segunda-feira, maio 07, 2007

Dancer in the Dark

Vi o filme duas vezes, nenhuma delas numa sala de cinema! A primeira foi na televisão. E depois, há dois ou três anos, numa das sessões do "Cinema Fora de Sítio", à noite, numa tela montada num jardim do Parque da Pasteleira. A primeira foi pela curiosidade, gosto de dança, conhecia de fama (nada mais!) a "excentricidade" de Bjork... A segunda, para além da experiência do novo espaço, foi pela oportunidade de rever conhecendo-lhe já o enredo.

É um musical... alternativo... E para além de ser um musical triste (ao contrário de todos os outros), ali a música faz sentido! A música é a alegria de viver da protagonista (Selma – Bjork), a música é o seu mundo: um mundo de filmes musicais! E no mundo de Selma há música em todo o lado!

«... I just start dreaming and it all becomes music...» [Selma]




Selma trabalha para arranjar dinheiro para uma operação do seu filho, que descobre sofrer do mesmo mal que a leva à cegueira. A necessidade do trabalho e a sua (resignada) subvalorização da visão relativamente à audição levam-na a disfarçar a progressiva cegueira... O momento musical aqui acima marca a descoberta desse facto pelo seu eterno admirador. «I've seen it all» – diz Selma, evitando a compaixão e conformada (positivamente!) com a sua condição... até porque o som, a música continua lá! Nem todos os momentos musicais são tão sublimes como este. Há também umas coisas estranhas pelo meio – a banda sonora é de Bjork!... – , mas fazem sentido no mundo da personagem.

Um filme diferente. Uma diferença que eu gostei!

Isto de escrever sobre filmes sem lhes revelar o enredo, é, de facto, complicado!... Vejam o filme!
imagem daqui

Etiquetas: , ,

Partilhar