domingo, setembro 23, 2007

Dez textos sobre Economia(s) (I)

O lema deste blogue é «estórias do quotidiano político, social e cultural». No entanto, tanto a política, como a sociedade ou a cultura são interdependentes da Economia.

Na política é bastante óbvio o que afirmo: as promessas mais marcantes de qualquer campanha estão sempre situados no âmbito económico. A diminuição dos impostos, o aumento do poder de compra, a travagem da inflação e do desemprego, entre outras, são promessas de todos os candidatos a primeiro ministro e estão devidamente inscritas nos respectivos programas de Governo. Além disso, um político que consiga ter uma boa performance nestas matérias tem, excluindo casos pontuais como o de Aznar, uma reeleição garantida ou uma promoção assegurada.

A sociedade move-se hoje pela economia e a economia é movida pela sociedade: as Empresas, as Famílias, o Estado todos eles são agentes económicos e uma boa coordenação entre eles tem efeitos positivos recíprocos: uma sociedade bem organizada, sem burocracias em excesso ou com infra-estruturas decentes permite uma Economia mais saudável que consequentemente retribuirá dando melhor nível de vida às famílias, mais lucros às empresas e uma maior receita fiscal ao Estado. No entanto, a premissa atrás aduzida também funciona em sentido contrário. E penso que é o que se passa actualmente no país.

Finalmente, a Cultura. Há em Portugal uma certa ideia de que a cultura é independente da economia. Mais, não é raro os senhores da cultura olharem com altivez para os senhores "maníacos do números" da economia, assim como com altivez olham os senhores da Economia para os "improdutivos" senhores da cultura. Um exemplo pessoal: um escritor português de renome tinha acabado de ganhar um prémio de vida literária. Entrou no meu escritório, dedicado às contas e, no fim da conversa, eu pedi-lhe para autografar uns livros que tinha dele. Pergunta dele: «o senhor também lê?»
Embora se queira estabelecer uma separação entre Cultura e Economia, elas estão intimamente relacionadas: que explicação pode existir para se visitar um museu em Munique com quadros de Turner, Van Gogh e outros mestres por um euro e ter pago dois euros em Viana do Castelo para ver esboços (nem desenhos chegavam a ser) de Júlio Pomar? E no centro dessa mesmo Munique ter encontrado um livro, com excelente acabamento, numa das melhores livrarias da cidade, de Lobo Antunes por seis euros e meio?
A Economia deveria olhar com mais respeito para a Cultura e esta deveria fazer o mesmo pelas "contas". Porque tanto a Economia, no campo material, como Cultura, a nível espiritual, procuram o mesmo: tirar um pouco da angústia à Condição Humana.

Etiquetas: , , ,

Partilhar

2 Comments:

Blogger VeraC said...

"(...) uma sociedade bem organizada, sem burocracias em excesso ou com infra-estruturas decentes permite uma Economia mais saudável que consequentemente retribuirá dando melhor nível de vida às famílias, mais lucros às empresas e uma maior receita fiscal ao Estado."

Um dos "revés"(?) é alguns agentes económicos tentarem tornear a burocracia e lassidão do Estado com a corrupção.
Eu, que não percebo nada de economia, penso que o grande problema do nosso país também é a economia estar demasiado dependente dos fundos públicos, e, novamente, lá vamos nós parar à corrupção.
Achei piada ao "também lê".

Não é por acaso que Cavaco Silva é considerado um inculto.

Há no entanto aqui uma outra questão pertinente: ler, apenas ler e debitar o que se leu é sinónimo de cultura?

Gostei imenso deste teu post. Have a nice day!

segunda-feira, setembro 24, 2007 9:05:00 da manhã  
Blogger cristina said...

A cultura e as artes são vistas maioritariamente como passatempo. Digamos que até é aceitável consumir cultura, no sentido em que se cultiva o tal nível espiritual. No entanto, há o outro lado: a produção cultural. O comum dos mortais diverte-se e descontrai com um concerto ou umas aulas de dança e fá-lo como complemento da sua actividade profissional. Muitas vezes as pessoas esquecem-se é que os artistas que produzem esse nosso "complemento" o fazem como actividade profissional!

E pronto, isto são ainda resquícios de umas conversas de fim-de-semana sobre a falta de reconhecimento pelo trabalho artístico...

segunda-feira, setembro 24, 2007 11:41:00 da manhã  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial