quarta-feira, setembro 28, 2005

EUROMINASGATE

O artigo publicado no Jornal Público no passado dia 23 sobre a indemnização de doze milhões de euros que o escritório de Lamego, Costa e Vitorino conseguiu para a empresa Eurominas - indemnização essa que já tinha sido recusada anteriormente por Cavaco Silva - está a fazer furor na Blogosfera Nacional e nos fóruns e newsgroups de temas políticos.

O artigo do Público pode ser lido na integra em diversos "locais" da Internet, e confronta directamente alguns dos envolvidos no "Eurominasgate". Destaco as declarações de José Lamego ao Público: «Lamego diz que lhe escapou "impedimento legal" (...) Confrontado com o facto de ter enfrentado o Estado em nome da Eurominas menos de um ano após ter cessado as suas funções governamentais, o que é proibido por lei -- independentemente do facto de ter previamente acompanhado o processo enquanto membro do Governo - , o actual deputado socialista José Lamego começou por negar a existência de qualquer ilegalidade nessa situação. "Quando participei nessas negociações, eu não era deputado. Nunca iria cometer uma falha grosseira a esse nível", garantiu ao PÚBLICO, em Abril deste ano, o também professor de Direito José Lamego, excluindo assim a hipótese de a sua intervenção violar algum preceito legal.
Mas, posto perante o artigo 9º da Lei 6/93 - segundo o qual "os titulares de cargos políticos e de altos cargos públicos estão impedidos de servir de árbitro ou de perito, a título gracioso ou remunerado, em qualquer processo em que seja parte o Estado e demais pessoas colectivas", mantendo-se esse impedimento "até ao termo do prazo de um ano após a respectiva cessação de funções" -, o deputado corrigiu a sua posição: "Sinceramente não me apercebi na altura da existência desse impedimento. Admito que me tenha escapado esse preceito, que aliás é um bocado esdrúxulo." (...) "Agi em total boa-fé"»


São tantas as situações suspeitas que este artigo levanta, que se espera que o assunto não fique por aqui, e que o Ministério Público abra um inquérito, de forma a esclarecer com urgência este caso que ocorreu durante a governação de António Guterres.

Para aceder ao artigo na integra clique aqui.
Partilhar

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Se isto não for investigado é um escândalo, mas se for verdade, então vai ser o bom e bonito.

quinta-feira, setembro 29, 2005 12:05:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Isto é um esquema muito bem montado. Estes gajos têm imaginação para tudo o que é mau, o que é lamentavel.

quinta-feira, setembro 29, 2005 12:16:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

mac,

Antes demais o seu comentário sobre a pirataria é excelente!

Sobre este é que a excelência já não é tão famosa.

Então quer crer que "vai ser o bom e o bonito"?

Jamais.

Os Gajos acotovelam-se por tudo quanto é sítio para arranjar Tachos e o mac quer acreditar que não se protegem uns aos outros?

O Mexilhão pagante é que está feito ó bife!

Só não sei é como dar a volta a isto e eles sabem disso.

As alternativas não existem porque estão todos com o rabo trilhado com pantominas políticas e não só e daí estarmos todos lixados.

A pergunta que se deve colocar deverá ser:

O QUE DEVEREMOS FAZER PARA LIXAR OS GAJOS QUE NOS ANDAM A "COMER"?

quinta-feira, setembro 29, 2005 12:41:00 da tarde  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial