segunda-feira, maio 28, 2007

O Estranho Mundo de Jack

"O Estranho Mundo de Jack" ou, originalmente, "The Nightmare Before Christmas" – alguém me explica quem adapta os títulos dos filmes?! – é uma animação de Tim Burton dos Estúdios Disney! Não vi no cinema; não conhecia; vi há dois ou três anos em DVD em casa de uns amigos. Muito bom!

«Apesar de ser uma animação da Disney, é um filme de Tim Burton!» – dizem-me como que alertando para uma potencial incongruência. E, numa animação manual em stop-motion, monstros, vermes e esqueletos ganham vida em cenários simultaneamente dantescos e divertidos. É uma espécie de humor negro... para crianças.

Jack, o tal do "Estranho Mundo", é o protagonista desta história que gira em torno de dois mundos paralelos que Jack acaba por cruzar: o Natal e o Halloween. A Cidade do Halloween é o reino de Jack, que vive cada ano em contagem decrescente para os festejos do seu dia. Acidentalmente (?), o esquelético Jack fica a conhecer a Cidade do Natal, comandada por aquele gorducho das barbas brancas, que vive também cada ano como preparação do seu dia festivo. Ora, Jack, desconhecedor de qualquer das tradições natalícias, observa tudo aquilo, tentando compreender tão estranhos comportamentos e acaba por mobilizar a sua cidade naquele ano a adaptar os seus festejos. "The Nightmare Before Christmas" relata, então, as comemorações do Natal pelos habitantes da Cidade do Halloween. Não digam que não ficaram curiosos!...

É um musical e, mais uma vez (como em todos os filmes que trouxe a esta festa), a música tem uma importância incontestável e um enquadramento enriquecedor. As músicas simultaneamente reflectem e criam o ambiente das cenas, sintetizam e fazem avançar a história – o que mais se pode querer de uma banda sonora [ouvir excertos (daqui)]?... Danny Elfman – mais um dos meus ilustres (e indesculpavelmente!) desconhecidos – tem aqui – explicam-me! – uma das suas mais frutíferas colaborações com Tim Burton.

Um filme de Natal... hilariantemente alternativo!
imagem

Etiquetas: ,

Partilhar

11 Comments:

Blogger amok_she said...

Mas...tu ainda te lembras dum filme visto há 2 ou 3 anos????? xiiiii, minha nossa...;-))))

segunda-feira, maio 28, 2007 12:45:00 da manhã  
Blogger cristina said...

O que não quer dizer que me lembre do que vi na semana passada! ;) A memória é um filtro interessante!...

segunda-feira, maio 28, 2007 9:10:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Faz parte da lista de filmes da minha vida. O filme é fabuloso. :)

segunda-feira, maio 28, 2007 10:07:00 da manhã  
Blogger NancyB said...

Ainda não vi.
A mais recente animação do Tim Burton adorei: A noiva Cadáver.

segunda-feira, maio 28, 2007 10:16:00 da manhã  
Blogger Unknown said...

Nancy:

Isso não será o "Abla con ela" ao contrário?

segunda-feira, maio 28, 2007 1:26:00 da tarde  
Blogger cristina said...

susana:
:) É, pois!

nancy:
Este é parecido, mas... melhor! :)

segunda-feira, maio 28, 2007 1:45:00 da tarde  
Blogger NancyB said...

Albertino,
Ainda não vi o "Habla com Ela", mas já o tenho aqui p'ra ver.

segunda-feira, maio 28, 2007 3:34:00 da tarde  
Blogger Café curto e Copo de Água said...

Faz parte da minha lista de filmes.. Já um pouco antigo, mas sempre bom de ver, especialmente pelo seu sentido politicamente incorrecto. :-)

segunda-feira, maio 28, 2007 4:17:00 da tarde  
Blogger Unknown said...

Nancy:

O retrato que o Almodovar faz nesse filme do universo masculino não é propriamente "bonito", mas ainda assim eu gosto bastante do filme.

segunda-feira, maio 28, 2007 8:37:00 da tarde  
Blogger cristina said...

ana:
«politicamente incorrecto»... eu não diria tanto... Acho que «alternativo» é mais adequado que «incorrecto»... Mas percebo perfeitamente o que dizes! :)

albertino:
Desculpem a intromissão no vosso dialogozinho, mas posso perguntar o que é que isso tem que ver com o Jack?

terça-feira, maio 29, 2007 9:55:00 da manhã  
Blogger Unknown said...

Ora essa Cristina eu é que lamento a minha intromissão.

terça-feira, maio 29, 2007 12:59:00 da tarde  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial