terça-feira, novembro 21, 2006

Bolonha em sessões de esclarecimento - parte II

Genericamente, a medida mais visível de Bolonha é a reestruturação da formação por ciclos: 1º ciclo de três anos (licenciatura) e 2º ciclo de dois anos (mestrado) [na FCUP]. Perguntam os alunos se a preparação de um licenciado pós-Bolonha será a mesma de um licenciado pré-Bolonha. E, de modo bastante sincero, a Mesa responde, obviamente, que não! Nunca poderia sê-lo! Acrescenta o presidente do Conselho Directivo que a formação dada aqui [FCUP] é feita esperando que se completem os cinco anos. E aí sim, concluídos os dois ciclos por Bolonha, a preparação será bastante melhor. E este melhor começa, sobretudo, por ser ao mesmo tempo mais abrangente e mais próxima das necessidades futuras de cada um... [mas isto do conteúdo acho que fica para uma outra parte].

Questiona-se sobre os alunos da fase de transição que podem optar entre concluir uma licenciatura pré-Bolonha ou pedir equivalências a uma licenciatura pós-Bolonha e concluir um mestrado... As opiniões divergem... Por um lado, têm o curso que escolheram quase terminado e não é por fazerem umas cadeiras pós-Bolonha que vão sair melhor preparados, para além de estarem dependentes de um plano de equivalências. Por outro, alguém salienta que daqui a uns anos já ninguém se lembra que houve um pré e pós-Bolonha, ninguém vai verificar que tipo de licenciatura se tem e um licenciado será "apenas" um licenciado, independentemente de ter estudado três ou cinco anos...

Ignorando as vozes que dizem que esta história dos ciclos é apenas uma mudança de nomes, há que vê-la como um acompanhamento da evolução do conhecimento: dizia alguém que três anos de estudos superiores agora não são três anos de estudos superiores de outros tempos...

E, procurando o lado positivo da coisa, a ideia dos ciclos não é má. Tem por base a consciência de dois aspectos: por um lado, para muitas profissões não são necessários os quatro ou cinco anos de estudos que havia até agora e, por outro, quem quer prosseguir estudos pode preparar a sua especialização mais cedo. É uma questão de combater o sub-aproveitamento dos estudos, quer porque não se precisa, quer porque não se adequa.

[continua]

parte I - Mestrado de Formação de Professores
Partilhar

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Simplesmente ridículo, este ora agora votas tu, ora agora voto eu, ora agora votas tu mais eu.

terça-feira, novembro 21, 2006 7:19:00 da tarde  
Blogger Jana said...

Ao menos na tua faculdade ainda fazem sessões de esclarecimento...
LOL
Os ciclos de bolonha...são uma forma de por os alunos a pagar mais pelo mesmo...que no fundo não é bem o mesmo....os planos de estudo vão ficar com demasiadas opções...num rumo de especialização...antes de teres uma formação minima para fazeres essas escolhas!!!!!!

terça-feira, novembro 21, 2006 8:43:00 da tarde  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial