quarta-feira, março 14, 2007

Erva Cidreira (Uxu Kalhus)



E vou continuando a fazer a "minha" festa... um bocado sozinha, mas, sem dúvida, muito divertida - e viva o segundo objectivo da festa! Desta vez trago-vos Uxu Kalhus. Já falei deles aqui, a propósito do Festival de Fim d'Ano. Auto-intitulam-se como um grupo de «folc subversivo». Trabalham sobre a NOSSA música de dança tradicional e transformam-na de forma muito própria. O malhão, o corridinho e o vira ganham novas sonoridades – «camaleónicas», como eles dizem – que os libertam do empoeirado do tempo.

Só os conheci no final do ano passado, no tal Festival, que integrou o tour de lançamento do seu primeiro CD – foi a minha última compra de 2006, mesmo, mesmo a última, já depois de pagar o jantar do dia 31! E vi-os, novamente, no Carnaval. No palco, nos bailes, nas jam sessions passam uma imagem de entrega, boa disposição e diversão excepcionais.

Sem desmerecer os restantes elementos – baixo, bateria, sopros e cordas – resta-me referir que Celina da Piedade – voz e acordeão – trabalha também com Rodrigo Leão (de quem aprecio bastante a obra).

Deixo-vos com o meu tema favorito: "Erva Cidreira". No vídeo podem ver uma animação, acabadinha de fazer, com bonecos de plasticina «toscos mas transmitindo a essência do grupo e da música». E, para os interessados, isto dança-se em roda, com umas voltas em pares, como se pode ver – com alguma imaginação =)

Há um outro vídeo, desta música, onde ouvem a versão do CD (menos uns segundinhos) e podem ver fotos do grupo numa actuação.

Erva Cidreira
Uxu Kalhus
álbum: A Revolta dos Badalos (2006)
letra: popular


imagem

Etiquetas: ,

Partilhar