terça-feira, setembro 16, 2008

Saramago: Cartas de amor e Ódio

Saramago inaugurou o seu blogue com um texto que caracteriza como «uma carta de amor a Lisboa». À primeira vista nada seria mais sensato e adequado: a cidade onde vivo [desde sempre] está mesmo necessitada de amor, muito muito amor – tal é o seu estado de abandono, degradação e imundície. Porém, se quando o nobilíssimo escritor escreveu a referida “carta”, «há uns quantos anos atrás», a mesma poderia até ser uma evidente proclamação de amor, já hoje, e considerando outros desenvolvimentos [e insuflados ódios de estimação], aquela velha carta talvez tenha adquirido novos significados que já nada têm a ver com sentimentos de amor.

«Deixemos na irónica paz dos túmulos aquelas mentes transviadas que, num passado não distante, inventaram para os Portugueses um “dia da raça” (…)».

Etiquetas: , , , , , ,

Partilhar

3 Comments:

Blogger LeonorBarros said...

Fazes-me lembrar aquele sketch do Gato Fedorento em que o zeloso GNR andava de ouvido atento para todas as palavras que se assemelhassem a Sócrates ou engenheiro. Tu é mais o Dia da Raça. Olha o post que o Saramgo te deu e a oportunidade obviamente.

terça-feira, setembro 16, 2008 8:20:00 da tarde  
Blogger LeonorBarros said...

Saramago

terça-feira, setembro 16, 2008 8:21:00 da tarde  
Blogger André Carvalho said...

Não sei não Leonor... Achas mesmo que o "velho" Saramago escolheu aquele texto por mero acaso? Perdoa o meu castelhano mas No lo creo. :)

quarta-feira, setembro 17, 2008 9:47:00 da manhã  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial