quinta-feira, setembro 22, 2005

SÓCRATES IRASCÍVEL

Apresentou-se no hemiciclo da Assembleia da República um Primeiro-ministro que já não consegue encobrir a sua faceta irascível quando é confrontado com comentas legítimas dirigidas pela oposição e por um cada vez maior número de portugueses. Sócrates reage a todas as críticas sempre num timbre agudo e desafinado que reflecte a sua já característica exasperação inata.

Apesar das constantes subidas do desemprego, da despesa pública e dos «jobs for the friends», o actual Primeiro-ministro – com a subtileza de um elefante queniano – compareceu no Parlamento com o preestabelecido desígnio de anunciar mais um ambicioso programa: o de qualificar os portugueses e melhorar a competitividade. Depois de anunciar pomposamente as medidas preconizadas pelo Governo para atingir tão ambicionadas metas, Sócrates passou o tempo que restou do debate a lastimar-se pelo facto da oposição lhe estar insistentemente a “trocar as voltas”.

Num dos momentos mais altos do contenda, Francisco Louçã apontou todas as baterias para a falta de rigor do actual Executivo, exemplificando com um anterior, e também “ambicioso” programa governamental – anunciado em Março passado no mesmo hemiciclo – que vaticinava a criação de mil estágios para jovens em PME’s. Confrontado com os actuais resultados de tal programa – seis meses depois foram colocados apenas onze jovens – o Primeiro-ministro ainda teve de ouvir o Deputado Bloquista dizer: «se continuar a este ritmo vai precisar de 50 anos para implementar o projecto».

Com a prática que vem sendo seguida por este Executivo, não será de estranhar que depois deste episódio, um dia destes ouçamos dizer que já rolou a cabeça do Director do Instituto de Formação Profissional – que tão inoportunamente “facilitou” o acesso a estas informações – para que um friend do “nosso” Primeiro possa acumular mais um job.
Partilhar