quinta-feira, janeiro 18, 2007

Pedido de esclarecimento

Foto: Chema Madoz

Enquanto as sondagens vão dando uma vitória semi-folgada ao SIM, e das partes interessadas já se irem [efusivamente] digladiando [até já temos os blogues oficiosos do SIM e do NÃO], continuo com uma dúvida por esclarecer:

Mesmo que o referendo não venha a ser vinculativo [menos de metade dos inscritos nos cadernos eleitorais não votarem], José Sócrates já deixou claro que a IVG até às dez semanas avança na mesma. Também já foi suficientemente claro quando disse que se o NÃO vencer, a IVG não avança. Agora só falta saber o que acontece, caso o NÃO vença e o resultado do referendo não venha a ser vinculativo.

Etiquetas: , , ,

Partilhar

9 Comments:

Blogger cristina said...

Por respeito não escrito a uma maioria não vinculativa, fica tudo em águas de bacalhau - digo eu, esperando não ter de vir a comprovar a teoria...

sexta-feira, janeiro 19, 2007 1:50:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Analogamente ao SIM , uma vitória não vinculativa do NÃO também deverá ser considerada vinculatória pelo Sócrates. Não é assim?

sexta-feira, janeiro 19, 2007 11:37:00 da manhã  
Blogger BRUNO said...

senso comum... com vitórias vinculativas acima dos 50%, o não jogava em dois campos e nunca mostrou nenhum interesse em alterar essa situação, pois no ínicio mesmo que perdesse... ganhava!

uma espécie de AD da abstenção e do não!

Agora que a balança equilibra um pouco mais eis que se levantam vozes de uma suposta injustiça eleitoral.

Pois concordo:

Que as condições sejam iguais, e que sócrates tome as decisões que correspondam às mesmas.

Assim - a um dos dois - a vitória saberá muito melhor concerteza

sexta-feira, janeiro 19, 2007 1:17:00 da tarde  
Blogger Raimundo said...

Acho que já deste a resposta André: Se os resultados não forem vinculativos, independentemente de quem vença, a despenalização do aborto avança.

sexta-feira, janeiro 19, 2007 2:26:00 da tarde  
Blogger Raimundo said...

Quando disse que já tinhas dado a resposta, queria dizer que a resposta já estava no teu post, embora estivesses a citar o primeiro-ministro.

sexta-feira, janeiro 19, 2007 2:28:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Até pelos vossos comentários já dá para perceber que existem divergências de opinião quanto a este assunto. Parece-me importante conhecer à partida [antes da votação], para que serve o meu voto. Esta resposta só José Sócrates [governo] a pode dar, e se não o faz… lá terá as suas razões: Cobardia política? Não a dá porque nem ele sabe ainda? Julga que já a deu, e só os “esclarecidos” do costume a entenderam?

Se José Sócrates não esclarecer atempadamente, não me parece que tenha muita legitimidade para avançar com a IVG caso o Não vença e o referendo não seja vinculativo. Se for claro, depois ninguém pode vir dizer que não estava avisado. É simplesmente uma questão de transparência.

sexta-feira, janeiro 19, 2007 3:34:00 da tarde  
Blogger cristina said...

André:
«Parece-me importante conhecer à partida [antes da votação], para que serve o meu voto.»

- E é importante saberes isso antes da votação porquê?! Se o Sócrates esclarecer esta tua dúvida, isso vai condicionar o "teu" voto???!!!...

domingo, janeiro 21, 2007 2:58:00 da manhã  
Blogger André Carvalho said...

Cristina: vai!

domingo, janeiro 21, 2007 11:33:00 da manhã  
Blogger cristina said...

andré:
Vai???!!! O único modo que vejo de este esclarecimento prévio fazer diferença no dia 11 é no caso de quem é pelo NÃO mas pondera a hipótese comodista de não ir votar...
Desengana-me, pf.

domingo, janeiro 21, 2007 5:31:00 da tarde  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial