quinta-feira, março 29, 2007

A Memória Dos Dias (Fausto)


Não tenho vídeo, desta vez... Mas peço-vos, encarecidamente, que sigam o link acima e ouçam o que vos trago hoje, a fechar a minha participação oficial nesta Festa da Música. A música tem mais de 12 minutos... Ouçam-na, pelo menos uma vez, até ao fim... Abaixo segue um texto que escrevi na altura em que a (re-)descobri.

[Edição: É com muita, mas mesmo muita, pena minha que constato que o link acima parece estar indisponível... Resta-me então deixar-vos uma pequena gota (de 1min11s) do oceano que é "A Memória Dos Dias"...] Ouvir excerto
[Re-edição: Afinal o link lá de cima vai e volta... Deixo, na mesma, a ligação para o pequeno excerto, mas, se estiver disponível, não deixem de ouvir a versão integral no ÁUDIO ali em cima....]


Queria falar qualquer coisa sobre Fausto...

Recapitulemos primeiro umas coisas: eu cresci a ouvir Fausto nas cassetes gravadas do meu pai. Aquilo sempre me soou bem, apesar de não fazer ideia do que diziam as letras. Essas duas cassetes ainda vivem (apesar de já não estarem muito bem de saúde) e há uns anos (poucos) passaram da caixa de arquivo do meu pai para o meu quarto. Só nessa altura decidi prestar atenção às letras... e assustei-me de tanto sangue e tanto morto que por lá havia! Mas não ia ser por isso que iria deixar de gostar das canções. Em especial, "Como um sonho acordado", que sempre foi umas das minhas favoritas, tem um impacto particularmente forte quando se presta atenção à letra.

O meu pai comprou "Crónicas da Terra Ardente" que ouvi poucas vezes, pois de cada vez que pegava no CD ficava à espera das canções da minha infância que não apareciam...

Entretanto, oferecemos ao meu pai "Grande, Grande é a Viagem", que me deu a conhecer outras músicas, com a vantagem (ou não) de ser uma selecção de mais do que um álbum e a grande, grande vantagem de ser um CD e não uma cassete. No entanto "Como um sonho acordado", "O cortejo dos penitentes" e "O romance de Diogo Soares" (que fazem parte das minhas memórias de infância) não constam nessa selecção, o que me fez ouvir vezes sem conta a velhinha cassete 1 do meu pai.

Fui ao concerto no Coliseu [Junho/2005] sem conhecer mais do que isto sobre a obra de Fausto. As músicas do concerto (que nunca tinha ouvido!) reavivaram a memória de uma sonoridade tão característica que me fez sentir que afinal, apesar de tão pouco, até conhecia alguma coisa sobre Fausto.

Nos tempos que se seguiram estive mais atenta ao que se dizia sobre Fausto e (pasmo!!!) só nessa altura - na Laranja Amarga - descobri a existência da tão famosa e ainda inacabada triologia.

Mais recentemente, tendo em conta a boa impressão com que tinha ficado do concerto, finalmente comprei a "Ópera mágica do cantor maldito" (desta vez para mim, e não para o meu pai!).

Ontem lembrei-me que já não fazia ideia do que tinha a cassete 2 e hoje levei-a comigo para o carro. E foi aí que senti a necessidade de falar de Fausto. É que, em plena auto-estrada, sozinha no carro, com a música bem alto emocionei-me ao ponto de me virem duas ou três lágrimas aos olhos. Nunca me tinha acontecido isto, pelo menos ao ouvir apenas a música pela música; é diferente quando a música nos traz algum tipo de recordações... mas não foi o caso. A música em si foi demasiado forte...

Chegada a casa, tentei saber mais alguma coisa sobre a música da qual nem sequer o título eu tinha. Lembrei-me do "cantinho" que a Laranja Amarga tinha dedicado ao Fausto e fui lá espreitar a ver se descobria alguma coisa. E achei uma descrição, também do Nuno Sousa, que se encaixava perfeitamente naquilo que eu tinha ouvido:

«E que dizer daquela abertura, daquela primeira canção "A Memória Dos Dias"? Trata-se de um caminho musical, porventura menos popular, que Fausto não explorou ainda totalmente (nem nada que se pareça) e que, a avaliar pela amostra, poderia dar frutos apetitosos.»

Mais umas buscas para ver se a letra dessa música coincidia com a da cassete [que tive de ir ouvir outra vez, pois com a força da música nem prestei atenção letra]... e voilá! é mesmo "A Memória Dos Dias".

Nestas buscas descobri também outra coisa que, por incrível que pareça, ainda não sabia: as velhinhas cassetes do meu pai são gravações quase integrais de "Por este rio acima" e "O despertar dos alquimistas".

E pronto, tudo isto para dizer que acho que achei uma nova paixão: "A Memória Dos Dias"!!!

Outubro/2005

A Memória Dos Dias
Fausto Bordalo Dias [em inglês] [em português]
álbum: O Despertar dos Alquimistas (1985)
letra: (não encontro disponivel em lado algum... um dia destes eu transcrevo-a... agora não, que o post já vai longo...)

imagem:
CDGO

Etiquetas:

Partilhar

6 Comments:

Blogger NancyB said...

Eu gosto bastante de "Por este Rio Acima", fartei-me de cantar "O barco vai de saída".
O "namoro".
Mas gosto mesmo é da leveza e intemporalidade de "Rosalinda" "Rosalinda se tu fores à praia se tu fores ver o mar, cuidado não te descaia o teu pé de catraia em óleo sujo à beira-mar."

quinta-feira, março 29, 2007 5:54:00 da tarde  
Blogger cristina said...

Estou a ver que partilhamos Fausto, mas não "o mesmo" Fausto... :) O "meu" Fausto não é, decididamente, o da "Rosalinda" e do "Namoro"... O "meu" Fausto é tudo menos leve, é sangrento e visceral, arrebatado e corporal, que cria imagens fortes, sejam guerreiras ou amorosas... mas sempre fortes...

«Afaga-me o corpo todo, se te pertenço. Rasga-me o ventre ardendo em fumos de incenso. Ai, como eu te quero. Ai, de madrugada. Ai, alma da terra. Ai, linda, assim deitada. Ai, como eu te amo. Ai, tão sossegada. Ai, beijo-te o corpo. Ai, seara, tão desejada. »

ou

«E depois do teu adeus, do teu último beijo, leva contigo a lembrança, a paixão, o desejo,
ai, de mim o rancor que ainda guardo e não quero. Se um dia voltares, francamente, eu sei, eu já não te espero. Será que ando forte e que te esqueci? Será que ando fraco e que me perdi? Mas em poucas palavras, ficam belas e doces, saudades de ti...»

À beira disto, a "Rosalinda" parece-me - desculpa... - um pãozinho sem sal... Não estou a dizer que não gosto... Gosto é mais do resto ;)

sexta-feira, março 30, 2007 9:04:00 da manhã  
Blogger NancyB said...

O Fausto é o mesmo só q qdo eu o ouvi já sabia q "Por este Rio Acima" se baseava na obra de Fernão Mendes Pinto.
Gosto bastante do "Por este rio acima".
Mas de cor só sei a Rosalinda.

sexta-feira, março 30, 2007 3:23:00 da tarde  
Blogger cristina said...

"Por este rio acima" é uma obra de referência - e é, de facto, o "meu" Fausto (antes e depois de o saber de Fernão Mendes Pinto)! Mas "O despertar dos alquimistas", já desprovido das guerras, mantém a força e a profundidade inigualáveis da melodia, das letras e interpretações. Para além deste sublime "A memória dos dias" - ouviste? -, destaco também "Em poucas palavras", "Quando o inverno chegar" e "A noite dos alquimistas".

sábado, março 31, 2007 1:28:00 da manhã  
Blogger Nelson Reprezas said...

Privei com alguma regularidade com o pai do Fausto. Chama-se Fausto, também. Eu tinha vinte e poucos anos e fazia um estágio em resultado do qual eu tinha de visitar uma fazenda de exploração pecuária que Fausto (pai) tinha no planalto Central do Huambo, Angola. O Fausto (filho) era um mocetão (20 anos???) que convivia dificilmente com o pai, por força de um total antagonismo político. O pai, conservador, agarrado aos valores tradicinais da família e do trabalho e o filho, tomado do espírito "pré-Abril" que se instalava firme e gradualmente na juventude desse tempo. Às vezes acontecia eu encontrar pai e filho num café da cidade (na velha Kambu)e a conversa girava sempre à volta do desejo do pai em que o Fausto contunuasse os estudos e a vontade incontornável do filho em vir para Portugal, para cantar, compôr e cumprir os desígnios de que ele se considerava lídimo representante. Pouco tempo depois, voltei eu póprio a Portugal, terminado o estágio e percebi que o Fausto (filho) tinha vindo também. O resto da história é do conhecimento da maioria das pessoas.
Este apontamento não significa mais nada que a curiosidade de eu ter conhecido em jovem um poeta e intérprete que tanto aptrecias.
Beijinho e boas audições :)

sábado, março 31, 2007 5:15:00 da tarde  
Blogger cristina said...

espumante:
Agradecida pela partilha :) O que eu gosto de pequenas curiosidades!

domingo, abril 01, 2007 5:14:00 da tarde  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial