quarta-feira, agosto 13, 2008

Coisas para se discutirem lá mais para Setembro

As políticas têm de se adaptar ao país que pretendem servir. Não são os países que têm de se moldar às políticas. Não duvido que Pedro Passos Coelho será um dia um bom dirigente do PSD, mas por enquanto ainda tem de gizar o seu programa liberal por forma a que ele encaixe num país com dois milhões de pobres, sendo esta população essencialmente constituída por idosos que já não poderão beneficiar de um programa com essa ideologia. Confesso que as ideias bem arrumadas, a comunicação ágil e a boa estrutura do programa me surpreenderam. Mas falta algo.
Os políticos têm de se adaptar às sociedades. Não são as sociedades que se têm de moldar aos políticos. Manuela Ferreira Leite tem de ter o seu tempo. E tem toda a razão em dizer que quem deve apresentar soluções é o Governo em exercício. Mas era bom que em Setembro, no limite, dissesse o que pretende fazer de diferente. E, uma vez mais o mesmo problema, era bom que percebesse que por vezes o balancete é menos importante que a sociedade que pretende governar. Ou seja, que tome rapidamente a consciência que lidera um partido social-democrata no tal país dos dois milhões de pobres e do meio milhão de desempregados. Tem atrás de si, ao contrário do querem fazer crer, obra feita nas Finanças e, a nível profissional, um currículo de fazer inveja. Mas falta algo.
Cavaco Silva foi o mais liberal na economia e, nas contas, o mais rigoroso PM que tivemos desde o 25 de Abril. Porém, isso não lhe impediu de tomar uma medida anti-liberal e nada de acordo com as restrições financeiras que o OE lhe impunha: introduziu o subsídio de Férias e de Natal para os pensionistas. Quando em Julho receberam a dobrar, poucos terão sido aqueles que se lembraram que esta foi uma medida que actual PR implementou. Mas que é representativa daquilo que falta a Pedro Passos Coelho e a Manuela Ferreira Leite: a noção de País e de Sociedade que Cavaco tinha e tem de Portugal.

Etiquetas: , , ,

Partilhar

1 Comments:

Blogger Freire de Andrade said...

Bem observado. Deve ser difícil dizer melhor em poucas palavras.

quinta-feira, agosto 14, 2008 12:07:00 da manhã  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial