quarta-feira, julho 30, 2008

Mariza no Portugal Profundo

Já há algum tempo que não assistia a um concerto (olá Cristina!).

A música sempre fez parte da minha vida, sempre senti curiosidade (na adolescência mais que agora, o tempo é outro) em saber quem anda a fazer o quê, postura essencial para nos mantermos actualizados seja em que domínio for.

Há dias surgiu um convite irresistível para assistir a um concerto de Mariza, no âmbito da tournée Terra, patrocinada pela Caixa Geral de Depósitos, e lá fui eu.

Notas sobre o concerto:

- se os números da organização forem verdadeiros encontravam-se no recinto 60.000 pessoas;

- a Mariza que eu vi era uma formiga bem acompanhada e arranjada;

- as pessoas que me rodeavam? Lisboetas que estavam de férias na província, entre outros, e uma adolescente algo irritante que levou grande parte do concerto a tecer considerações altamente “qualificadas” acerca da actividade fadista.

- o alinhamento musical da tourné privilegiou essencialmente músicas mais antigas.

- destacaram-se os temas: “Nem às paredes confesso” (com o público a acompanhar); “Ó Gente na Minha Terra” (a cantar no meio do público); “Rosa Branca” (acompanhamento do público); “Barco Negro” (extraordinária), “Diga lá ó Senhor Vinho”, “Feira de Castro” (ambas um exercício de alegria e vivacidade).

- nota negativa: o exagero do timbre no “Fado Primavera”. Os ahhhhs intermináveis pretendem revelar perícia vocal, mas tornam-se maçadores.

- Mariza aprendeu com Amália que um artista para ser verdadeiramente popular precisa de cantar para o povo profundo, daí que o folclore deva fazer parte do alinhamento (Feira de Castro e Diga lá ó senhor vinho – lá estavam). Talvez a razão de ser da sua popularidade também resida nesta postura, mas também porque é das poucas fadistas da nova geração cuja digressão contempla as feiras comerciais/industriais do país.

Já há muito tempo que não estava cerca de uma hora e meia a ouvir alguém cantar, no meio de tanta gente e com tanto gosto.

Pelo facto de me teres seduzido a sair do casulo: Bem-hajas Mariza!

Etiquetas: , ,

Partilhar

1 Comments:

Blogger cristina said...

Olá, Vera.
Estas a ver que felizes seríamos todos se vocês ligassem ao que eu digo! =) Já só te falta dançar...

quarta-feira, julho 30, 2008 1:32:00 da tarde  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial