segunda-feira, janeiro 02, 2006

Homem não chora [na blogosfera]

Nesta minha já habitual rúbrica das segundas-feiras, trago-vos hoje, um dos sinais mais evidentes de que as mulheres não nos dão tréguas, e que já nem no ciberespaço conseguimos arranjar um cantinho só para nós. Basta um breve passeio pela blogosfera nacional para nos apercebermos que até no ciberespaço, já são elas que dominam e impõem as suas regras.

Se, por alguma má ventura, tivermos o azar de uma delas começar a dizer mal do nosso blogue, que vimos criando diariamente com tanto amor e carinho, no qual investimos as nossas escassas horas livres e depositamos tantas [falsas] esperanças... lá se vai o nosso blogue para o "galheiro". Se, pelo contrário, cairmos nas graças delas, temos o nosso blogue lançado na dura vida da blogosfera.

Apesar de conseguir, com alguma facilidade, destrinçar um post escrito por uma blogueira [tirando os posts da Constança Cunha e Sá], tenho contudo, bastante dificuldade em explicar como o faço. No fundo é como quando estamos a conduzir e há um carro que vem lá de trás e nos ultrapassa [a abrir] pela direita. Já se sabe que quem faz este tipo de manobras são gajos. Mas quando vamos numa recta e a viatura que vai à nossa frente abranda bruscamente antes de entrar numa curva... ficamos logo a saber que vai uma mulher ao volante. Mas se é verdade que as mulheres têm a fama de conduzir mal, não o é menos o facto da maioria dos acidentes graves serem originados por nós [homens].

Voltando à blogosfera, como ando por aqui há pouco tempo, confesso que para além de acompanhar com assiduidade dois ou três blogues no feminino [Semifrio, Insustentável Leveza e Quatro Caminhos], poucos mais conhecia. Recentemente tive oportunidade de constatar que muitas das visitas do «Geração Rasca» (GR) vinham reencaminhadas de dois blogues no feminino: «Bomba Inteligente» e «Miss Pearls». Constatei que ambos tinham links para o «GR» e até algumas referências elogiosas e destaques. Com tamanho bom gosto, passei obviamente, a “perder” algum do meu tempo diário a ler esses blogues. Fiquei fã. Mal tive tempo, comecei logo à procura de outros blogues no feminino para satisfazer a minha curiosidade, e encontrei ainda o «Postais da Província» e a «Rititi». A verdade é que os blogues no feminino são bastante divertidos, intimistas, descomplexados e [até] inteligentes. :)

Caros amigos, não se deixem iludir pelo protótipo de loura burra veiculado em blogues como o «Bichos-carpinteiros» ou do sem ser loura mas igualmente burra do «Causa Nossa». Elas não são mesmo nada burras! Só escrevem aquelas coisas e dizem apoiar o Mário Soares com o intuito, premeditado, de nos enganar e irritar.

Outra característica interessante nas blogueiras é que primando pela amabilidade ou pela agressividade, a verdade é que primam. E nos dias de hoje primar é bastante importante. Contudo, na sua generalidade são muito simpáticas e transportaram para os seus blogues outra característica importante das mulheres no mundo real: a imprevisibilidade. Tanto são capazes dos maiores elogios num determinado momento como, passadas umas horas, já nos desprezam e/ou insultam, como no dia seguinte parece que não se passou nada.

Isto de uma gajo andar a ler blogues de gajas pode parecer uma coisa pouco máscula, mas não se preocupem, a verdade é que é bastante divertido e podemos aprender muitas coisas. É que elas escrevem nos seus blogues como se falassem com as amigas e, se formos perspicazes, podemos até descortinar no meio de toda aquelas interlocuções [no complicadíssimo código verbal feminino], coisas bastantes úteis para a sobrevivência da nossa espécie [masculina]. Claro que no meio de todo aquele complexo código verbal, há sempre coisas que um gajo não percebe [à primeira], mas os blogues no feminino são uma excelente oportunidade para começarmos a entender alguns dos hábitos e pontos de vista femininos. Eu, por exemplo, sempre tive curiosidade de saber porque é que elas vão sempre em grupo às casas-de-banho, nos restaurantes, bares e discotecas. A blogosfera é o campo ideal para finalmente conseguirmos compreender este tipo de mistérios e para, após um estudo intensivo, finalmente podermos delinear uma estratégia eficaz para invertermos a tendência das últimas décadas, e recuperarmos [pelo menos] alguns dos nossos Direitos Naturais. Meus amigos, se continuarmos a perder os nossos Direitos a este ritmo, não nos podemos admirar de num futuro próximo não existir sequer género feminino para expressões como cozinheiro, empregado-doméstico, ou mesmo… pai. É assustador não é?

Outra coisa que devemos ter muitíssimo cuidado na blogosfera é com os comentários que elas deixam nos nossos posts. É que com frequência esses comentários trazerem água no bico, e se não nos pomos a pau e não pensarmos muito bem no que vamos dizer, quando damos conta já o post é delas e nós é que andamos a comentar o que elas dizem... mais ou menos o que nos fazem as nossas queridas esposas, às nossas contas bancárias e aos nossos escassos bens pessoais, quando nos casamos. Mais grave é se as comentadoras pertencem ao perigosíssimo “género feminino ambicioso”, então, podemos mesmo correr o risco de perder todo o nosso blogue por completo... mais ou menos o que acontece nos divórcios.

Como dá para entender perfeitamente, e ao contrário do que se veicula por ai, muito pior do que os comentários anónimos, são os comentários no feminino. Tenham cuidado! Tenham muito cuidado. Quem vos avisa vosso amigo é…

PS. Acabei de conhecer [há minutos] através da Miss Pearls outro blogue no feminino bastante interessante e que ainda não conhecia, o Sociedade Anónima. Elas "andem" aí...

-------------------------

Homem não chora (Especial de Natal) - 26/12/2005
Homem não chora - 19/12/2005
Homem não chora - 12/12/2005
Partilhar

19 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Então não tens muito com que te preocupar André, ultimamente, e pelo que tenho observado, estás bastante bem visto nos blogues femininos. :)

Mas numa coisa tens razão, elas têm blogues engraçados e divertidos, um pouco como vocês aqui no GR. Será que estás a aprender com elas e afinal és um convertido? ;)

terça-feira, janeiro 03, 2006 12:25:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Essa do irem todas junta para o WC é realmente um dos mistérios mais misteriosos do planeta. Se conseguires descobrir até és capaz de ganhar um prémio Nobel. ;)

terça-feira, janeiro 03, 2006 12:31:00 da manhã  
Blogger rui said...

"divertidos, intimistas, descomplexados e [até] inteligentes." é o tipo de passagem que (até) te poderá trazer problemas com bloggers femininas inteligentes caso leiam o post.

terça-feira, janeiro 03, 2006 1:13:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Realmente poderia trazer alguns problemas, caso não tivesse um rasgado smille a seguir à frase. :)

terça-feira, janeiro 03, 2006 1:22:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Pois "andem" e ainda vou pensar se vou começar a dizer (ou não) mal de ti. ;)

terça-feira, janeiro 03, 2006 1:38:00 da manhã  
Blogger Dinada said...

Caro André,

Não pude deixar de sorrir ao ler este teu poste, como calcularás. Tu e as tuas perplexidades dão um toque 'feminino' ao Geração Rasca (e isto é, obviamente, um elogio :D)!

Não posso deixar de te recomendar outras blogueiras que, tenho a certeza, te ensinarão ainda mais sobre este género enigmático: o nosso. A saber:

A Vieira do Mar, do Controversa Maresia

http://controversamaresia.blogspot.com/

A Inha

http://bloginha.blogspot.com/

A Rosário do Impressões e Intimidades

http://impressoeseintimidades.blogspot.com/

A Ana, do Blogantes

http://blogantes.blogspot.com/

Cada uma no seu estilo, vão fazer-te (ainda mais :D) fã da escrita no feminino!

(se já os conheceres, melhor...)

terça-feira, janeiro 03, 2006 9:09:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Bem… agradeço muito todos os vossos comentários mas [não vá o diabo tecê-las] gostaria de deixar bem claro que estes meus posts pretendem ser uma paródia ao machismo periclitante muito em voga na nossa sociedade.

Como já previa, alguns dos comentários no feminino a esta minha rubrica dão-me arrepios na espinha. Como o sub-reptício “aviso” da sonya, o evidente aviso de uma anónima, e … aquele sorriso da Miss Pearls pode significar tanta coisa que já não sei se vou conseguir dormir descansado esta noite. ;)

Aproveito também para agradecer à Dinada [o primeiro blogue no feminino que conheci] os endereços de outros blogues no feminino.

Gostaria muito que me deixassem de “assustar” com comentários do tipo… que tenho um toque feminino, porque EU SOU MUITO HOMEM! ;)

terça-feira, janeiro 03, 2006 12:58:00 da tarde  
Blogger Carlota said...

Este post não põe em causa a tua masculinidade. Antes pelo contrário. Pelo menos perante as leitoras. Já quanto aos leitores, leia-se homens, tenho algumas dúvidas...
De facto, acho que te um post deste género te torna interessante. E isto porque não tenho a mínima pachorra para aqueles bloggers masculinos que a única coisa que fazem é levar-se muito a sério, que estão sempre muito certos das suas opiniões e que, tanto lá no fundo como bem à superfície, são uns chatos de morte.
É certo que deste aqui umas no cravo e outras na ferradura, mas dou-te o benefício da dúvida :)
Antes de me ir embora, gostava contudo de te alertar para o perigo das generalizações. Isto porque nunca percebi esse mito de as mulheres irem juntas à casa de banho... Nunca fiz parte desse movimento. Mas se calhar é porque também nunca tive muita queda para partilhar essas coisas de mulheres, se é que elas existem.
Uma coisa, porém, é certa: as melhores mulheres estão na blogosfera (embora não sendo todas boas). E não têm (só) baby-blogs!

terça-feira, janeiro 03, 2006 1:34:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Cara Carlota,

Fico bastante grato por “saíres” em defesa da minha masculinidade, e por [apesar de tudo] ainda me dares o beneficio da dúvida. ;)

Além de ter plena consciência do perigo das generalizações, também reconheço que estas abstracções só são plausíveis no mundo ficcional. Contudo, decerto compreendes, que num post com este objecto, as generalizações são imprescindíveis para criar uma certa fricção e para a “coisa” ter alguma graça. Caso contrário este post não passaria de uma Coca-Cola sem gelo e limão, ou de um Gin sem água tónica. Mesmo assim, não faltará quem note a falta de gelo e limão no Gin, ou de Rum na Coca-Cola.

Pelo que me tem sido possível constatar, existem na blogosfera muitas pessoas [mulheres e homens] com ideias interessantes e originais e parece-me evidente [aqui aparentemente discordamos] que existem realmente algumas diferenças [transpostas porventura do mundo real] na forma de estar dos dois sexos na blogosfera: as blogueiras são usualmente mais divertidas, descontraídas e utilizam um tom bastante mais intimistas nos seus posts que os blogueiros. Mas como em tudo, e como já frisaste no teu simpático comentário, não existem regras sem excepções.

terça-feira, janeiro 03, 2006 4:50:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Óptimo! Agora que já teve consolo, podemos voltar a "assustar" o menino! Homem que não chora não lê blogs intimistas e tão pouco reconhece poder aprender alguma coisa que venha do feminino. Não fosse a referência à sobrevivência masculina no meio do "complicadíssimo código verbal feminino" e serias um caso perdido! =)

Agora, e sem, de modo algum, querer tomar conta do post ;) deixo a melhor justificação que já ouvi sobre as míticas idas em grupo à casa de banho feminina:

Matemática! Vão discutir Matemática, teoremas e demonstrações e problemas em aberto! Como é óbvio não seria conversa que pudesse ser acompanhada por um homem ;), logo a casa de banho feminina é o melhor local! Isso explica também o exagero de tempo que se passa lá dentro!

[Era qualquer coisa deste género no "Bidé: Leituras de Casa de Banho".]

terça-feira, janeiro 03, 2006 11:19:00 da tarde  
Blogger André Carvalho said...

