domingo, novembro 26, 2006

Bolonha em sessões de esclarecimento - parte IV

Dizia eu que a preparação com Bolonha vai ser melhor «sobretudo, por ser ao mesmo tempo mais abrangente e mais próxima das necessidades futuras de cada um». Vejamos então como é que vai funcionar a organização curricular (na FCUP)...

No primeiro ciclo o estudante tem de completar um determinado número de créditos, maioritariamente na área de base da sua licenciatura – designada de "major". Os créditos restantes abrangem uma formação complementar – designada de "minor" – e ainda uma pequena parcela de opções livres.

Assim, podem surgir combinações interessantes como uma licenciatura em Matemática com minor, por exemplo, em Física, em Computação, em Biologia ou em Astronomia – o que permite uma formação mais abrangente, abrindo novas possibilidades a quem quer entrar no mercado de trabalho ou uma orientação especializada mais concertada para quem quer prosseguir estudos. Uma inevitabilidade desta nova estruturação está relacionada com os aspirantes a professores em mais de uma área. Assim, o equivalente a uma licenciatura pré-Bolonha em Ensino de Fisica-Química ou Biologia-Geologia corresponderá à escolha de uma dessas áreas como major e a outra como minor.

Relativamente às opções livres, serão cadeiras escolhidas pelo estudante dentro da Universidade, não tendo de se restringir à oferta da sua Faculdade. Ainda há muita coisa por saber relativamente a condicionantes de escolha, mas podem ser um bom modo de diversificar conhecimentos. Pode ser interessante para alguém de Química ter uma cadeira de Farmácia, ou para alguém de Física ter uma cadeira de Engenharia. Mas poderá alguém de Matemática ter, por exemplo, uma cadeira de Letras, ou alguém de Computadores ter uma cadeira de Belas-Artes?...

Toda esta liberdade é excelente para quem sabe o que quer e aumentará / facilitará a mobilidade inter-disciplinar e mesmo inter-Faculdades na escolha de um segundo ciclo. Mas correremos o risco de, no meio de tanta escolha, o estudante concluir um curso tão diversificado que não lhe serve para nada?... «Haverá alguma orientação nas escolhas?» – pergunta-se. Mesmo que não haja oficialmente algum tipo de "consultório vocacional", os alunos podem – e devem! – sempre falar com os seus professores sobre potenciais opções a fazer. Aliás, a relação professor-aluno é outra coisa que vai (???) mudar com Bolonha, mas isso fica para outro dia...


parte I - Mestrado de Formação de Professores
parte II - reestruturação da formação por ciclos
parte III - mestrados integrados

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2 Comments:

Blogger Nancy Brown said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

segunda-feira, novembro 27, 2006 11:18:00 da manhã  
Blogger Nancy Brown said...

Considero bastante útil essa liberdade de opções, obviamente que existem sempre questões a considerar, tanto a montante como a jusante. Contudo as Universidades devem apenas tratar de criar as melhores opções para cada aluno, qto à informação, umas das questões muito pertinentes q levantas, um gabinete de apoio com funcionários bem informados tv seja útil.
Agora estou ansiosa é para saber as novidades quanto à relação professor-aluno, q de qq maneira penso estar actualmente bem melhor do q há umas décadas atrás.

segunda-feira, novembro 27, 2006 11:22:00 da manhã  

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