certo dos segredos que desvenda
Na alma de quem ouve a luz e a poesia e o som e a vida
e tudo o que ela tem de bom...

Miguel Cardona, "Eu queria ser músico..."
cantado por Margarida Pinto (2005)

Etiquetas: , , ,

Partilhar

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Não que o Jazz seja um género de música que me seja particularmente sensível, de qualquer modo é sempre positivo aprofundar este tema.

Abraço

domingo, outubro 05, 2008 3:35:00 da tarde  
Blogger cristina said...

Eu também acho! =)

sábado, outubro 11, 2008 12:04:00 da manhã  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial