quinta-feira, novembro 23, 2006

Bolonha em sessões de esclarecimento - parte III

Pegando ainda na história dos dois ciclos, que se esperam (na FCUP) que sejam completados, isso obriga, no entanto, a dois momentos de candidatura, o que pode condicionar o acesso... Há algumas excepções (na FCUP, apenas três), designadas de mestrados integrados, que dão diploma de licenciado ao fim de três anos, mas permitem, a quem o queira, prosseguir automaticamente para o segundo ciclo. «Porque não há, então, mais mestrados integrados?» – pergunta-se. Porque têm sido chumbados inúmeros projectos, nomeadamente no IST onde alguns deles até eram da responsabilidade de antigos elementos do Ministério, portanto concentraram-se esforços apenas em alguns.

As excepções (da FCUP) sobressaem nas áreas da Arquitectura e Engenharia, onde para serem reconhecidos profissionalmente são requeridos pelo menos cinco anos de estudo – alguém comenta «é o lobby dos arquitectos e dos engenheiros». [Será?...] E pergunta um aluno de Engenharia Física, «então concluindo apenas a licenciatura eu não posso trabalhar?» Mais uma resposta sincera da Mesa: «trabalhar, pode... não pode é assinar os projectos». Gargalhada generalizada da plateia...

parte I - Mestrado de Formação de Professores
parte II - reestruturação da formação por ciclos
Partilhar

1 Comments:

Blogger Unknown said...

Não sei se é o lobby da engenharia se é a responsabilidade social da profissão.

Admito que o comentário é suspeito por eu me ter licenciado em Engenharia Física Tecnológica pelo IST. Diga-se de passagem quea licenciatura era tudo menos uma licenciatura em engenharia.

quinta-feira, novembro 23, 2006 7:29:00 da tarde  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial