sexta-feira, dezembro 14, 2007

Clã na Casa da Música

Estive na Casa da Música para ver Clã mais uma... de muitas vezes! Lindo! Foi engraçada a transformação do "Cintura" de bolso da FNAC para a mega "Cintura" da Casa da Música. Em palco a Casa apresentava um cenário de obras, de construção, com o devido espaço para toda a gente, acompanhado de uns quantos aviões de papel gigantes a pairar sobre tudo isso.

- A Manuela pôde soltar-se, contagiando o público com a energia da menina-mulher e simpatia que a caracterizam.

- O Miguel e o Pedro Biscaia formam um par muito especial: os dois da vida airada! :) Juntos como estiveram na FNAC pareciam os meninos de coro que, a todo o momento, se preparam para fazer alguma... Na Casa, estavam separados, com espaço e palanque próprio para as matreirices pessoais. O Miguel pôde extravasar energia não deixando, do alto do seu palanqe, de tudo observar e todos olhar de forma tão cúmplice. O Biscaia mantém mais a postura do menino bem comportado... sem a vigia dos pais!

- O Hélder com o seu "low profile" chama ao palco, seja ele qual for, o sentido da responsabilidade e, muito na sua onda, vai-se mantendo sereno enquanto ao seu lado tudo explode.

- O Pedro Rito e o Fernando que me desculpem, mas, apesar de este ter sido o n-ésimo concerto a que assisti, ainda não lhes consegui captar a essência... Mais uns quantos concertos e eu chego lá ;)

Foram duas horas de concerto com a apresentação das canções do novo álbum e novas roupagens de êxitos mais ou menos antigos. Como seria de esperar os momentos altos foram conseguidos precisamente com as músicas mais emblemáticas...

- O primeiro grande aplauso - realmente longo! - surgiu no fim da "Loja de Porcelanas". O "Dançar na Corda Bamba" fez saltar (literalmente) grande parte da Sala. O "Problema de Expressão" (já em encore) deu voz à Sala - como não podia deixar de ser - que terminou a aplaudir em pé. Do novo CD destaco, pela encenação, o "Narciso sobre rodas" que (também em encore) nos apresentou uma Manuela inicialmente bailando com sombras e depois cantando envolta num longo casaco de veludo vermelho.

- Mas, para mim, o melhor momento da noite foi uma versão em dueto d' "O Sopro do Coração". Apenas a guitarra acústica do Hélder e a voz da Manuela que terminou abaixada junto da beira do palco a receber de forma agradecida o coro uníssono do público. Esta versão teve direito a uma sentida ovação de pé a meio do espectáculo.

- Para além de tudo isto e, obviamente, do novo CD, ouviu-se ainda "A Grande Pirâmide", "GTI", "O Meu Estilo", "H2Omem", "Amigos de Quem", "Eu Ninguém", "Topo de Gama", "Carrossel dos Esquisitos"... (A menos que me esteja agora a escapar alguma, o primeiro CD ficou esquecido...) Só uma coisa a apontar: depois de terem todo o público a cantar "O Problema de Expressão", os encores fecharam com uma das canções novas... Foi estranho... Não há uma regra escrita em algum lado que diz que os concertos não podem fechar com músicas novas?!... :)

São já 15 anos... Estão mais crescidos, mais maduros, mais conscientes... sem perderem a energia e diversão de palco. Para além de serem dos meus grupos preferidos, são, sem dúvida, das melhores bandas ao vivo! Que duas horas bem passadas!


imagem adaptada

Etiquetas: ,

Partilhar

5 Comments:

Blogger António Luís said...

De facto, o mundo é rico, quanto mais não seja porque todos temos as nossas opiniões e algumas tão diametralmente opostas.
Eu não gosto dos Clã. Vi uma vez um concerto deles e ainda fiquei a gostar menos...
Se me pedisse para caracterizá-los musicalmente, talvez encolhesse os ombros e me remetesse ao silêncio.


Cumprimentos.
A. Luís

segunda-feira, dezembro 17, 2007 4:43:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

15 anos... meu Deus.


15 anos passaram e eles continuam a ser a coisa mais fresca no panorama musical português.

Ninguém aposta nas bandas novas, os radiohead deram-nos a comer azevinho, os velhos andam por aí a festejar os 25 anos, os 25 mais um depois de um dico do não sei quê, e por ai fora e fora e fora.

15 anos que produziram manuelas pelas bandas fora. Todas com os mesmos tiques e trejeitos de cantar, que irritam pela imitação descarada. Ou pior, porque não conseguem deixar de imitar... é-lhes tão natural, que julgam ser original.

Mas a "Manela" não tem culpa.

Ela de facto canta bem e tem algo de especial para oferecer.

15 anos!

E o tempo andou, mas a música portuguesa congelou. Ficou-se pelos pilares, não há telhado e chove dentro de casa.

Ninguem quer lá ficar neste frio.

vão-se todos embora, embater na janela da casa inglesa que está encerrada concerteza.

Dos clã... não sou fã.
Mas tenho a certeza que eles são fãs de todos nós.

E é isso que faz um bom músico!

quarta-feira, dezembro 19, 2007 10:56:00 da manhã  
Blogger cristina said...

luis:
Custa-me entender esse encolher de ombros, mas... viva a diversidade de opiniões! mais a liberdade de expressão. ;)

bruno:
Já disse isto há uns tempos a alguém nesta mesma situação: é bom ver o reconhecimento, mesmo de alguém que pessoalmente não aprecia. :)

Quanto à "casa portuguesa"... não é um grande palácio, mas acho-a ajeitadinha por dentro. Os Clã são, de facto, uma novidade que já tem 15 anos - o que não tem de ser mau!!! Mas tens também Mesa, Toranja, Pluto, Naifa, Margarida Pinto ou J.P.Simões. Não acho que a casa não tenha telhado e tem até alguns cantinhos reconfortantes... O problema é que muitas vezes ficamos pela entrada, e, com outra casa ao lado tão vistosa, acabamos por ir bater à porta do vizinho, onde até já estamos acostumados a ir. Não é falta de conteúdo, é falta de conhecimento... «é tradição e norma, sem questionar a forma».

quinta-feira, dezembro 20, 2007 2:41:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

cristina, concordo em parte.

os nomes que mencionas... tenho discos de todos.

mas esses senhores passam frio sim.

recebem cachets de criança, enfrentam um autismo televisivo e as agencias que os ajudam ( os servem ) são tão pobrezinhas que podiam estar na fila da sopa dos pobres.

a rádio, vá lá, esta melhorzinha e com mais atitude.

mas é como te digo, telhado.. vá... pode até ter. mas telhas! não!

eu tambem sou músico. e se não for muita intromissão ( e compreendo se negarem este comentário )
deixo-vos o meu humilde contributo para esta casa portuguesa.

http://www.myspace.com/aestranhasuburbana

são mais que benvindos

quinta-feira, dezembro 20, 2007 5:45:00 da tarde  
Blogger cristina said...

bruno:
Já percebi o nosso pequeno desacordo... É que estamos a falar de "casas" diferentes! A "minha" casa é uma casa de músicos que acolhe ouvintes e a "tua" é uma casa de ouvintes (e seus pseudo-representantes) que acolhe - ou não! - músicos. Daí o teu frio e o meu aconchego ;)

Fui espreitar... Sem qualquer tipo de menorização ou crítica, apenas uma contextualização, fez-me lembrar Pluto, um bocado mais batido... - estarei a dizer um disparate muito grande?...

quinta-feira, dezembro 20, 2007 8:36:00 da tarde  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial