quinta-feira, setembro 22, 2005

OS CANDIDATOS FANTOCHES

Depois do convite recusado por Ricardo Araújo Pereira, membro destacado dos mediáticos «Gatos Fedorentos», Mário Soares resolveu - por influência do seu amigo Medeiros Ferreira - convidar a até agora quase desconhecida do grande público, Joana Amaral Dias, a ser a sua mandatária para a juventude.

A jovem ex-deputada bloquista que actualmente integra o órgão máximo do partido (Mesa Nacional do Bloco de Esquerda), aceitou o convite. E se ainda ontem estava de alma e coração com Francisco Louçã, hoje já diz acreditar piamente "no projecto de Mário Soares".

Apesar de estar maioritariamente representada no parlamento, a desorientação actual da Esquerda é por demais evidente, e já não é novidade para ninguém que a eventual candidatura de Cavaco Silva à presidência da república está a deixar «à beira de um ataque de nervos» muitas alminhas por esse país fora.


Com o anúncio público deste convite à bloquista, entende-se perfeitamente o facto de Francisco Louçã se ter apresentado no primeiro debate parlamentar com uma expressão muito mais sorumbática do que aquela a que já nos habituou; é que o pobre homem esteve toda a noite acordado a matutar numa nova estratégia para depois das autárquicas, e a conceber a melhor forma para dar o já publicamente dito e reafirmado... por não dito.

Convém recordar o que se passou à entrada para o último fim-de-semana de Agosto (ainda não fez um mês), data em que apresentou a sua candidatura a Belém. Francisco Louçã fez a questão de afirmar que iria «dar inicio a uma luta contra a irresponsável elite política». Será que Louçã está a pensar trocar uns sopapos com a sua camarada Joana? Ou vai antes optar pela auto flagelação? :)

Mas os comunistas também não se podem ficar a rir das desgraças dos bloquistas, pois depois do apoio público que José Saramago deu à candidatura de Mário Soares, a candidatura de Jerónimo de Sousa também sofreu um forte abanãozinho, e o "candidato" comunista surgiu bastante combalido na entrevista que concedeu esta semana à RTP1.

Como já se esperava, não vai ser preciso muito para Mário Soares conseguir transformar os "candidatos" do PCP e do Bloco de Esquerda nuns "inocentes" candidatos fantoches.
Partilhar