quinta-feira, julho 19, 2007

na prateleira...

Dizia eu que tenho uns quantos livros na prateleira à espera de serem lidos... Assim, fazendo uma pré-selecção, se tudo correr bem, as minhas leituras deste ano vão passar por estes cinco títulos:

Daqui houve nome Portugal (Antologia de verso e prosa sobre o Porto), organizada por Eugénio de Andrade
5 séculos de literatura, 69 autores, 5 reproduções de pintura, 8 fotografias e 8 gravuras; o mais completo e belo retrato das pedras e das gentes do Porto.

Cartas a uma jovem matemática, Ian Stewart
o que gostava de ter sabido quando era estudante [...:] o que é a matemática, [...] o papel da beleza no pensamento matemático, o futuro da matemática [...] tudo isso num estilo que combina subtileza, humor e um talento para ir direito ao assunto.

A morte melancólica do rapaz ostra & outras histórias, Tim Burton
histórias de humor sinistro [...] em que as personagens, heróis com corpos deformados e hábitos invulgares, projectam os nossos próprios sentimentos de alienação, fazendo-nos rir de uma infância que julgamos ter deixado para trás.

Agostinho da Silva – a última conversa, entrevista de Luís Machado
ao longo de cinco horas, Agostinho da Silva passa em revista o percurso de uma vida [...]; sem reservas e visivelmente bem disposto, aceita o desafio do entrevistador, respondendo a todas as questões e satisfazendo quase todas as curiosidades.

Histórias de mulheres, Rosa Montero
biografias de mulheres [Agatha Christie, Simonde de Beauvoir, Alma Mahler, George Sand, Isabelle Eberhardt, Frida Kahlo,...] frutos de uma visão muito pessoal e de um grande esforço de documentação, revelam sobretudo do campo da paixão, face a percursos extraordinários em que todavia cada um de nós se pode reconhecer.


Há mais ao lado destes e muitos outros ainda à espera nas livrarias a serem namorados há algum tempo... Tempo... O tempo... Sempre o tempo...

O tempo não sabe nada, o tempo não tem razão
O tempo nunca existiu, o tempo é nossa invenção
Se abandonarmos as horas não nos sentimos sós
Meu amor, o tempo somos nós
[...]
Jorge Palma, "Eternamente Tu" (1989)

Eu tenho de ser mais tempo para ler!

Etiquetas: , , ,

Partilhar

5 Comments:

Blogger a d´almeida nunes said...

Eugénio de Andrade! Boa ideia!
Agora que ando numa onda de Torga, envolvido numa organização do "Elos Clube de Leiria", a propósito do Centenário do seu Nascimento.
É que, já lá vão 2, 3? anos que comprei uma Antologia (numa caixa toda aperaltada, mas com bastante conteúdo)e que tenho andado a adiar a sua leitura mais atenta.

quinta-feira, julho 19, 2007 12:43:00 da tarde  
Blogger VeraC said...

O do Burton e o do Eugénio tb ando a namorar.

quinta-feira, julho 19, 2007 2:55:00 da tarde  
Blogger cristina said...

asn:
Pois... adiar a leitura... :)

nancy:
O do Burton foi-me oferecido - não coonhecia... - e o do Eugénio - que também não conhecia - "chamou por mim" numa feira, com um tema e um preço convidativos. Eu, juntar livros até junto, o "problema" é lê-los :)

quinta-feira, julho 19, 2007 4:42:00 da tarde  
Blogger Taxi Driver said...

Posso recomendar-te vivamente o de Luís Machado. AS conversas com Agostinho da Silva são deliciosas! É de saborear cada palavra! Enjoy!

quinta-feira, julho 19, 2007 8:29:00 da tarde  
Blogger cristina said...

taxi driver:
Assim o espero :) Depois de ver um documentário sobre o senhor - que eu, ignorante!, desconhecia - foi precisamente na ânsia dessas palavras que comprei o livro, que se me apareceu à frente em livro do dia na Feira deste ano. Agradeço a recomendação.

Estou tão feliz com os livros que tenho... na prateleira :D

sexta-feira, julho 20, 2007 8:38:00 da tarde  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial