quinta-feira, outubro 15, 2009

um quadrado e uma cruz...

... não pode ser assim tão complicado!

Assembleia de Apuramento Geral de Resultados - nome pomposo que me tem ocupado nos últimos dois dias, prolongando-se ainda por amanhã. Basicamente, verificam-se as actas, reunem-se os números e... analisam-se os votos considerados nulos.

Eu sei que o voto nulo pode ser uma manifestação de intenção, de falta dela, um protesto, uma mensagem,... Eu sei isso tudo. Mas a par dos votos cruzados, riscados ou escritos, há também as bolas em torno do partido, as rodas dentro ou fora do quadrado, as cruzes ao lado do quadrado... Isto não são votos de protesto, não são votos nulos em consciência... são votos de ignorância.

Um quadrado e uma cruz... Não pode ser assim tão complicado!

Desculpem lá, mas é a primeira vez que me passam pela frente dezenas e dezenas de vontades políticas devidamente identificadas, mas que não são tidas em conta porque o eleitor não soube fazer uma cruz dentro de um quadrado.

Eu percebo que a nossa escolarização ainda não seja a desejada, que o analfabetismo ainda possa ser significativo, que popularidade da Geometria deixe muito a desejar. Mas... um quadrado e uma cruz?!... Não pode ser assim tão complicado!

Sugiro que nas próximas campanhas de sensibilização eleitoral o quadrado e a cruz, em vez de meros figurantes de anúncios publicitários, sejam explicitamente apresentados a toda a gente. Ponha-se o Goucha a brincar às cruzes com as tias, o Jorge Gabriel a mostrar quadrados às avós e promova-se uma tertúlia entre todos com a Fátima Lopes. Faça-se qualquer coisa!

... não pode ser assim tão complicado!

Etiquetas: ,

Partilhar

2 Comments:

Blogger VeraC said...

Muito interessante esta tua constatação. Muito interessante mesmo. Resta saber as reais motivações destas transgressões, a ignorância pode ser uma perspectiva válida (ou não).

quinta-feira, outubro 15, 2009 8:32:00 da manhã  
Blogger Unknown said...

ou ate mesmo, falta de visão, pressa, etc; qtos desses votos serão mesmo protesto?! Tita

quarta-feira, outubro 21, 2009 2:53:00 da tarde  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial