quinta-feira, dezembro 20, 2007

um ano a bailar...

Está a fazer um ano que eu entrei maravilhada na cave da igreja do Marquês (Porto) e conheci um novo conceito de baile! Aquela gente dançava... simplesmente porque sim... Bastava um bocadinho de música e logo se viam movimentações. O tradicional estender de mão em jeito de convite era prontamente aceite. «Danças?...» Nem todos sabiam o que fazer, mas o espírito convidava à experiência, e a aventura da dança tranformava-se numa imensa partilha.

Aprendi umas rodas, daquelas em que toda a gente entra e onde o "Maria vai com as outras" funciona lindamente - círculo e chappelloise, vim depois a saber. Ainda tentei dançar uma ou outra valsa e outras coisas a par e lembro-me, perfeitamente, de, no meu canto, observar atentamente os pés daquela gente, tentando perceber que raio de contagem estranha era aquela - mazurka... "a" mazurka... Também fiquei a conhecer os UxuKalhus e as novas roupagens das nossas músicas tradicionais, dançando o malhão, a erva cidreira, o mat'aranha ou o regadinho... com gente jovem e divertida.

Havia workshops durante o dia e dancei gregas, italianas, portuguesas, galegas, orientais... Também havia oficinas de instrumentos - mas eu é mais danças! Ao fim da tarde, antes de jantar, já havia música - jam sessions, diziam eles. Havia uns quantos músicos de base, mas o cantinho musical às vezes ganhava novos elementos, que com o seu instrumento se juntavam e livremente todos se acompanhavam uns aos outros; enquanto isso, claro está!, aquela gente bailava.


Está então a fazer um ano que eu dizia «aquela gente»... Um ano passou... concertos, bailes, workshops, festivais, algumas viagens, convívio e dança, muita dança... E agora também me considero, humildemente, parte d'«aquela gente»! E, se a dança vicia e a tradição corrompe, há sempre espaço para mais viciados e corrompidos...

E, para que daqui a um ano mais curiosos possam escrever sobre o quanto ficaram maravilhados com os bailes tradicionais da passagem de ano, aqui fica a informação:

PASSAGEM DE ANO 07-08

COIMBRA - Centro Norton de Matos

29, 30, 31 de Dezembro
(com aquecimento na noite de 28/Dez
e despedida na tarde de 1/Jan)

[site do festival]

Eu ainda hei-de voltar a isto, mas, a pedido de várias famílias, fica, então, para já, a informação. Se ainda não têm planos para a passagem de ano, aqui está uma excelente proposta. Se já têm... estão sempre a tempo de os alterar!


- fotos: Hugo Lima (Porto - Passagem de ano 2006/2007)
- cartaz

Etiquetas: , , ,

Partilhar