segunda-feira, dezembro 03, 2007

Continuamos a dar-lhe música

Para não perder a toada musical que os últimos post´s encerram, continuemos no mesmo ritmo. Enquanto a Cristina via e ouvia Jorge Palma, estava eu do outro lado do rio Douro a assistir ao concerto de Peter Murphy. A primeira pergunta que me ocorreu foi: quem teve a infeliz ideia de colocar um músico profissional dentro de um pavilhão desportivo? Parecem não saber que existe um conceito denominado acústica. Se esta não tiver a qualidade suficiente, então estamos duas horas a assistir a um concerto em que parece que os músicos estão desafinados. Foi mais ou menos o que se passou. Depois, Peter Murphy: esteve um pouco em baixo de forma: não só o factor idade não perdoa, mas também o facto de este ser um concerto único na Europa, e que não foi feito no meio de uma digressão, mas sim fruto de uma interrupção nas gravações do novo álbum dos Bauhaus contribuiram para o facto.
A despeito destas duas contrariedades, o concerto foi excelente, porque funcionou essa capacidade científica chamada «calo». Porque, meus amigos, quem tem calo sabe fazer um grande concerto, mesmo com uma acústica péssima e mesmo não estando em forma: sabe agarrar uma audiência, sabe levar o público a pedir por quatro vezes encore, sabe fazer um concerto em crescendo, sabe pôr cinco mil pessoas a cantar as letras que escreveu e sabe ser auto irónico quando um verso é esquecido ou cantado antes do tempo. Fiquem então com Mr. Peter «Calo» Murphy, com Cuts You Up:

Etiquetas: , , ,

Partilhar

5 Comments:

Blogger cjt said...

Mas foi um pouco como voltar ao Infante sagres ou ao Académico, não achas?
E, apesar de tudo - da acústica, da idade que não perdoa, dos "coros" lá mais para o final, de uma das músicas mais aplaudidas ser dos NIN, etc. - valeu bem a pena!
De registar o guitarrista. Mui bueno! Aliás, uma das curiosidades foi a de o PM trazer uma formação mínima e, desde logo - ainda sem o playback - debitar som por não sei quantas bandas de metal...
A rever, um destes dias.

Abraço,~
C.

segunda-feira, dezembro 03, 2007 3:18:00 da tarde  
Blogger cristina said...

Gaia é uma naçom! :D

Pois foi. Eu vi os cartazes espalhados pela cidade e também achei muito estranho ser no pavilhão municipal..

segunda-feira, dezembro 03, 2007 9:22:00 da tarde  
Blogger Sinapse said...

Também gosto!

terça-feira, dezembro 04, 2007 4:59:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ja não é o primeiro concerto nesse local-Xutos num passado recent, palpita-me q haja um Lobbie. Há q rendibilizar, pena q a acústica saia beliscada.

quarta-feira, dezembro 05, 2007 1:59:00 da manhã  
Blogger Carlos Malmoro said...

?,
Foi um grande concerto, de facto. Pena foi a acústica. Bastava uma melhor sala para ser um concerto dez vezes melhor. Mas acho que os organizadores do evento estiveram mais preocupados em encher os bolsos. ;)
Abraço

Cristina,
Obrigado pela emenda :). O teu estranhamento deve ser compreendido à luz da maximização do lucro ;)
Beijocas

Sinapse,
É um senhor, este Peter Murphy ;)

Beijocas

Manuela,
Não penso que haja um lobbie. Penso apenas que quem organiza o concerto sabe que um pavilhão multiusos é mais barato do que uma sala com a acústica adequada. Se ele nunca mais voltar a por cá os pés já sabemos a razão.
Cumprimentos

quinta-feira, dezembro 06, 2007 12:00:00 da manhã  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial