segunda-feira, maio 14, 2007

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain

Vi Amélie no cinema... Filme estranho... Bom, mas estranho... «É europeu!» - diziam-me, como se isso fosse uma justificação evidente para a "estranheza"...

O filme vive da imaginação fértil de Amélie Poulain, do seu apreço pelos pequenos prazeres, da sua capacidade de observação do que a rodeia e da vontade de intervir (incógnita) na vida dos outros. O motor da história é uma cabine de fotografias automática numa estação de comboios... As fotos rejeitadas pelos donos que se acumulam junto da máquina e um álbum que as vai reunindo.



É um filme de pormenores e de momentos insólitos, que nos aproxima, sem esforço, da visão e imaginação da personagem.

Passado uns anos, encontrei o CD da banda sonora. Comprei-o de imediato num impulso um bocado inexplicável... Foi a minha primeira banda sonora. Na altura, já nem me lembrava da história do filme (do filme estranho de que eu tinha gostado), mas tinha a ideia clara de que tinha gostado das músicas, ainda que também não me lembrasse delas... Yann Tiersen – para mim, um ilustre desconhecido; ignorância grave, já me explicaram :)

Vi o filme mais algumas vezes na televisão e, acima de tudo, ouvi e voltei a ouvir o CD, vezes e vezes sem conta. Portanto, no contexto d'«a rapariga matemática que, acima de tudo, gosta de música», pareceu-me apropriado falar neste filme ;)

imagem

Etiquetas: , ,

Partilhar

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Concordo inteiramente. Aliás, as referências que faz, ao filme e à banda sonora, já me despertaram a vontade de ouvir novamente esse CD. O que normalmente me sucede com trabalhos desse "calibre" e que merecem ser revisitados de quando em quando.

segunda-feira, maio 14, 2007 1:20:00 da tarde  
Blogger cristina said...

Busque-se, então, o CD da prateleira! :)

terça-feira, maio 15, 2007 10:24:00 da manhã  
Blogger LeonorBarros said...

Adoro o filme!

sexta-feira, maio 18, 2007 11:08:00 da tarde  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial