sexta-feira, setembro 30, 2005

ECLIPSE ANELAR NA PRÓXIMA 2ª FEIRA

Segundo o Instituto de Meteorologia (IM), estão previstas boas condições (céu geralmente limpo e boa visibilidade) para segunda-feira poder ser observado em Portugal, da parte da manhã (durante cerca de cinco minutos), o eclipse solar anelar (visível apenas um anel de luz em torno da Lua).

O eclipse anelar perfeito só será totalmente perceptível no norte do país – Braga, Vila Real, Viana do Castelo e Bragança. O resto do país pode observar um eclipse parcial.

A Direcção-Geral de Saúde está a distribui gratuitamente nos Centros de Saúde, óculos especiais e aconselha vivamente o seu uso.

O próximo eclipse anelar só será visível em Portugal em 2028.

Os melhores horários para observar o eclipse anelar da próxima segunda-feira, nas diversas regiões de Portugal, pode ser consultado aqui.

Partilhar

LUZES AO FUNDO DO TÚNEL?

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou hoje que o volume de negócios da indústria portuguesa recuperou em Agosto, progredindo 7,5% em relação ao mesmo mês de 2004. O volume de negócios da Indústria para os mercados externos cresceu 4,2% nos oito primeiros meses do ano e para o mercado nacional aumentou 1%.

Similarmente, a Direcção-geral de Assuntos Económicos e Financeiros (DG Ecfin), da Comissão Europeia deu conta de uma ligeira melhoria em Setembro (0,4 pontos acima de Agosto) no indicador de clima económico em Portugal. A DG Ecfin salienta que o indicador de clima económico na zona euro teve uma assinalável melhoria, apesar da instabilidade dos preços do petróleo, e subiu 1,7 pontos em Agosto e Setembro.

Também na União Europeia (UE) houve um progresso no indicador de clima económico, que atingiu 100,1, um pouco acima da média de longo prazo. Tanto na UE como na Zona Euro sentiu-se uma estabilização na confiança dos consumidores e uma melhoria na indústria, construção, comércio e serviços.
Partilhar

MARGARIDA VEIGA DE VOLTA AO CCB

Segundo a Agência Lusa, o Gabinete da Ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, confirmou que a arquitecta Margarida Veiga, subdirectora do Instituto das Artes, vai ser nomeada administradora do Centro Cultural de Belém (CCB) em substituição de Guta Moura Guedes, que cessou (de comum acordo) as suas funções de vogal no Conselho de Administração da Fundação CCB.

A confirmar-se esta notícia, Margarida Veiga - distinguida no passado mês de Julho pelo Governo Francês com o Grau de Oficial das Artes e Letras - está de volta à administração do CCB.

Margarida Veiga trabalha regularmente com o Musée des Beaux Arts de Lyon e que já colaborou com a Fondation Cartier e o Musée d'Art Contemporain de Bordéus, era até ao momento a responsável pelas artes visuais no Instituto das Artes do Ministério da Cultura em Portugal.

Com os cortes financeiros sucessivos que o sector Cultura tem sofrido nos últimos tempos, bem que vai ser necessária muita "arte" para manter o nível da programação a que o CCB nos tem habituado.
Partilhar

GOVERNO ESTUDA HIPÓTESE DE USAR PULSEIRAS ELECTRÓNICAS

O Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, Jorge Lacão (que tem andado muito desaparecido), anunciou que o governo está a estudar a hipótese de usar pulseiras electrónicas em situações de violência doméstica para impedir que o agressor se aproxime da vítima.

Como Jorge Lacão - quando foi questionado pelos jornalistas - não conseguiu explicar na prática como é que esta medida pode ser aplicada, sugiro, que façam uma experiência com todos os actuais membros do governo, para ver se os cidadãos que são vítimas das suas políticas se conseguem livrar deles.
Partilhar

SE NÃO EXISTISSE TINHA DE SER INVENTADA

Numa carta publicada no Jornal Público, ao abrigo do direito de resposta, Fátima Felgueiras acusa a Polícia Judiciária do Porto de a ter detido ilegalmente durante cinco horas, e de montar um espectáculo mediático de forma a exaltar o protagonismo pessoal dos inspectores que efectuaram a detenção.

Esta Fátinha de Felgueiras se não existisse… tinha de ser inventada. Estou cheio de pena da senhora. :)
Partilhar

SONDAGENS NÃO TÃO CONTRADITÓRIAS

Hoje, estão a ser tornadas públicas duas sondagens, que ao contrário do que já se diz por aí, não são tão contraditórias quanto isso: ambas evidenciam com toda a clareza uma forte quebra de confiança dos eleitores no governo de José Sócrates.

O Barómetro da Marktest para o DN e TSF, de Setembro, aponta o PSD como o provável vencedor das eleições legislativas caso estas se realizassem hoje, o que aconteceria pela primeira vez nos últimos dois anos, com 39%, mais 5% que os socialistas.

O estudo de opinião da Eurosondagem para a Rádio Renascença, Expresso e SIC, também relativo a Setembro, continua a indicar o PS como vencedor de umas eventuais eleições legislativas com 39% das intenções de voto (perdendo a maioria absoluta) e o PSD reduziria a diferença para 8,5%.
Partilhar

A NÃO PERDER

Mais uma edição do World Press Photo (WPP), a partir de hoje (e até dia 23 de Outubro) no CCB.

O WPP 2005, expõe as melhores imagens de fotojornalismo publicadas internacionalmente em 2004.

Partilhar

VITÓRIAS MORAIS

Esta semana europeia foi uma verdadeira "desgraceira" para o futebol português:

O Benfica perdeu terça-feira em Manchester para a Liga dos Campeões, mas segundo consta obteve uma vitória moral. Apesar desta tipologia de vitórias não dar pontos, é uma “vitória” muito comum no futebol português; tão comum que o Porto no dia seguinte também auferiu mais uma, desta vez nas Antas, frente a uma equipa tão desconhecida que nem me lembra o nome.

Esta quinta-feira jogaram as restantes quatro equipas que representavam Portugal na primeira eliminatória da Taça UEFA, e ressalvando o Vitória de Guimarães que conseguiu colher uma verdadeira vitória, as restantes equipas (com a excepção do Sporting) também alcançaram importantes vitórias morais, e podem-se agora “concentrar” com todas as suas forças na Liga Betandwin.

O meu Sporting foi uma excepção à regra – como não poderia deixar de ser –, pois foi a única equipa portuguesa que conquistou uma verdadeira derrota. :(
Partilhar

quinta-feira, setembro 29, 2005

NOTÍCIAS DE UM FUTURO "PRÓXIMO": REVISITADO






















André 2005 (Montagem/Infografia)
Partilhar

AS COISAS QUE SE DIZEM...

A 13 de Julho do já saudoso ano de 1996 DC, Almeida Santos dizia: «Conheci Fátima Felgueiras como vereadora. Já na altura tinha reparado que a moldura era pequena demais para o retrato». Este Almeida Santos é realmente assombroso, mais um poucochinho e quase que tinha conseguido adivinhar que era a cela e não a moldura que se acabou por revelar diminuta demais para a senhora. Equivocou-se, mas por muito pouco.

Almeida Santos desenvolveu ainda: «Pensei que [Fátima Felgueiras] havia de ir muito longe. Já é presidente da Câmara. Não ficará decerto por aqui». O dr. Almeida pensou, e pensou muito bem. Não é que mais uma vez acertou e a Fátinha foi mesmo para muito longe – pelo menos até ao Brasil já foi. Agora só permanece a incerteza de saber até onde é que ela ainda vai conseguir ir. Vamos ter de aguardar para ver. Estou ansioso.

João Cravinho em 1997 caracterizou Fátima Felgueiras como «uma magnifica representante dos interesses das populações, pelo menos junto do Governo». Será que continua a conservar esta estima junto do actual governo? Bem, pelo “jeito” como foi recebida em Portugal pode-se presumir legitimamente que ainda é capaz de preservar muita dessa estima e consideração que já possuía em tempos idos.

Ainda em 1997, José Penedos vaticinava: «A presidente Fátima Felgueiras é uma garantia de um futuro de identidade e felicidade para todos». Para todos não digo, mas a julgar pelo acolhimento que lhe foi ofertado no retorno, pelo menos ainda deve continuar a ser garantia de alguma coisa para alguns.

Na mesma senda, em Novembro de 1997, Narciso Miranda dirigia-se publicamente a Fátima Felgueiras com a subsequente prosa: «Minha cara Fátima Felgueiras, tenho a certeza que vais fazer uma campanha aliciante para continuares um trabalho autárquico fulgurante e motivador da sociedade civil em Felgueiras». O problema com que Narciso não contava foi a Fátinha ter sinuosamente desviado algum do “fulgor” da sociedade civil para uns cognominados “sacos azuis”.

Similarmente, Fernando Gomes, em Novembro de 1997 alvitrava: «Fátima Felgueiras é hoje um das mais prestigiadas autarcas do partido socialista (…) facto pelo qual os socialistas nacionais se orgulham». Com este orgulho todo a nível nacional por parte dos socialistas, não me admira nada que José Sócrates ainda lhe amanhe um lugarzinho na Administração da GALP.

Analogamente em Novembro de 1997, Francisco Assis confessava que, «quem a conhecia não tinha dúvidas que ela ia assumir as suas funções com a força e determinação que a caracterizam». Como assumidamente Francisco Assis já a conhecia bem, aparentemente deve ter tido um ligeiro lapsus linguae e em vez de ter verbalizado, “assumir”, ele deveria – com quase toda a certeza – ter pretendido pronunciar, “a sumir”.

Maria de Belém, em Dezembro de 1997 proclamava: «A vossa presidente Fátima Felgueiras, tem uma grande força que permite incutir um grande espírito de dinamismo no conselho». O dinamismo foi tanto que conseguiu mesmo “metamorfosear” Felgueiras e colocar, nos últimos anos, o “seu” Concelho no topo do agenda-setting nacional.

Por fim, (but not the least), não poderiam faltar os sapientes pareceres do sempre interventivo Jorge Coelho, dirigidas à Fátinha de Felgueiras, ainda no decorrer do já mais que relembrado ano de 1997 DC: «É uma força da natureza, à qual qualquer membro deste governo não consegue resistir. (…) É o exemplo do que é a força e determinação do povo português. (…) Cada vez que cá venho [a Felgueiras] levo um suplemento de alma. (…) Sugiro aos velhos do Restelo que passem em Felgueiras para verem o que por cá se faz». Palavras para quê? É um verdadeiro socialista português.
Partilhar

QUATRO ENTRE OS MELHORES

A prestigiada revista Wine & Spirits distinguiu quatro vinhos portugueses entre os 100 melhores do mundo.

Os néctares nacionais premiados foram: Reguengo de Melgaço 2004 (Vinho Verde Alvarinho), com 92 pontos em 100 possíveis; Quinto do Crasto 2001 (Douro Reserva), com 93 pontos; Quinta do Ventozelo 2000 (Douro), com 93 pontos; e o Taylor Fladgate 2000 (Porto) da Quinta de Vargellas Vinha Velha, com 95 pontos.

Também foram consideradas entre as melhores companhias vinícolas os produtores nacionais: Aveleda, Quinta do Crasto, Taylor Fladgate e Quinta do Ventozelo.

Em Portugal é comum ouvir-se dizer que temos dos melhores vinhos do mundo, mas, apesar de não ser totalmente verdadeira, esta afirmação também não é totalmente falsa.

É sabido que existem condições óptimas para produzirmos vinhos de excelência, contudo, tal como estes resultados demonstram, não nos podemos dar ao luxo de descansar sobre alguns louros conquistados.

Partilhar

SOARES ABESPINHADO

O barómetro elaborado pela Marktest para o DN e TSF dá conta de mais más notícias para Mário Soares.

Segundo já consta por aí, Mário Soares não está a apreciar os resultados das sondagens que se têm publicado, e já está a ponderar seriamente, “encomendar” uma que seja mais conveniente para a sua candidatura.
Partilhar

quarta-feira, setembro 28, 2005

NÃO SE PREOCUPEM MAIS COM A OTA

Depois de ter sido (mais uma vez) exposta publicamente esta semana mais uma contradição do foro interno no actual (des)governo de José Sócrates, já deu para entender perfeitamente que este Executivo nunca vai conseguir decidir a localização de um novo Aeroporto, quanto mais ter tempo para construir um de raiz. :)
Partilhar

«PIRACY STUDY 2005»

O relatório «Piracy Study 2005», desenvolvido pela BSA e pelo IDC, que pretende avaliar a dimensão das práticas de pirataria de software, por região geográfica, concluiu que a taxa de pirataria mundial diminuiu 1% em 2004.

Curiosamente, Portugal - com 40% - entrou na lista dos vinte países com menor taxa de pirataria, que é liderada pelos Estados Unidos com 21%. O Vietname lidera os países com maior taxa de pirataria (92%).

Tendo em conta os nossos baixos rendimentos per capita, e os preços elevadíssimos praticados no nosso país pelas software-houses, estes resultados podem até ser considerados espantosos. Afinal parece que há muitos portugueses que apesar de serem pobres, fazem de tudo para ainda continuarem a ser honestos.
Partilhar

EUROMINASGATE

O artigo publicado no Jornal Público no passado dia 23 sobre a indemnização de doze milhões de euros que o escritório de Lamego, Costa e Vitorino conseguiu para a empresa Eurominas - indemnização essa que já tinha sido recusada anteriormente por Cavaco Silva - está a fazer furor na Blogosfera Nacional e nos fóruns e newsgroups de temas políticos.

O artigo do Público pode ser lido na integra em diversos "locais" da Internet, e confronta directamente alguns dos envolvidos no "Eurominasgate". Destaco as declarações de José Lamego ao Público: «Lamego diz que lhe escapou "impedimento legal" (...) Confrontado com o facto de ter enfrentado o Estado em nome da Eurominas menos de um ano após ter cessado as suas funções governamentais, o que é proibido por lei -- independentemente do facto de ter previamente acompanhado o processo enquanto membro do Governo - , o actual deputado socialista José Lamego começou por negar a existência de qualquer ilegalidade nessa situação. "Quando participei nessas negociações, eu não era deputado. Nunca iria cometer uma falha grosseira a esse nível", garantiu ao PÚBLICO, em Abril deste ano, o também professor de Direito José Lamego, excluindo assim a hipótese de a sua intervenção violar algum preceito legal.
Mas, posto perante o artigo 9º da Lei 6/93 - segundo o qual "os titulares de cargos políticos e de altos cargos públicos estão impedidos de servir de árbitro ou de perito, a título gracioso ou remunerado, em qualquer processo em que seja parte o Estado e demais pessoas colectivas", mantendo-se esse impedimento "até ao termo do prazo de um ano após a respectiva cessação de funções" -, o deputado corrigiu a sua posição: "Sinceramente não me apercebi na altura da existência desse impedimento. Admito que me tenha escapado esse preceito, que aliás é um bocado esdrúxulo." (...) "Agi em total boa-fé"»


São tantas as situações suspeitas que este artigo levanta, que se espera que o assunto não fique por aqui, e que o Ministério Público abra um inquérito, de forma a esclarecer com urgência este caso que ocorreu durante a governação de António Guterres.

Para aceder ao artigo na integra clique aqui.
Partilhar

GOVERNO PRESSIONA ALTA AUTORIDADE

A Agência Lusa acaba de divulgar que Artur Portela renunciou ao cargo como membro da Alta Autoridade para a Comunicação Social (AACS) por alegada pressão do Governo para «alteração da metodologia de análise da renovação das licenças de televisão», explicando que «o ministro dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silva, reuniu com presidente do órgão regulador para tratar "de aspectos da calendarização e da metodologia dos processos" de renovação das licenças da SIC e da TVI. "O acto de um membro do Governo que convida o presidente de um órgão regulador - que é independente - para lhe dizer que as coisas devem ser feitas de certa forma e num determinado prazo, tem uma carga política", justificou. Acrescentando que a atitude do ministro "não corresponde ao entendimento" deste elemento da entidade, Artur Portela lembrou que "a Constituição e a lei consagram a independência do órgão regulador dos media"».

Não foi assim há "tanto tempo" quanto isso que por muito menos - "caso" Marcelo/TVI - Jorge Sampaio andava muito interventivo e preocupado com alegadas pressões do Governo de Santana Lopes, enquanto a Esquerda e os media em geral falavam de um «atentado à Democracia». Agora, parece que não se passa nada...
Partilhar

terça-feira, setembro 27, 2005

NOTÍCIAS RASCAS SOBRE A BLOGOSFERA

O Blogue de Esquerda esteve três dias e meio em black out. Segundo José Mário Silva tudo se deveu à migração da plataforma weblog.com.pt. Agora já estou mais descansado, pois pensei que os nossos amigos bloquistas estavam com problemas de digestão devido ao "caso" Joana Amaral Dias.

O que se continua a estranhar é a ausência de posts sobre o convite de Mário Soares à dirigente do Bloco de Esquerda, Joana Amaral Dias, no Bicho Carpinteiro. Nos comentários aos posts multiplicam-se os pedidos de "justificação" de diversos leitores, mas as respostas parecem tardar. Provavelmente são leitores de "extrema-direita", por isso os Bichos Carpinteiros preferem não lhes dar cavaco.

No Abrupto, para além das "coisas complicadas", das "coisas simples" e das "coisas sobre o comunismo", não há nada de novo a assinalar.

O Causa Nossa (deles) está mais que nunca entregue a Vital Moreira, que continua a passar a vida a copiar notícias, comentando-as o "qb" de forma a não se comprometer. Se Vital Moreira tivesse a coragem de Medeiros Ferreira e permitisse comentários aos seus post, por esta altura do campeonato já estava K.O. Por não o permitir, o assunto mais em voga no blogue de Vital Moreira ainda é a aparentemente incontornável Fátima Felgueiras.

A Grande Loja do Queijo Limiano e o Blasfémias continuam como sempre em "todas", e por isso mesmo são duas das principais referências da Blogosfera Made In Portugal.

O blogue «Geração-Rasca» continua a fazer pela vidinha e conta com um novo colaborador.
Partilhar

CANDIDATO A JUNTA DE FREGUESIA ASSASSINADO

Foi morto com dois tiros de caçadeira esta manhã, Miguel Madeira, candidato do PSD à Junta de Vila Franca das Neves em Trancoso. No momento em que estou a escrever este post não tenho qualquer conhecimento do motivo pelo qual foi assassinado, mas para o efeito, a razão é irrelevante.

O que me choca sempre nestas situações – além da morte inteiramente escusável de seres humanos – é a proliferação que existe no nosso país das ditas caçadeiras nas mãos de milhares de indivíduos que mal sabem ler e escrever os seus nomes, mas que têm sempre dedo ligeiro no gatilho.

Com as mortes que todos os anos assombram várias famílias pelo país fora, já estava mais que na hora de tirarem de vez as caçadeiras a estes grunhos.

Se querem andar aos tiros porque é que não se oferecem como voluntários para o Iraque ou para o Afeganistão?


Raios partam esta cambada de grunhos artilhados com caçadeiras.
Partilhar

MÁS NOTÍCIAS

O Jornal Público anuncia na sua edição de hoje que o todo-o-terreno compacto Marrakesh da Wolkswagen vai ser construído na fábrica que o grupo automóvel tem em Wolfsburgo, Alemanha, e não na Autoeuropa de Palmela.

Mais uma péssima notícia para a nossa economia. :(
Partilhar

segunda-feira, setembro 26, 2005

EXCLUSIVO: SONDAGEM RASCA PRESIDENCIÁVEIS

À pergunta “com quem prefere jantar?”, os portugueses responderam: 0% Mário Soares, 0% Cavaco Silva, e 100% preferem jantar antes sós do que mal acompanhados. Curiosamente, quando a questão foi “com quem preferiria almoçar?”, 0% responderam Mário Soares, 0% Cavaco Silva, 74,6% optavam por almoçar sozinhos, enquanto 25,4% afirmaram que se almoçarem não têm dinheiro para jantar.

Questionados sobre “a quem gostariam de pedir emprego?”, 0% escolheram Mário Soares, 0% Cavaco Silva, e 100% optaram por pedir a José Sócrates um lugarzinho na CGD ou na GALP. Quando a pergunta incidiu sobre “a quem gostariam de pedir trabalho?”, Mário Soares foi escolhido por 0%, Cavaco por outros 0%, e os restantes 100% responderam que não têm qualquer ambição de trabalhar, e que um emprego "arranjado" por José Sócrates lhes seria mais que suficiente.

Outra das perguntas desta exclusiva sondagem «Geração-Rasca» foi “quem gostaria que fosse o professor do seu filho?”, 0% escolheu Mário Soares, 0% Cavaco Silva, 24,1% o Professor Marcelo, e os restantes 75,9% não têm "disponibilidade" para ter filhos.

À questão, "quem gostaria de ter como chefe no trabalho?", 0% preferiu Mário Soares como chefe, 0% Cavaco Silva, 5,5% optou por não ter qualquer chefe, e os restantes 94,5% preferiam antes um emprego "arranjado" por José Sócrates.

A última pergunta desta sondagem foi “qual o candidato que preparou a campanha de forma mais inteligente?”, 0,7% dos os portugueses optaram por Mário Soares, 5,1% por Cavaco Silva, 94,2% por Fátima Felgueiras, e 0% optaram pela campanha do Millennium BCP/Pedro Abrunhosa.

FICHA TÉCNICA: Esta sondagem foi elaborada por «Geração-Rasca» para o Blogue «Geração-Rasca», entre 25 e 26 de Setembro, num total de 55 entrevistas por e-mail validadas a maiores de 18 anos e menores de 42 anos, residentes em Portugal Continental. O erro máximo da amostra é de 99,9%, para um grau de probabilidade de 50,5%.
Partilhar

domingo, setembro 25, 2005

NÃO MUDA NADA

Em "campanha" no Brasil, Mário Soares comentou com um ar indisfarçavelmente insatisfeito a mais que provável candidatura de Manuel Alegre à Presidência da República: «não muda nada».

Louçã e Jerónimo agradecem a Alegre em surdina, pois só assim podem levar as suas candidaturas até ao fim sem serem acusados de "trair" a Esquerda.

Lembro-me que quando apresentou a sua candidatura, Mário Soares "confessou" publicamente que tinha mudado muito nos últimos anos, mas depois de ouvir esta sua declaração, não me parece que tenha mudado nem um bocadinho. :)

Partilhar

AS SUPOSIÇÕES DE ALEGRE

Sem qualquer surpresa, após a sondagem que foi publicada sexta-feira no Correio da Manhã, Manuel Alegre voltou novamente à carga e, sem perder tempo, anunciou na sua terra natal (Águeda) a "disponibilidade" para ser candidato independente à presidência da república.

Com a sua suposta candidatura, supostamente, Manuel Alegre pretende forçar o também supostamente candidato Cavaco Silva a uma suposta segunda volta nas Presidenciais.

Com tantas suposições, não é de estranhar que o homem seja poeta e fingidor.
Partilhar

sexta-feira, setembro 23, 2005

CM/AXIMAGE: CAVACO ELEITO À PRIMEIRA

Uma sondagem do Correio da Manhã/Aximage publicada hoje, dá a Cavaco Silva a vitória nas eleições presidencias logo na primeira volta com 50,6% das intenções de voto contra os três candidatos assumidos: Mário Soares, Jerónimo de Sousa e Francisco Louçã, a colherem respectivamente 21,7%, 4,7% e 4,3%.

Esta sondagem é bastante interessante porque também considera a possibilidade da eventual candidatura de Manuel Alegre. Neste caso o resultado de Cavaco na primeira volta desce de 50,6% para 45,5%, o ex-Presidente da República obteria 18,4% e o deputado socialista 13,5%


Numa eventual segunda volta, Cavaco vence Soares com uma margem ainda maior: 54,2%, contra 29,4%. Para isso (segundo a mesma sondagem) contribuirão os votos do eleitorado da CDU (55,1% votarão em Cavaco, e somente 17,4% em Soares), do BE (23,4% em Cavaco, contra 28,5% em Soares) e até do PS (26,9 % em Cavaco, contra 57,5% em Soares).
Partilhar

quinta-feira, setembro 22, 2005

OS CANDIDATOS FANTOCHES

Depois do convite recusado por Ricardo Araújo Pereira, membro destacado dos mediáticos «Gatos Fedorentos», Mário Soares resolveu - por influência do seu amigo Medeiros Ferreira - convidar a até agora quase desconhecida do grande público, Joana Amaral Dias, a ser a sua mandatária para a juventude.

A jovem ex-deputada bloquista que actualmente integra o órgão máximo do partido (Mesa Nacional do Bloco de Esquerda), aceitou o convite. E se ainda ontem estava de alma e coração com Francisco Louçã, hoje já diz acreditar piamente "no projecto de Mário Soares".

Apesar de estar maioritariamente representada no parlamento, a desorientação actual da Esquerda é por demais evidente, e já não é novidade para ninguém que a eventual candidatura de Cavaco Silva à presidência da república está a deixar «à beira de um ataque de nervos» muitas alminhas por esse país fora.


Com o anúncio público deste convite à bloquista, entende-se perfeitamente o facto de Francisco Louçã se ter apresentado no primeiro debate parlamentar com uma expressão muito mais sorumbática do que aquela a que já nos habituou; é que o pobre homem esteve toda a noite acordado a matutar numa nova estratégia para depois das autárquicas, e a conceber a melhor forma para dar o já publicamente dito e reafirmado... por não dito.

Convém recordar o que se passou à entrada para o último fim-de-semana de Agosto (ainda não fez um mês), data em que apresentou a sua candidatura a Belém. Francisco Louçã fez a questão de afirmar que iria «dar inicio a uma luta contra a irresponsável elite política». Será que Louçã está a pensar trocar uns sopapos com a sua camarada Joana? Ou vai antes optar pela auto flagelação? :)

Mas os comunistas também não se podem ficar a rir das desgraças dos bloquistas, pois depois do apoio público que José Saramago deu à candidatura de Mário Soares, a candidatura de Jerónimo de Sousa também sofreu um forte abanãozinho, e o "candidato" comunista surgiu bastante combalido na entrevista que concedeu esta semana à RTP1.

Como já se esperava, não vai ser preciso muito para Mário Soares conseguir transformar os "candidatos" do PCP e do Bloco de Esquerda nuns "inocentes" candidatos fantoches.
Partilhar

SÓCRATES E OS "INDEPENDENTES"

Foi há cerca de uma semana que Valentim Loureiro, o candidato "independente" à Câmara de Gondomar, demonstrou publicamente o seu apreço por José Sócrates.

Porventura, como prova de gratidão pelo apoio que vem contando por parte de "independentes", o eng. Sócrates não tardou a indicar o igualmente "independente" Guilherme d'Oliveira Martins para Presidente do Tribunal de Contas.

Ainda hoje, a "independente" Fátinha de Felgueiras fez questão de deixar claro perante as câmaras de televisão a estima e consideração que nutre pelo actual Primeiro-ministro.

Com esta "sorte" que José Sócrates faz por ter, não me surpreenderia de todo que um deste dias o Candidato Avelino Ferreira Torres também surja em público a declarar mais uma inconveniente admiração secreta.

Como Sócrates gosta muito de "independentes", não é de espantar que haja tantos "independentes" a gostar tanto dele.
Partilhar

SÓCRATES IRASCÍVEL

Apresentou-se no hemiciclo da Assembleia da República um Primeiro-ministro que já não consegue encobrir a sua faceta irascível quando é confrontado com comentas legítimas dirigidas pela oposição e por um cada vez maior número de portugueses. Sócrates reage a todas as críticas sempre num timbre agudo e desafinado que reflecte a sua já característica exasperação inata.

Apesar das constantes subidas do desemprego, da despesa pública e dos «jobs for the friends», o actual Primeiro-ministro – com a subtileza de um elefante queniano – compareceu no Parlamento com o preestabelecido desígnio de anunciar mais um ambicioso programa: o de qualificar os portugueses e melhorar a competitividade. Depois de anunciar pomposamente as medidas preconizadas pelo Governo para atingir tão ambicionadas metas, Sócrates passou o tempo que restou do debate a lastimar-se pelo facto da oposição lhe estar insistentemente a “trocar as voltas”.

Num dos momentos mais altos do contenda, Francisco Louçã apontou todas as baterias para a falta de rigor do actual Executivo, exemplificando com um anterior, e também “ambicioso” programa governamental – anunciado em Março passado no mesmo hemiciclo – que vaticinava a criação de mil estágios para jovens em PME’s. Confrontado com os actuais resultados de tal programa – seis meses depois foram colocados apenas onze jovens – o Primeiro-ministro ainda teve de ouvir o Deputado Bloquista dizer: «se continuar a este ritmo vai precisar de 50 anos para implementar o projecto».

Com a prática que vem sendo seguida por este Executivo, não será de estranhar que depois deste episódio, um dia destes ouçamos dizer que já rolou a cabeça do Director do Instituto de Formação Profissional – que tão inoportunamente “facilitou” o acesso a estas informações – para que um friend do “nosso” Primeiro possa acumular mais um job.
Partilhar

quarta-feira, setembro 21, 2005

«VENI, VIDI, VICI»

Sem palavras! Foi simplesmente "e-m-o-c-i-o-n-a-n-t-e" o que se passou esta noite em Felgueiras: «o povo saiu à rua com alegria, houve arraial e foguetes no ar»(1).

Uma mulher, perfeitamente anónima, de lágrimas nos olhos e voz embargada pelo sentimento intenso, revelou em directo para as câmaras da SIC Notícias o que lhe ia na alma: «Tou muito feliz de a ber ao bibu... nem consigo falar, tou muito esmuciunada».

Fiquei completamente "pregado ao ecrã", o espectáculo estava a ser memorável - do melhor que tenho visto em televisão - e o ambiente prometia feitos ainda de maior monta. Por momento até julguei que iria assistir ao linchamento em directo de alguns (infelizmente poucos) incautos. Confesso que não conseguir fazer zapping... tinha de assistir em directo e com toda a minha atenção ao discurso da Fatinha de Felgueiras. Não podia perder pitada de forma alguma. O tempo "quase" que parou, mas quando Fátima Felgueiras disse, «sou candidata!», as emoções transbordaram. Foi "l-i-n-d-o"!

Seguiu-se – com toda a lógica – a apresentação dos dezassete motivos que a impeliram a ter de apresentar a sua candidatura. Contei-os. Um a um. Não falhou nenhum! A evidência saltou aos olhos daqueles que - tal como eu - ainda poderiam ter algumas dúvidas: Felgueiras não pode passar sem a sua Fatinha. «Vox populi, vox Dei».

O mais espantoso é que depois de tanto tempo desterrada em Terras de Santa Cruz, não consegui destrinçar em toda a eloquente oratória da futura Presidenta da Câmara de Felgueiras qualquer vestígio de sotaque brasileiro. Notável!

Como não poderia deixar de ser, terminou em completa «apothéosis» a dissertação da Fátima de Felgueiras com uma exortação ao seu «sui generis» Socialismo. «Amantis irae amoris integratio est».

A única lacuna que deparei em toda a sua pregação foi o facto de a candidata só ter descoberto dezassete motivos para ser candidata, quando todos sabemos que o Ministério Público (MP) aparenta ter - pelo menos – vinte e três razões para ela não o ser. Depois de dois anos e meio a banhos em Copacabana a Fatinha bem que poderia ter-se esforçado um pouco mais e, pelo menos ter apresentado mais um motivo que as “razões” do MP. Vinte e quatro já chegavam.


(1) José Cid - Musicista e Versejador
Partilhar

terça-feira, setembro 20, 2005

SAMPAIO PROMULGA LEIS CONTESTADAS PELOS MILITARES

Segundo a Agência Lusa, o Presidente da República, Jorge Sampaio, promulgou hoje à tarde as duas leis contestadas pelas associações militares.

As duas leis do actual Executivo Socialista alteram o regime de assistência na doença dos militares das Forças Armadas e o estatuto dos militares e a passagem à reserva e reforma.

Fico agora a aguardar - ainda com maior expectativa - as decisões de Sampaio nos "casos" Guilherme d'Oliveira Martins, PRISA/TVI e do Referendo sobre o aborto.
Partilhar

EU TAMBÉM ESTOU AQUI

Ultimamente tenho vivido dias de autêntico pesadelo.

Ele, está em todo o lado, e Eu, estou sempre a ver se me consigo livrar dele.

Ele está ali e Eu vou para além, Ele está acolá e Eu tento ficar aqui. Mas o enigma é que Ele está mesmo em todos os cantos, ruas, becos, vielas, sites, jornais, revistas, rádios, televisões... e Eu já não o posso ver nem ouvir mais.


André 2005 (Montagem/Infografia)

Ou me engano muito, ou o Millenium BCP anda com uma imensa vontade de malbaratar clientes...
Partilhar

segunda-feira, setembro 19, 2005

COMUNICADO RASCA

O Blogue «Geração-Rasca» a partir desta semana vai passar a contar com a participação regular do Comunicólogo e Realizador Publicitário Paulo Rebelo.

Bem vindo Paulo! :)
Partilhar

SUGESTÕES: LIVROS E POLÍTICA

KARL POPPER/JOHN CONDRY
TELEVISÃO: UM PERIGO PARA A DEMOCRACIA

Partilhar

sábado, setembro 17, 2005

DIREITOS E INDIGNAÇÕES

Convocada por uma tal de "extrema-direita", realiza-se hoje em Lisboa uma manifestação contra o lobby gay, ou, na feliz expressão de Carlos Candal, a «apologia da mariquice».

Sempre que a dita "extrema-direita" sai a terreiro, não há "alma penada" cá da terra que não aproveite a oportunidade para dar azo ao seu direito à indignação contra a audácia da dita-cuja. Contudo, numa Democracia que se diz pluralista e que simultaneamente parece padecer de uma inibição congénita no que concerne a tudo o que está relacionado com a tentativa de intervenção directa dos cidadãos na vida pública, deveria ser até incentivada a simples existência de um grupo de cidadãos que tem a iniciativa de se querer manifestar publicamente na denuncia de um problema que, nas suas opiniões, influencia negativamente a nossa esfera social.

Numa sociedade como a nossa, onde os media - na tentativa de aumentarem as suas audiências - apresentam em prime-time, homossexuais estereotipados como atracções circenses, o que ainda me surpreende é a existência de cidadãos que ousam indignar-se.

Partilhar

MANUEL, O TRISTE

Esta semana ficámos a saber que afinal Manuel Alegre não disse que não era candidato à presidência mas que também não disse que o era.

Depois destas explicações o Poeta Alegre acaba por borrar o poema todo.
Partilhar

APELO AO VOTO NULO

José Saramago, o escritor português que prefere viver em Espanha, declarou esta semana aos meios de comunicação social nacionais, o seu "total" apoio à candidatura presidencial de Mário Soares.

A "aparente" contradição com a sua condição de militante comunista não o inibe, tendo feito por isso a questão de esclarecer que apoia simultaneamente a candidatura do seu camarada Jerónimo de Sousa, pois o que interessa - nas suas próprias palavras - é «derrotar a direita».

Como não me parece educado contraditar um escritor laureado, seria porventura de bom tom que o eleitorado comunista seguisse esta preciosa indicação do camarada Saramago e nas próximas eleições presidenciais não se esquecessem de fazer duas cruzinhas no boletim de voto. A Direita agradece.

Partilhar

sexta-feira, setembro 09, 2005

NOVA ORLEÃES À PORTUGUESA

Devido às péssimas governações que temos sofrido na última década, procuro, sempre que posso, abster-me de tecer comentários depreciativos sobre as governações de outros países. Contudo, como todos os portugueses parecem ter uma opinião sobre os efeitos do Katrina, e como um homem não é de ferro, permitam-me que tente imaginar o que sucederia caso Nova Orleães fosse uma cidade portuguesa:

Com o governo de António Guterres... o Minístro Jorge Coelho apresentava a sua demissão; abria-se um inquérito da tipologia «ad eternum» que anos depois concluiria que a culpa tinha sido dos Areeiros; Armando Vara era nomeado Director do Instituto de Meteorologia e Geofísica; o Padre Vítor Melícias zelaria pela campanha de recolha de fundos de apoio às vítimas. Com Guterres as principais vítimas não teriam sido os negros - como sucedeu nos EUA -, mas os trabalhadores-dependentes.

Durante a governação de Durão Barroso... o Primeiro-minístro procuraria ver nesta tragédia uma oportunidade, e aproveitaria para construir de imediato uma barragem no local do desastre; o Minístro Paulo Portas convocaria uma conferência de imprensa de forma a enaltecer a sua decisão em ter avançado para a compra de mais submarinos para a marinha portuguesa, e aproveitaria a ocasião para anunciar a compra de mais meia-dúzia deles; seria aberto um inquérito ao acidente que determinaria o despedimento com justa causa do Meteorologista que se encontrava de serviço no dia da ocorrência; as principais vítimas da catástrofe teriam sido os funcionários públicos.

Com Santana Lopes... Jorge Sampaio convocaria de emergência o Primeiro-minístro ao Palácio de Belém para o elucidar que Katrina não era uma quarentona ucraniana divorciada, não fosse Santana Lopes pretender avançar rapidamente para a crise com segundas intenções; Santana Lopes (depois de elucidado por Sampaio) calçaria uma barbatanas e mergulharia nas águas lamacentas - em directo para os principais noticiários - tentanto salvar todos os eventuais sobreviventes; as principais vítimas de Santana teriam sido os crocodilos.

José Sócrates, partiria rapidamente de férias para um Resort de luxo no Quénia; delegaria a governação no Minístro António Costa; telefonaria ao seu substituto mais de duas vezes para se inteirar da situação; aproveitaria a ocasião para nomear mais um amigo para a administração da CGD; não abriria nenhum inquérito porque as culpas seriam evidentemente de Durão e Santana; Jorge Sampaio também aproveitaria para tirar mais umas férias, mas que seriam interrompidas para condecorar com a «Ordem da Liberdade» a banda Rolling Stones, pelo exemplo de longevidade que dão à candidatura presidencial de Mário Soares; com José Sócrates, as principais vítimas seriam os quenianos.

Partilhar

DESASSOSSEGOS

«O governo do mundo começa em nós mesmos. Não são os sinceros que governam o mundo, mas também não são os insinceros. São os que fabricam em si uma sinceridade real por meios artificiais e automáticos; essa sinceridade constitui a sua força, e é ela que irradia para a sinceridade menos falsa dos outros. Saber iludir-se bem é a primeira qualidade do estadista. Só aos poetas e aos filósofos compete a visão prática do mundo, porque só a esses é dado não ter ilusões. Ver claro é não agir».

Bernardo Soares, O Livro do Desassossego

Etiquetas: ,

Partilhar

«O NERVOSISMO DA DIREITA»

Com o seu estilo sempre peculiar, Jorge Coelho brindou-nos, no programa «Quadratura do Círculo», com mais uma das suas brilhantes deduções: «É visível o nervosismo da Direita».

Seria uma afirmação verdadeira se Jorge Coelho se estivesse a referir ao evidente «nervosismo» que assola a Direita - e todos os portugueses em geral - e que deriva da péssima governação do actual executivo socialista. Mas não, Coelho referia-se à candidatura de Mário Soares. Para ajudar à festa, tivemos ontem conhecimento de uma sondagem da Universidade Católica que dá uma clara vantagem ao candidato a candidato, Cavaco Silva.

Todos os socialistas o sabem, mas não o querem assumir publicamente, que caso Cavaco não seja o candidato da Direita, outros fortes candidatos se perfilam no horizonte e estão prontos a avançar caso seja necessário.

É evidente que não é a Direita que tem motivos para estar com «nervosismos», pois não é a Direita que se vê obrigada, antes de tempo, a recorrer a um candidato presidencial de refugo e já com "os-pés -para-a-cova"; nem é a Direita que será encostada às cordas caso sofra - como se começa a presentir - um "xeque-mate" nas próximas autárquicas e presidenciais.

Jorge Coelho e os seus camaradas têm todas as razões para estarem cada vez mais nervosos, e o «nervosismo» já é por demais evidente nas afirmações que ultimamente vêm proferindo.

Partilhar

A CONDIÇÃO PÓS-MODERNA


















André 2005 (Infografia)
Partilhar

quinta-feira, setembro 08, 2005

PROCURAM-SE CANDIDATOS À DIREITA

Como o Professor Vital Moreira tem andado nos últimos meses numa autentica «roda-viva» à procura de um candidato presidencial de Direita em todos os jornais e noticiários, venho por este modo, demonstrar a minha solidariedade com o Sr. Professor.

Depois de semanas a fio sem qualquer notícia sobre um eventual "segundo" candidato de direita - a última vez que se falou no assunto foi o Professor Marcelo - eis que hoje foi finalmente publicada no DN uma notícia segundo a qual um tal de João Rebelo - segundo consta é um deputado centrista - defende que o CDS deveria apresentar uma candidatura presidencial própria.

O Professor Vital ficou felicíssimo, e não se contendo, publicou hoje um post no seu Blogue, onde questiona «se existe alguém disponível para a "ir ao sacrifício"», pois segundo Vital Moreira uma segunda Candidatura de Direita seria muito benéfica para a candidatura de Cavaco Silva.


A preocupação de Vital Moreira com o bem estar da Direita Portuguesa é comovente, mas para fazerem de candidatos fantoches já chegam e sobejam as candidaturas presidenciais do PCP e do Bloco de Esquerda...
Partilhar

segunda-feira, setembro 05, 2005

CORRE POR AÍ UMA NOTÍCIA...

... que dá conta que Soares conta agora com o importante apoio de duas personalidades estrangeiras na "corrida" a Belém: Parkinson e Alzeimer.

Eu não sou de intrigas, mas não me custa nada a crer. ;)
Partilhar

SÓCRATES «À BEIRA DE UM ATAQUE DE NERVOS»

Ouvi em directo na «Antena 1» o discurso da rentrée Socialista pela voz de José Sócrates, mas passados 10 minutos tive de desligar o meu auto-rádio porque a "espuma" que saia dos cantos da boca do Secretário-geral do PS estava já a escorrer para dentro da minha viatura e a tapar-me a visibilidade.

Quando finalmente cheguei - são e salvo - ao meu refúgio de fim-de-semana, apressei-me a querer ver as imagens do "Comício" na televisão e a ler as declarações do nosso actual Primeiro-minístro. Ao tomar contacto com as imagens e conteúdo do seu discursso, cheguei à conclusão que o em futuros comícios, José Sócrates teria todo o interesse em cambiar o seu "tele-ponto-especial-de-corrida" por um espelho gigante ao fundo da sala.

Por um lado poderia sempre - enquanto discursava - olhar para o seu reflexo no espelho e limpar atempadamente a espuma que lhe costuma escorrer dos cantos da boca; por outro, o espelho teria um efeito de multiplicação da assistência, permitindo aos seus mais ilustres camaradas uma presença sempre benéfica no palco junto ao Secretário-geral do Partido Socialista, não os forçando à vergonha de terem de se juntar à parca assistência para parecerem mais.

No entanto, o discurso do «secretário-geral-primeiro-ministro» trouxe-nos duas novidades:

1) A candidatura de Mário Soares não devide o país mas... aparentemente devide o PS e a esquerda.

2) Conforme vem sendo hábito, e ao velho estilo Soviético, José Sócrates confunde as suas funções de Secretário-geral com as de Primeiro-minístro, e tornou público no comício da rentrée Socialista a abertura de concursos plurianuais dos professores. É no mínimo estranho que o Primeiro-ministro escolha um comício partidário para anunciar em primeira-mão uma medida política do Governo.
Partilhar

DESASSOSSEGOS

«Se alguma coisa odeio, é um Reformador. Um Reformador é um homem que vê os males superficiais do mundo e se propõe curá-los agravando os fundamentais».

Fernando Pessoa
Partilhar

LOUÇÃ "O CANDIDATO"

Ficámos na sexta-feira passada a saber que Francisco Louçã é o "Candidato" do Bloco e que vai iniciar uma «luta contra a irresponsável elite política». Estarei com toda atenção a assistir a essa luta, para ver se Louçã não se atira para o chão a fingir que está KO antes de terminar o primeiro round, ou se os Bloquistas não atiram com a toalha para o ringue de forma a evitar uma derrota aos pontos.


Partilhar

DÃO-SE ALVÍSSARAS...

... a quem encontrar um argumento consistente ou razão plausível para Soares ter dito «Basta!» em Dezembro e apresentar-se como Candidato em Agosto.
Partilhar

«DESAPAREÇA»

João Mendia publicou um artigo de opinião este Domingo no DN onde defende a Tese que «Mário Soares é a figura política que mais gravemente prejudicou Portugal em toda a sua existência», e rematou com uma expressão que ele [Soares] próprio usou certo dia com um GNR que o servia: «dr. Mário Soares deixe-nos em paz. Desapareça».

Talvez não fosse má ideia...
Partilhar

OPTIMISMOS

Segundo consta, para o Governo de José Sócrates a cura para todos os males de que padece a nossa Pátria passa tudo por uma questão de optimismo. Se assim o é, porque é que não escolheram um candidato presidencial com um apelido mais Alegre?
Partilhar

DESASSOSSEGOS

«O Governo assenta em duas coisas: refrear e enganar. O mal desses termos lantejoulados é que nem refreiam nem enganam. Embebedam, quanto muito, e isso é outra coisa».

Fernando Pessoa
Partilhar

quinta-feira, setembro 01, 2005

O DESERTO DE IDEIAS DO REI DA REPÚBLICA

É do domínio público que uma das principais características de Mário Soares é a sua "mania das grandezas". Na apresentação da sua candidatura, Mário Soares estava como "peixe na água". Soares sabia que mal encetasse a leitura do seu discurso “premeditado” de oito páginas, todos os holofotes incidiriam sobre Sua Excelência, o primeiro candidato a "Rei da República".

Cada vez que o “forçado redentor" da esquerda portuguesa tomava fôlego para proferir mais um conjunto de baboseiras sem nexo, os seus discípulos e vassalos ovacionavam ou gracejavam numa aparente conformidade com a oração articulada pelo mestre da cerimónia. Soares, aqui e ali, deixava escapar alguns sorrisos de um indisfarçável júbilo, mas logo procurava voltar ao seu arrebique circunspecto de ocasião.

Finalizada a apresentação no "Templo", o Messias Soares dá conta a todos os presentes da sua intenção de se retirar temporariamente numa mais que oportuna e inteligente peregrinação.

Prontamente assiste-se à habitual corrida dos media à “apanha” das "primeiras reacções" dos principais partidos, e dos forçosos comentadores e analistas políticos de serviço. Em alguns canais, o debate entre jornalistas, analistas e comentadores chega a ser anedótico, seguramente com o intuito de não destoar em nada do "pseudo-acontecimento" alvo.

Conformemente, os primeiros posts que surgem nos blogues "mais chegados" a Mário Soares são a prova provada que a Blogosfera é – ao contrário do que alguns querem fazer crer – quase indubitavelmente um repositório das velhas ideias veiculadas há muito pelos media "tradicionais".

Eu sei que não há «donos da verdade», mas o texto de oito páginas que foi de certeza preconcebido com a total concordância de Mário Soares, e que deveria ser um texto claro, sólido, consistente e lógico, demonstrou na prática ser uma simples compilação de lugares comuns, de incongruências e de chalaças burlescas – um completo deserto de ideias – que quanto a mim, não são dignas de um Candidato à Presidência da República apoiado por um partido nacional de referência.

Ao começar por dizer que "aceitou" candidatar-se a Belém, Soares admite implicitamente que "alguém" o convidou, não obstante de afiançar logo de imediato que "não se apresenta como candidato do PS, mas como um candidato nacional apoiado pelo PS". Mais incongruente que isto é difícil de compor.

Numa demonstração de autismo politico desconcertante – e depois de andarmos nas últimas semanas a assistir ao "folhetim Manuel Alegre" –, Soares tem a desfaçatez de afirmar publicamente que não surgiram "políticos preparados, com apoios sólidos, e com vontade de ousar, com êxito, protagonizar o combate pela Presidência".

A impudência seguinte de Soares passa por uma tentativa esclerótica de desresponsabilização do actual governo socialista pela crise que presentemente vivemos, como se os portugueses já não soubessem que nos últimos anos temos coabitado com uma crise mundial que nos tem afectado particularmente, mas que também temos convivido com uma sucessão de “trapalhadas” políticas às quais o actual Governo e Presidente da República não são alheios.

Como não poderia deixar de ser, Soares diligenciou por relativizar as questões económicas e financeiras – matérias que assumidamente não domina nem nunca dominou – recorrendo para isso a uma caçoada com Jesus Cristo. Como não sou crente não me chocam nada chalaças de cariz religioso, mas apesar de Soares ter invocado um verso de Fernando Pessoa (para dar um toque intelectivo à questão), considero que é no mínimo de mau grado, num país de esmagadora maioria católica/cristã, que um Candidato e Ex-Presidente da República fira susceptibilidades sem qualquer necessidade. Mas o mais caricato desta situação foi o paralelismo completamente descabido que Soares aspirou fazer com o Messias. Segundo reza a gesta, Cristo – em completa negação da vulgar prática Soarista -, exerceu o seu "ministério" por pouco tempo e "renasceu" para dar lugar aos "Homens", sem nunca ter demonstrado qualquer afinco pelo Poder. Com este seu mais que evidente gracejo de mau gosto, Soares procurou evitar ter de explicar aos portugueses, como é que cogita exercer as suas funções de árbitro e moderador eficazmente, tendo em conta que os principais problemas que depredam o nosso país nos dias de hoje serem em grande dimensão, de vertente económica e financeira.

Com o intento de afectar a candidatura de Cavaco Silva – segundo a maioria dos jornalistas e comentadores/analistas –, no seu discurso Soares insurge-se contra as umas ditas "tentações presidencialistas", e defende que "o Presidente não pode – nem deve – substituir-se ao Governo no exercício das [suas] funções [e que] tem o dever de respeitar a separação dos poderes, exercendo, com isenção, as funções de árbitro e moderador". Pactuo com Soares nestes pontos, só não me parece nada claro que o alvo desta sua "ofensiva" tenha sido Cavaco (pois nunca foi Presidente da República). Pareceu-me mais um apontamento tácito dirigido à magistratura (e não só) de Jorge Sampaio e porventura um sub-reptício “piscar de olho” ao eleitorado mais esclarecido.

Segue-se uma imaginária e sempre oportuna defesa contra aqueles (pessoas incógnitas) que mesquinhamente criticam a sua candidatura só por causa da sua idade. Quanto a esta questão, Soares revelou aparentemente com uma pua de ironia, encarar a sua candidatura como "um estímulo para todos os idosos que se recusam morrer antes de chegar a sua hora". Só faltou saber, no meio de tanta "ironia", qual é o estímulo que pretende passar a todos os "menos jovens" que continuam a ver ocupados os principais lugares do Poder do Estado - supostamente Republicano - pelos «suspeitos do costume» representados em toda a sua magnitude pelo exemplo corpóreo do próprio Mário Soares.

Para terminar o seu palestrear já comum, Soares não quis abandonar o seu albergue corrente nestas andanças sem antes regalar todos os presentes com uma sinopse dos seus "feitos" mais recentes – após ter abandonado a presidência da república – ambicionando, com inteira justiça, evidenciar a sua formidável forma físico-intelectual (tendo em conta a sua idade) e o conhecimento relevante que possui de muitos dos actuais problemas da Humanidade.

Em resultado destas suas últimas experiências politico-profissionais, Soares revelou para quem o queria ouvi, que "mudou muito nos últimos anos". No que concerne a esta “muda”, há pelo menos duas questões que conviria que Mário Soares e os seus apoiantes tomassem nota: 1) Mudar muito não significa em todas as situações mudar para melhor; 2) Quando Soares diz que mudou muito também podemos licitamente subentender que já o fez vezes de mais.

Apesar deste evidente arengo Soarista farto em desconformidades, continuamos a assistir diariamente nos nossos media à exortação brulesca e a um deslindamento de uma suposta magnificência nesta prédica completamente inócua.

Partilhar

O PROBLEMA NÃO É A IDADE

Se atentarmos ao discurso de Mário Soares na apresentação da sua candidatura à presidência da república podemos ser imprudentemente encorajados a concluir que Mário Soares, quiçá devido à sua já avançada idade, evidencia graves problemas de memória. Não se iludam meus amigos, os problemas de Soares têm pouco a ver com a idade. A idade de Soares é um simples catalizador da sua amnésia congénita selectiva.
Partilhar