quinta-feira, março 27, 2008

a aluna, a professora e o telemóvel...

Estava eu a gozar descansadamente as minhas férias de docente privilegiada - que tem montes de dias de férias e quer trabalhar menos que qualquer um, achando-se mais do que toda a gente - quando me entram pela casa as imagens da aluna, da professora e do telemóvel... Ora bem, já que me perturbaram o descanso, cá vai a minha opinião [espero não ser mal interpretada... por isso, leiam devagarinho, pf]:


Foi falado só porque foi filmado e publicado. Não é nada que não tenha sido já relatado, mas quando é o professor a falar é um mero lamúrio repetitivo - a força das imagens é outra coisa. No entanto, é apenas um caso de indisciplina (aliada à falta de educação)... em que a professora perdeu a noção da situção. [Sim... a professora...] Acredito que a posteriori a senhora não tivesse a mesma atitude, nem que a alternativa fosse cruzar os braços e ficar a ver a aluna com o telemóvel. Pessoalmente acho essa passividade - que não leva a lado algum, eu sei - um enredo bastante mais aceitável "visualmente" - é claro que aí iriam surgir as acusações de permissividade e falta de autoridade da professora... Não é fácil, nem simples, nem imediato, nem nada que se pareça, mas o que fez deste caso notícia - mais uma vez, para além da óbvia publicação das imagens - foi a postura da professora e não a postura da aluna (pois aí seria um vulgar caso de indisciplina). Não estou, de modo algum, a dizer que as atitudes da aluna e da turma são culpa da senhora, mas, sim, que é da sua responsabilidade a força das imagens e a agitação geral em torno do caso. [Espero que tenham lido devagarinho: eu não estou a desculpar a aluna de nada! Sim?...]

Saíndo da sala de aula e da estrutura escolar, mexem comigo as (mais que muitas) vozes que resolviam toda esta situação (na hora ou posteriormente) com uma simplicidade óbvia e imediata, fruto de uma qualquer clarividência indubitável!

Independentemente da pressão pública posterior, acredito [apenas baseada no meu bom senso] que a ocorrência tenha seguido os trâmites habituais - até porque não me parece uma situação assim tão invulgar... Não estou a dizer que não se devam condenar as atitudes da turma, mas não me parece necessária, nem correcta, uma intervenção extraordinária.


E agora vou voltar para o meu descanso merecido, porque até se compreende que o coitadinho do professor precise de arejar a sua mente e a sua alma com alguma frequência.

Etiquetas: , , ,

Partilhar

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Aqui está um post equilibrado.
Na verdade será a culpa da aluna ou de todo um sistema que o permitiu?
Vistas bem as coisas os Profs sempre têm andado aos papéis com a má educação generalizada em que os Profs enquanto tal e como pais também têm de ir ao "confesso".
Não desculpa a atitude mas... mas o aluno que fez o filmezito talvez merecesse uma medalha por pôr a nu o que se passa nas escolas com a conivência do sistema.
a.leitão

quinta-feira, março 27, 2008 1:51:00 da manhã  
Blogger Joao com til no a, se faz favor. said...

Olhem, deculpem lá este comentário tão a despropósito, que nada tem a ver com a "posta" em questão.

Mas ao vir para o trabalho lembrei-me deste vosso blogue. E, portanto(s), botei comentário na primeira "posta" a jeito.

O título do vosso blogue "geração rasca" tem alguma coisa a ver como a seleção do Scolari agora joga?

Quando os gajos voltarem a ganharem, e a malta se voltar a entusiasmar, não se esqueçam de mudar o título para "geração de ouro".

quinta-feira, março 27, 2008 8:53:00 da manhã  
Blogger VeraC said...

Não fazendo a mínima ideia de qual o contexto da prof/aula/aluna em questão, é importante salientar contextos e eles não são perceptíveis nas imagens, pergunto-me: parece que a maior parte das pessoas q falam de educação não fazem a mínima ideia do q se passa nas escolas... Daí q seja algo hilariante as posições de "a canalha não é para andar na escola", "expulsem-se estes alunos da escola", entre outras pérolas.
Será q a maior parte das pessoas q fala sobre educação ainda vê a escola como um lugar onde as personagens são prof = "respeitinho" e aluno = "obedientezinho"?

quinta-feira, março 27, 2008 11:28:00 da manhã  
Blogger amok_she said...

Oh Cris!...deu-te pra desempenhar o papel de advogada do diabo, foi???;-)

Ok, vamos lá...ao menos q por uma vez se invertam os papéis entre nós ;-)...acho q mereces esse mais que devido descanso, aliás como todos os professores...já os profs, era melhor começarem a pensar mudar de profissão...mas podem ficar-se por pensar só!, porque se o Estado fizesse (devidamente!) o seu papel era ele mesmo q procedia à selecção e separação entre professores e profs...o q faria de ti (e de muitos outros, muitos mesmo!) uma profissional reconhecida, valorizada e...bem paga!...é q'isto de querer seguir o modelo educativo duma Finlândia só no papel...é treta!, ninguém faz omeletas sem ovos!

Entretanto vamos tendo cegadas destas...no youtube, ou num qq jornal perto de si...;-)

quinta-feira, março 27, 2008 11:49:00 da tarde  
Blogger amok_she said...

Bem...ñ era bem aquilo q queria escrever mas tu, Cris, desarmaste-me e fizeste com que perdesse, de todo, a vontade de cascar nos profs!!!;-)

quinta-feira, março 27, 2008 11:51:00 da tarde  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial