quarta-feira, setembro 21, 2005

«VENI, VIDI, VICI»

Sem palavras! Foi simplesmente "e-m-o-c-i-o-n-a-n-t-e" o que se passou esta noite em Felgueiras: «o povo saiu à rua com alegria, houve arraial e foguetes no ar»(1).

Uma mulher, perfeitamente anónima, de lágrimas nos olhos e voz embargada pelo sentimento intenso, revelou em directo para as câmaras da SIC Notícias o que lhe ia na alma: «Tou muito feliz de a ber ao bibu... nem consigo falar, tou muito esmuciunada».

Fiquei completamente "pregado ao ecrã", o espectáculo estava a ser memorável - do melhor que tenho visto em televisão - e o ambiente prometia feitos ainda de maior monta. Por momento até julguei que iria assistir ao linchamento em directo de alguns (infelizmente poucos) incautos. Confesso que não conseguir fazer zapping... tinha de assistir em directo e com toda a minha atenção ao discurso da Fatinha de Felgueiras. Não podia perder pitada de forma alguma. O tempo "quase" que parou, mas quando Fátima Felgueiras disse, «sou candidata!», as emoções transbordaram. Foi "l-i-n-d-o"!

Seguiu-se – com toda a lógica – a apresentação dos dezassete motivos que a impeliram a ter de apresentar a sua candidatura. Contei-os. Um a um. Não falhou nenhum! A evidência saltou aos olhos daqueles que - tal como eu - ainda poderiam ter algumas dúvidas: Felgueiras não pode passar sem a sua Fatinha. «Vox populi, vox Dei».

O mais espantoso é que depois de tanto tempo desterrada em Terras de Santa Cruz, não consegui destrinçar em toda a eloquente oratória da futura Presidenta da Câmara de Felgueiras qualquer vestígio de sotaque brasileiro. Notável!

Como não poderia deixar de ser, terminou em completa «apothéosis» a dissertação da Fátima de Felgueiras com uma exortação ao seu «sui generis» Socialismo. «Amantis irae amoris integratio est».

A única lacuna que deparei em toda a sua pregação foi o facto de a candidata só ter descoberto dezassete motivos para ser candidata, quando todos sabemos que o Ministério Público (MP) aparenta ter - pelo menos – vinte e três razões para ela não o ser. Depois de dois anos e meio a banhos em Copacabana a Fatinha bem que poderia ter-se esforçado um pouco mais e, pelo menos ter apresentado mais um motivo que as “razões” do MP. Vinte e quatro já chegavam.


(1) José Cid - Musicista e Versejador
Partilhar

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Só tu é que podias brincar com isto. :)

quinta-feira, setembro 22, 2005 1:08:00 da manhã  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial