quarta-feira, abril 23, 2008

leituras atrasadas...

Hoje, Dia Mundial do Livro, pareceu-me um dia apropriado para cumprir algumas tarefas em atraso...

Reza assim a quinta frase completa da página 161 do livro que mora na minha cabeceira (há demasiado tempo...):
Aos dezanove anos tinha feito dois retratos num estúdio fotográfico de Genebra, um deles vestida como um jovem árabe, outro de marinheiro, com uma boina que ostentava, como nome do hipotético barco, a palvra «Vingança».
O livro chama-se «Histórias de Mulheres» e é uma compilação de biografias de mulheres [Agatha Christie, Simonde de Beauvoir, Alma Mahler, George Sand, Isabelle Eberhardt, Frida Kahlo,...] que Rosa Montero apresenta de foma muito pessoal.

A frase acima refere-se a Isabelle Eberhardt - que eu desconhecia completamente... - uma escritora suíça de vinte e sete anos [idade da morte em 1904] que se fazia passar por um rapaz muçulmano. O sub-título que lhe cabe no livro é «Fome de Martírio». E em todo o parágrafo onde está integrada a frase esta é a única que não explicita tudo isso... Deixo, então, aqui também as frases contíguas:
A infelicidade fazia parte essencial da sua personalidade, era uma definição (talvez a única) do seu ser ela.
...
Por essa altura escreveu no seu diário: «Quero ser alguém, e dessa forma cumprir o fim sagrado da minha vida: a vingança».

Agora vou fechar isto e ler um bocadinho... até porque continuo a ter na prateleira, em fila de espera, alguns destes...


É suposto eu passar a alguém isto da quinta frase completa da página 161 do livro que está mais à mão... Ora fica, mais uma vez, se lhe quiserem pegar, para as meninas do FarpasXXI.

Etiquetas: , , , , ,

Partilhar

3 Comments:

Blogger LeonorBarros said...

És uma querida, Cristina, o pior é que para te retribuir vou ter de aprender umas danças... Tango, pode ser? ;-)
Bom Dia do Livro

quarta-feira, abril 23, 2008 5:39:00 da tarde  
Blogger cristina said...

Gosto do sentimento de gratidão, mas quem me encaminhou o desafio foi o Carlos! =)

Apesar disso podes sempre dançar alguma coisinha. Pode ser tango, sim senhora. E se estivesses em Coimbra até te dava programa já para hoje (5a feira): 3º Coimbra Street Tango. De qualquer forma, outras ocasiões hão-de surgir e lembro que na próxima 3a feira o Dia do Livro dá lugar ao Dia da Dança.

quinta-feira, abril 24, 2008 4:08:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Hey I know this is off topic but I was wondering if you knew of any widgets I could add to my blog that automatically tweet
my newest twitter updates. I've been looking for a plug-in like this for quite some time and was hoping maybe you would have some experience with something like this. Please let me know if you run into anything. I truly enjoy reading your blog and I look forward to your new updates.

Here is my weblog; laser cellulite treatment

sexta-feira, maio 24, 2013 2:15:00 da manhã  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial