sábado, janeiro 26, 2008

kusturica and the no smoking orchestra

Coliseu esgotado. Em palco 11 músicos: teclas, bateria, precursões, tuba, acordeão, saxofone, violino, guitarra baixo, duas guitarras e voz. Ao segundo ou terceiro tema, Kusturica anuncia: «Isto foi apenas para verem que nós também sabemos tocar música.» Daí para a frente seria apenas pop-rock, energia, diversão, animação esfusiante. Pulos, saltos e palmas... impossível ficar parado.

O vocalista desce do palco e (literalmente!) trepa à tribuna; um passeio em equilíbrio pelo parapeito; um passinho de dança com a senhora embasbacada da primeira fila; um salto de novo para a plateia; novo passinho de dança, mais umas deambulações e o regresso ao palco. No palco há cumplicidades, companheirismo e diversão contagiante. Um violino tocado em mil e uma posições. Uma guitarra luminosa girando no escuro. Mini coreografias encenadas. Uma Juliet escolhida do público sobe ao palco para ser rodeada pelos não-Romeo's. Um despique entre um violino e uma guitarra eléctrica sob um arco gigante segurado por duas meninas do público.

- Preparados?...
- Siiiim!!!
- Preparados?
- Siiiim!!!
- Preparados para uma revolução?
- Siiiiiiiiiiiiiiiiiiim!!!
- Então eu volto cá para a semana e tratamos disso, agora vamos ao rock!

E foi Emir Kusturica and The No Smoking Orchestra... de calças de ganga, t-shirts, fatos de treino, fato-macaco e... um saxofonista sexy... - a sua trupe de ciganos-fake armados em rockers e fazer uma festa... maior... - ontem à noite, no Coliseu do Porto.

[E por falar em No Smoking... com ou sem a perseguição da ASAE, é pedir muito que se cumpra isso na plateia de uma sala de espectáculo fechada?!...]

imagem

Etiquetas: , ,

Partilhar

4 Comments:

Blogger Leonor Barros said...

O Kusturica é uma ganda maluco. Só conheço a música dos filmes.

sábado, janeiro 26, 2008 8:22:00 da tarde  
Blogger Sinapse said...

Deve ter sido espectacular!!!

Conheces Squirrel Nut Zippers? descobri-os só há pouco tempo ... e, de certa forma, lembraram-me Kusturica.

segunda-feira, janeiro 28, 2008 5:51:00 da tarde  
Blogger cristina said...

leonor:
Ele tem fama disso mesmo, de ser um "ganda maluco". E, pelo que percebi, a música dos filmes é precisamente o grosso do seu reportório. Tenho de confessar que, para além de um ou dois filmes, esta foi a primeira vez que ouvi o senhor...

sinapse:
Como disse acima, foi a primeira vez que vi Kusturica. Não morro de amores pelos arranjos pop/rock, mas uma vez não são vezes e a noite valeu a pena! :)
Não, não conheço Squirrel Nut Zippers... Mas fui espreitar... Parece-me uma coisa mais na onda do jazz e anos 20 - que dá uma espécie de Kusturica em câmara lenta ou numa daquela de mostrar que também sabe tocar música :) Mas percebo o que dizes: é a mistura de sons alegre e animada!

segunda-feira, janeiro 28, 2008 7:26:00 da tarde  
Anonymous xana said...

queria tento ter ido.....

terça-feira, janeiro 29, 2008 5:48:00 da tarde  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

Voltar à Página Inicial