Cara Cristina,

Olha que eu, para além de não chorar [os olhos "embaciados" não contam pois não?], também não me assusto facilmente… embora me veja forçado a confessar que abano um bocado quando sou confrontado com o vosso complicadíssimo código verbal. ;)

Nós ficamos [acho que posso falar no plural] eternamente gratos pela tua explicação sobre as misteriosas razões ocultas [até hoje] das vossas já famosas idas em grupo às casas de banho. Realmente, tem alguma lógica… já tinha reparado que as mulheres precisam sempre de [muita] ajuda e de [muito] tempo para resolverem os seus “problemas”. Mas tenho uma dúvida… quando vocês se juntam todas o “problema” não tende a agravar-se? ;) Pois… bem me parecia. Se me permites a intromissão, e apesar de eu ser um "mero" homem… acho que a melhor forma de resolverem de vez esses “teoremas” e “problemas em aberto” passará, necessariamente, pela instalação de computadores portáteis ou simples máquinas de calcular, nas casas de banho femininas. ;)

quarta-feira, janeiro 04, 2006 2:06:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

So mais uma achega para a discussao.

O sexo e natural (nao aconselhado a pessoas demasiado sensiveis)

e ainda (esta aqui e um bocado subtil):

O mundo perfeito

quarta-feira, janeiro 04, 2006 2:32:00 da tarde  
Blogger sabine said...

André: tudo o que eu tinha para comentar já foi dito por outras mulheres aqui. Portanto, resta-me acrescentar duas coisas:
O meu blogue é feminino porque eu sou uma mulher. Não acredito em tipologias de género/sexo na escrita e não gosto de "baby-blogues".
Entre os meus blogues favoritos está o "Sociedade Anónima" (já referido por ti) e este:
http://www.cafedesconcerto.blogspot.com/
Também queria agradecer à Dinarta e ao Luis as sugestões de blogues (vou já exolorá-los!).

quarta-feira, janeiro 04, 2006 7:39:00 da tarde  
Blogger Sílvia said...

Nada mais a acrescentar ao que foi dito nos comentários anteriores, uma vez que as restantes comentaristas já disseram tudo. Deixei apenas um pequeno comentário a este post no meu blog, para retribuir a simpatia ;oP

quarta-feira, janeiro 04, 2006 8:01:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Obrigadam dinada, pela referência ao meu "maresia".. é que eu, sentindo-me miseravelmente excluída da "lista", vinha cá repor a verdade, sem o mínimo falso pudor e o maior dos descaramentos. :):):)

Cunprimentos, André.

quinta-feira, janeiro 05, 2006 12:12:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Filipe:

Quanto ao mundo perfeito aquilo de um ponto de vista literario e' do melhor. (Tenham e' cuidado com as cartas de amor que escrevem 'a Isabelinha ...)

Quanto ao "sexo e' natural" ja percebi que todos ficaram chocados e carregaram logo no cancel.

(Eu ja me tinha perguntado como aquilo se faz, aquilo e' um pequeno codigo em Java, que esta mesmo no fim do codigo da pagina. Tem ar de ser relativamente facil de adaptar ...)

Outro blogue feminino de que gosto muito e' o blogue de uma loura.

quinta-feira, janeiro 05, 2006 12:02:00 da tarde  
Blogger André Carvalho said...

Cara Vieira do Mar,

A justiça será feita... a seu tempo. Não perde pela demora. ;)

Ó Luís... pareces-me um entendido na matéria. ;)

Caro Filipe, Alice Cooper? Only Women Bleed? Excelente tema, mas bastante antigo para o ter conseguido arranjar. Entretanto coloquei um vídeo dos Guns N'Roses, o Don't Cry... porque são uns seguidores do Alice Cooper e porque o tema vai na mesma linha. :)

quinta-feira, janeiro 05, 2006 10:40:00 da tarde  
Blogger André Carvalho said...

Desculpa Filipe... arranjei um vídeo melhor dos Guns N'Roses com um dos meus temas preferidos: Since I Don't Have You.

Vou mudar de música ;)

quinta-feira, janeiro 05, 2006 10:44:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Filipe:

Atendendo 'a natureza daquele blog eu diria que aquilo nao precisa de chamativos ...

Andre:

Aqui vai mais um exemplar (a descontraccao em pessoa e no feminino) minhoca no pais das salsichas

sexta-feira, janeiro 06, 2006 5:40:00 da manhã  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial