terça-feira, junho 10, 2008

dia de...

Estava eu à procura de inspiração para falar do Dia de hoje - para além da raça do nosso presidente - quando, momentos antes da minha fantástica ligação internética falhar, fazendo o cruzamento de palavras como Portugal e Camões, achei umas referências a Agostinho da Silva... O Quinto Império do Poeta afincadamente defendido pelo pensador... Remexi mais umas coisas e ainda da boca de Agostinho da Silva ouvi...

Que todo o mundo seja Portugal!

Hummm... Acho que o post de hoje vai por aqui... Entretanto, o computador sem ligação deixa de ser útil, por isso, levanto-me em busca de «Agostinho da Silva - A última conversa»... Folheio, fazendo uma leitura diagonal...
Os Portugueses pensavam o seguinte: quero lá saber se o Camões coxeava de um lado ou não, se roubou ou não roubou as mulheres dos amigos, se enjoava a bordo ou não enjoava! O que eu quero é ler os seus sonetos, não é assim, porque o resto tanto me faz. Se o homem tinha os olhos de uma cor ou de outra, era indiferente, porque o importante era que aqueles sonetos eram os dos Lusíadas, não é assim?
Pronto, vou falar de Camões nas palavras de Agostinho! Viro a página e leio:
Eu acredito na ideia de Vieira. O Padre António Vieira, quando andava no seminário, contrariando os professores, tinha lido nos Lusíadas o Canto IX, o da «ilha dos Amores», que os professores proibiam nesse tempo, como alás ainda era proibido aos meninos até há pouco. Vieira leu tudo aquilo e disse: este Camões é de raça!

Desisto... parece que hoje estamos condenados a falar todos no mesmo...

Etiquetas: , ,

Partilhar