quinta-feira, setembro 21, 2006

não há festa como aquela - impressões de uma estreante [VI - última]

Sérgio Godinho

Grande, grande, muito grande! Simplesmente muito bom! Eu sei que sou suspeita, mas naquele dia não era só eu, nem eu mais meia dúzia de pessoas, era toda a tenda do 1º de Maio! Os concertos do 1º de Maio são mais intimistas; SG levou temas não tão conhecidos do grande público, um bocado ao estilo do concerto a que assisti no ano passado na Câmara de Matosinhos. Mas desta vez foi diferente, e a diferença estava essencialmente no público. Com excepção de duas músicas novas – a sair no próximo trabalho – todas as músicas foram acompanhadas pelo público que cantou alto e em bom som do princípio ao fim, aplaudindo entusiasticamente em momentos chave - foi lindo! Deu-me vontade de perguntar a toda aquela gente onde é que têm andado escondidos este tempo todo... Como já se deve ter notado, eu gostei muito, o resto do público também e acho que isso transpareceu no palco, onde o cantor e os músicos pareciam também estar a aproveitar o momento. Foi muito bom!

[Não me recordo da ordem, e se calhar estou-me a esquecer de alguma, mas cá vai o que me lembro:]

O primeiro gomo da tangerina – "Todos vieram ver a menina" abriu o espetáculo
Dias úteis – numa versão que gostei bastante em estilo de bossa nova
Balada de Rita
Com um brilhozinho nos olhos – o grande emblema que continua a ser uma grande música
Dancemos no mundo
A noite passada
– a fechar o concerto ouviu-se um sentido e sonoro “disseste ainda bem que voltaste”

A carroça dos poetas
Quatro quadras soltas

É tão bom – com um final acelerado e divertido a fazer lembrar as brincadeiras de criança =)

O homem-fantasma
Arranja-me um emprego

A democracia (Aforismos)
Cuidado com as imitações
Liberdade – inevitável!

Músicas novas (CD a sair no próximo mês):
(O lamento da) Deusa do amor
Rei do zum-zum



Quanto ao Avante, o “não há festa como esta” é, realmente, verdade e, portanto, para o ano há mais! =)

[parte I: A Carvalhesa]
[parte II: O espaço]
[parte III: O espírito]
[parte IV: A política]
[parte V: Os concertos]
Partilhar

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Será possível q a menina perdeu a oportunidade de referir q o Sr. SG lança um novo trabaloho em.... (Novembro, 7?!) Lembraste da ordem das musicas de cor?

quinta-feira, setembro 21, 2006 3:17:00 da tarde  
Blogger Nancy Brown said...

eu tenho uma relação mto própria com o Sérgio Godinho: muitas vezes detesto-o, muitas outras adoro-o. é um excelente comunicador e um dos melhores concertos de mmp q eu vi até hj foi dele. há tempos na rtp norte subiu extraordinariamente na minha consideração: perante uma jornalista analfabeta, musicalmente falando, demonstrou o grande senhor da música que é: humildade recheada de sabedoria.

quinta-feira, setembro 21, 2006 3:17:00 da tarde  
Blogger cristina said...

m.q.:
Estamos a precisar de uns óculos! Ora vai lá ver outra vez!...
- "duas músicas novas – a sair no próximo trabalho"
- "Não me recordo da ordem"
- "Músicas novas (CD a sair no próximo mês)"
O que eu não disse (mais uma vez!) é que dia 7 de DEZEMBRO temos SG em concerto na Casa da Música! =)

nancy:
Desculpa lá a ignorância, mas o quer dizer "mmp"?
Nos últimos anos tenho cultivado o gosto que desde pequena me fui habituando a ter por SG - e a colheita tem dado bons frutos! =)
Quanto ao "grande senhor da música", de quem, realmente, pouco conhecia do percurso, li recentemente o livro do Galopim, "Retrovisor - uma biografia musical de SG", e está lá toda essa "humildade recheada de sabedoria"!

sexta-feira, setembro 22, 2006 12:00:00 da manhã  
Blogger Nancy Brown said...

cristina:
mmp = musica moderna portuguesa.
ainda não li o livro do Galopim, mas estou curiosa!

sexta-feira, setembro 22, 2006 11:14:00 da manhã  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial