sábado, julho 21, 2007

frio... muito frio!

Diz assim a Casa da Música a propósito dos concertos na Praça:
Em caso de condições climatéricas adversas, os primeiros bilhetes emitidos para os concertos na Praça terão lugar assegurado no interior da Casa até ao limite da lotação da sala.
Ontem fez frio... muito frio!... Mas não choveu... Portanto, a Casa Portuguesa da Casa da Música manteve-se na Praça. Um ciclo com grupos que partem da tradição musical portuguesa, recolhem, preservam e inovam os sons (esquecidos!) das nossas gentes. E tão portuguesa, tão portuguesa era a Casa que o frio de Trás-os-Montes se quis juntar a nós! Não sei se estão a perceber bem: estava frio, frio, frio... muito frio!

E, no friozinho da Praça, ontem, tivemos:

- Marenostrum: grupo de Tavira, acordeão, voz, baixo, guitarra e bateria, acompanhados pelo Quarteto de Saxofones Dythirambus. Muito, muito bom! Durante todo o espectáculo, uma projecção de imagens do Algarve "deles": o Algarve do mar e dos barcos e não o Algarve dos postais das camones na praia. Podiam era ter trazido também um bocadinho do calor de lá de baixo! :)

- Ronda dos Quatro Caminhos: muita gente, muitos instrumentos, muitos sons... demasiada mistura – digo eu! No entanto, acho que as questões técnicas do som não devem ter estado no seu melhor. A bateria abafava completamente os adufes, os violinos e as vozes principais sobrepunham-se às vozes dos coros das adufeiras e do coro alentejano... Foi pena... Mas confesso que o frio... muito frio, frio, frio que estava não deve ter ajudado neste meu juízo.

Hoje, de gorro, luvas, cachecol e casaco de Inverno, isto porque levar a manta e o cobertor é capaz de parecer um bocado mal, estarei de volta!
- 21h30, no exterior da Casa, gratuito: Grupo de Bombos de Lavacolhos
- 22h, no palco da Praça, 5€:
--- Chuchurumel, com projecção de imagens de Tiago Pereira
--- Brigada Victor Jara, com Janita Salomé, Gaiteiros de Milidh

A fechar o ciclo, temos amanhã ao meio-dia na Sala Suggia (sala 1), Grupo Coral Etnográfico Amigos do Alentejo. Gratuito. Então ao meio-dia, quando há sol e calor é que vamos para dentro da Casa?!... :)

Frio... esteve tanto frio, ontem... frio... frio... muito frio...

Etiquetas: , , ,

Partilhar