quinta-feira, junho 26, 2008

uma casa portuguesa: UPA

E, já quase a fechar o mês de Junho, abro mais uma janela - a de Maio! - do projecto UPA. Os créditos ficaram nas mãos de Tiago Bettencourt e Cool Hipnoise, sob o binómio dependência/autonomia.
Gostei! Só ouço Tiago Bettencourt (Toranja) do início ao fim - também, são dele música, letra e voz! Cool Hipnoise encarregaram-se dos arranjos, mas nem por isso a coisa soa a groove junkie =) Guitarra, bateria, percursões, baixo, teclado e mais para a frente um timbre de sopros que me fazia lembrar algo que demorei a identificar: Boitezuleika! (pode não ter nada que ver, mas foi ao que me soou). Mais uma vez, gostei!

Dependência/autonomia... Indiscutivelmente um binómio importante... mas, nem sempre um "binómio"... A dependência que percorre a música começa como uma necessidade, mas vai-se diluindo num conforto, numa confiança, numa espécie de ligação afectiva, algo de positivo e não de excessivo.
Sou parte de ti...
é uma união, uma simbiose, não tem de ser negativo. No entanto, já fora da letra da música e, quando a depêndencia até já parecia algo quase positivo, ouve-se
porque eu sou mais do que os nomes que me podes dar
dá-me espaço para te fazer acreditar
e aqui sim, a atonomia conquista o seu lugar, sem que com isso a segurança de uma ligação de confiança se tenha de perder.


Ouve bem
Aqui é o espaço onde não se pode existir
Sou parte do resto de quem não se quer lembrar
Preciso de ajuda para resistir... vem-me buscar
Sou eu que te peço, vem aqui
[...]
Como vens
Sei que com tempo vou poder saber seguir
Tens um espaço onde posso descansar
Porque há sempre alguém que dá tudo o que tem
Sou eu que te chamo, estou aqui

Tiago Bettencourt, "Ouve bem" (2008)
interpretada por Tiago Bettencourt e Cool Hipnoise


Relembro que as músicas são criações originais [ou não!] e vão sendo disponibilizadas na página UPA08
do site da Encontrar-se, onde se pode ouvir a música gratuitamente e fazer o donwload mediante um donativo.

imagem

Etiquetas: , ,

Partilhar