quarta-feira, janeiro 03, 2007

vamos dançar!...

... - deve ter sido a frase que mais ouvi nestes últimos dias - contexto: Festival de Fim d'Ano. Foi muito bom! Os concertos começam e as pessoas dançam! os músicos testam o som e as pessoas dançam! nos intervalos ouve-se música no gravador e as pessoas dançam! Basta-lhes um bocadinho de som, uma batida e desata tudo a dançar... É bonito de se ver! Lembro-me surpreendida de um post meu de há uns tempos... Afinal dança-se de forma espontânea e livre! A par, em roda, em filas, em quadras... Valsas, polcas, mazurcas, bourrées,... Tudo de forma bem disposta e descontraída, sem a sumptuosidade das danças de salão, nem a (desculpem-me) parvoíce dos bailaricos populares, nem o individualismo das discotecas. Fiquei fã!


A música é de raiz tradicional, com novas dinâmicas umas mais, outras menos, arrojadas. Destaco os Monte Lunai pela riqueza das danças (e, talvez, porque foram os primeiros) e os Uxu Kalhus pelos arranjos originais sobre as NOSSAS músicas tradicionais. Para terem uma ideia do que eu estou a falar, podem ver uma mescla de música e dança de cada um destes grupos: Monte Lunai (no YouTube) e Uxu Kalhus (no Myspaces).

Foto cortada daqui.

Etiquetas:

Partilhar