sexta-feira, novembro 18, 2005

Assuntos pendentes V 2.0

Porque faz todo o sentido, recupero o título de um post recente do Filipe Alves Moreira, na tentativa de tentar saldar algumas “dívidas” internas que tenho com a equipa do «Geração Rasca» (GR).

Na minha suspeita opinião, a generalidade dos posts que vêem sendo escritos no «GR» pelo Filipe, o Pedro, o Bruno e o Tiago são, simplesmente, geniais. De uma maneira ou de outra, acabam por me “tocar”: ou pela originalidade das suas visões pessoais de alguns fenómenos políticos, sociais ou culturais da vida quotidiana nacional e internacional; ou pela forma polémica como tratam certas questões, per si , já controversas; ou ainda, pela simples configuração expressiva de cariz individual com que enchem os seus textos.

Também eu me sinto como o Filipe Alves Moreia, quando nos confessou – recuperando uma expressão de Ângelo Correia – que se sente cada vez mais do extremo-centro. Esta ideia de extremo-centro tem muito que se lhe diga e com toda a certeza, passará também a ser mais vezes utilizada por mim.

Também eu, como o Filipe, venho apoiando os traços gerais da estratégia norte-americana para o médio oriente e noutros pontos do globo, contudo, apesar disso, não gosto de guerras, não gosto do Bush, e não gosto de muita coisa. O problema é que eu não gosto mesmo do anti-americanismo, do anti-semitismo, do anti-islamismo, do anti-cristianismo, ou do anti-cavaquismo. Nunca gostei de filosofias e políticas que se baseiam no ódio ou no preconceito. Contudo, se me choca os norte-americanos utilizarem fósforo branco no Iraque, não me choca - mesmo nada - um ministro francês chamar pelo verdadeiro nome, os bois.

Também eu, como o Filipe, consigo distinguir os homens da sua obra.

Quanto ao, muitíssimo politicamente incorrecto, post do Pedro Oliveira , «Post mortem», pouca coisa há dizer, pois até me faltou o ar quando li o que escreveu. Muita coisa poderia ser dita sobre o assunto, mas o Pedro atacou o problema de frente e com uma simplicidade atroz. Discordo porventura da extrapolação da expressão intifada, com que o Pedro Oliveira disse concordar parcialmente. Na minha visão dos acontecimentos, o conceito de intifada não se pode aplicar de forma alguma aos puros actos de hooliganismo perpetuados por grupos de marginais, que não mostram qualquer respeito pelo país que, mal ou bem, os acolheu. Se em terras gaulesas existe um povo invasor e outro ocupado, neste caso, e mais uma vez, a França foi ocupada, mas resiste.

Os posts do Bruno Ferreira transbordam de adrenalina. Desde que li os primeiros textos dele que fiquei fã. Achei, desde o início, que o Bruno encaixaria que nem uma luva no «GR», e não me enganei. E porque «Portugal repete-se» mas há coisas que merecem ser revistas, espero que alguns dos seus posts venham a ser republicados no «GR» lá mais para a frente.

Sou daquelas pessoas que gosto sempre de ir votar. Sem religiosidades, gosto de colocar sempre uma cruzinha direitinha num quadradinho. Umas vezes no quadradinho mais acima, outras vezes, no mais abaixo, mas escrevinhar sempre uma cruzinha num qualquer quadradinho do boletim de voto. Contudo, após ler este texto do Bruno, fiquei com uma vontade imensa de experimentar um novo tipo de voto. O tal de «irmão vândalo» do voto em branco. ;)

O meu amigo Tiago já o conheço, faz uns aninhos. É uma personagem especial. Tem um talento imenso, mas teima… teima!

O Tiago é um provocador, um poeta do bate e foge… nunca fugindo para muito longe. Sempre que o vejo, «nunca chego a dizer uma frase completa. Falo de mim para mim, não mais do que “olha o gajo” ou “lá vai ele”». O talento «é uma merda. Não acreditar também. Mas feio é fumar». Espero bem que chova no dia das eleições presidenciais. Mas se fizer sol, também é igual. :)
Partilhar

7 Comments:

Blogger sabine said...

Revejo-me em mutas dessas ideias, mas não em todas.

sexta-feira, novembro 18, 2005 8:00:00 da tarde  
Blogger BMFB said...

faço minhas as palavras do filipe...
estou a ter uma experiência criativa muito rejuvenescedora muito graças a esta casa de pensadores. uma verdadeira tertúlia. Malta que pensa com qualidade e de uma maneira uníca.
e ultimamente estamos a ter o que parece, um momento de palmadinhas nas costas ums dos outros de auto congratulação e não só. e este momento de euforia e concretização pessoal por algo que nós forjamos com as nossas próprias "mãos" é para recordar mais tarde e sem dúvida para repetir.
Agora, imaginem alguem ser convidado a participar no meio de um momento como estes, como eu fui! Demais!!
:))))
ps.: o pessoal que comenta tambem larga com cada bomba... ah pois é! eles tambem merecem uma palmadinha nas costas!

sexta-feira, novembro 18, 2005 10:46:00 da tarde  
Blogger BMFB said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

sexta-feira, novembro 18, 2005 10:46:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O meu marido diz que ando com os opiniões políticas muito estranhas. Será de andar a ler os vossos artigos? :)

sábado, novembro 19, 2005 5:32:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Vocês até nestas coisas são malucos. Então põem-se a discutir estas coisas em público? Vocês são marados de todo. ;)

sábado, novembro 19, 2005 5:39:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Cada dia fico mais baralhado. Já não sei se vocês são de extrema-direita, de extrema-esquerda, ou de extrema centro. São é de extrema qualquer coisa. :)

sábado, novembro 19, 2005 11:00:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Best regards from NY! virginia-beach models Cox 2 bextra diets pills best review arthritis+ny+pain+relief 2004 eliminating weight gain neurontin refinance fha http://www.slime-basketball-8.info/Jacuzzi_bathtubs.html Buy percocet online without prescription or dr Rate making variables in property and casualty insurance quote+car+insurance http://www.photo-peugeot-206-bleu-turquoise.info/yasmin-generic.html kansas auto insurance rate 1998 suzuki sidekick reviews 4 door Clomid decreasing fertility Mortgage mortgage refinance mortgage refinance mortgage Medicare pay obese lose weight Single disc dvd players automobile insurance providers Ultram pharmacy on line fioricet

terça-feira, fevereiro 06, 2007 2:00:00 da manhã  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial