domingo, janeiro 27, 2008

'bora lá desestabilizar o balneário, yô!

Valete é um músico português na área do hip-hop / rap. Neste meio, destaca-se dos restantes pelo cunho político das suas mensagens, pelas preocupações sociais que teima em não esquecer, mesmo quando outros se vão deixando contagiar pela onda comercial. Usa uma linguagem corrente próxima da oralidade da juventude actual, assume que gosta de testar os limites da liberdade de expressão e é, habitualmente, respeitado pela seriedade temática do seu trabalho.

Ora, na 6a feira, Valete foi convidado das "Manhãs da 3" (da Antena3). «Baza correr com o Paulo Bento» era o tema da conversa quando liguei o rádio - uma música gravada pelo artista após o jogo com a Académica, disponibilizada no MySpace do músico e que, pelos vistos, está a suscitar as mais diversas opiniões.

Em resumo, Valete, que se assume claramente sportinguista, faz uma (?pseudo-)análise ao plantel e táctica utilizados pelo "seu" treinador e vai concluindo que muita coisa vai mal no reino do Leão, sendo a culpa de... Paulo Bento. Portanto... Baza Correr com o Paulo Bento!

Não é a primeira vez que o músico grava em cima do acontecimento e divulga via internet. Mas, nunca, uma criação destas havia tido tanto eco - o tema futebol vem habitualmente com megafone incorporado. Esta não é uma música de álbum, é apenas uma quasi-brincadeira em tom de desabafo. Diz que apenas deu voz pública a conversas de café e comentários de bancada, que, sinceramente, esperava que pudessem chegar aos ouvidos do treinador. Surgiram reacções divertidas nas mais diversas cores futebolísticas (incluíndo das riscas verdes e brancas), mas também apareceram alguns sportinguistas bastante indignados/irritados, e ainda alguns fãs da obra do músico desapontados pela... futilidade do tema... Os insultos ao músico não tardaram a aparecer. Pelos vistos, os jornalistas já confrontaram Paulo Bento com a música... tendo-se este escusado a comentar, por não lhe merecer importância.

Ora, não sendo eu sportinguista, o estilo de jogo do Paulo Bento - como devem perceber ;) - não me está a incomodar minimamente e não pude deixar de achar piada a esta música, que, note-se, pela mão do músico, foi apenas disponibilizada no seu myspace. Não acho que tenha sido ultrapassada a barreira da liberdade de expressão, e, de facto, apenas põe uma batida por trás do que já têm dito. Pronto, o registo de linguagem não é o mesmo e é um bocadinho insultuoso... mas não é insulto gratuito, o músico procura justificar a sua posição. Não transcrevo a letra, mas acho que merece não passar em branco - podem lê-la também no MySpace do músico. Assim, e em dia de jogo ?grande?, partilho este tema convosco, numa de 'bora lá desestabilizar o balneário, yô!

Etiquetas: , ,

Partilhar