domingo, julho 22, 2007

frio?!... qual frio?!...

E lá fui eu, novamente, à Praça. Mas, desta vez, bem prevenida: três camisolas, duas meias-calça, calças até aos pés, cachecol, kispo com carapuço, e ainda na carteira luvas e gorro. Assim, sim! Enrolado o cachecol de volta da garganta, fechado o fecho e as molas do kispo até ao pescoço, protegidas as orelhas com o lenço da cabeça e posto o carapuço quase até aos olhos... assim, sim! Não houve frio que me incomodasse. E só para confirmar: estou a falar a sério!!! Eu devia ser a pessoa mais agasalhada de toda a cidade! :)

E, completamente enchouriçada, na Praça vi:

- Grupo de Bombos de Lavacolhos: meia dúzia de bombos grandes e pequenos, uma flauta e vozes deram uma volta em frente à Casa e entraram na Praça, gritando a abertura do palco. Contive uns pequenos saltos, pois ninguém parecia ainda com disposição para danças...

- Chuchurumel + Tiago Pereira: os instrumentos e as vozes, o computador e as imagens, a tradição e a tecnologia: uma combinação excelente! Pessoalmente, achei alguns momentos demasiado electrónicos, mas o conjunto foi muito, muito bom. Deu até para uma desgarrada de acordeão, entre as raízes do vídeo e a actualidade no palco. As recolhas, as vozes, os cantos, a terra, os animais, os instrumentos, os sons,... tudo isso era ponto de partida e de chegada dos dois músicos em palco – tudo fazia sentido!

- Brigada Victor Jara: animados e animadores, mostraram compreensão pelas caras enregeladas, brincaram com as bandas da moda made in Portugal, criticaram o fecho das urgências, lembraram Zeca,... Foi bom! Tiveram direito a encore, de novo Zeca com Janita acompanhado pelas vozes do público e um corridinho (ou outra coisa portuguesa bem rápida...) dançado e aplaudido de forma ordeiramente controlada do palco. Deu para aquecer! Não é que eu tivesse frio, mas foi bom para os desgraçados que (como eu, ontem) resistiram até ao fim no vale da Sibéria da Praça da Casa da Música... Vejam bem, que eu até tirei o carapuço! :)

Amanhã, relembro, a Casa Portuguesa da Casa da Música fecha, de forma gratuita, com o Grupo Coral Etnográfico Amigos do Alentejo. É ao meio-dia e é dentro da Casa... acho que arrisco deixar o chouriço em casa... :)

Etiquetas: , , ,

Partilhar

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Cá para mim com essa do frio tu andas mas é a dar música a alguém ...

domingo, julho 22, 2007 8:23:00 da manhã  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial