sexta-feira, dezembro 21, 2007

Novembro

A característica mais difícil de conseguir quando se compõe música de fusão é a coerência. Não se pode estar a ouvir uma canção neste estilo e ouvir distintamente cada um dos géneros: tem de ter um só corpo - por isso se chama de fusão. Estas composições têm o cariz de aproximar os modernos da música tradicional e os conservadores da música liberal (não, não estamos a falar de política). Quando a coerência não se alcança, parece que estamos a ouvir uma banda com graves problemas psicológicos ao nível da dupla personalidade ou, eufemisticamente, os instrumentos parecem estar colados com cuspo à canção.

Os «Novembro» são um novo grupo de fusão de música portuguesa com a pop/rock. Apadrinhados por Rodrigo Leão, vão lançar o seu álbum de estreia em Janeiro e, pelo single que se vai ouvindo aí pelas rádios, Solidão a Dois, parecem ser um dos projectos mais arrojados, bem feitos e prometedores para 2008. O cantar cheio de melancolia, os trinados da guitarra portuguesa e a bateria que vai buscar o ritmo à percussão lusa, formam um magnífico par com as guitarras acústicas em distorção, os samples e a estrutura pop do tema. E, claro, como acima disse, neste género musical, a coerência e a consistência do som é a prova da qualidade ou não do trabalho. E, em relação aos «Novembro», só posso dizer que tudo aquilo faz sentido.

Etiquetas: ,

Partilhar

4 Comments:

Blogger recepcionista said...

De toda a equipa da Pensão Viseu, para toda a equipa do Geração Rasca, um Natal cheio de Paz e um próspero Ano Novo.

sexta-feira, dezembro 21, 2007 9:02:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

os meus votos sinceros de um feliz natal a toda a equipa da geração.

sexta-feira, dezembro 21, 2007 11:51:00 da manhã  
Blogger cristina said...

E viva a "casa portuguesa"! :)

Fui espreitar... Eu confesso que tenho uma dificuldade em ouvir coisas novas sem as associar a alguma coisa que eu já conheça... Mas isto não é nenhum desmerecimento em relação aos novos que chegam - principalmente quando me agrada o "termo de comparação". E este Novembro soa-me indiscutivelmente a António Variações. Venham mais músicas para descobrir o projecto por si mesmo!

sábado, dezembro 22, 2007 7:36:00 da tarde  
Blogger Desambientado said...

Há brilho nos pinheiros,
Como candeeiros,
Para imitar as estrelas,
As cores não são delas:
São escapadelas,
Fugazes e belas.
Que tragam:
Um Feliz Natal
Descomunal…

Félix

sábado, dezembro 22, 2007 8:43:00 da tarde  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial