sexta-feira, novembro 09, 2007

hoje, no Porto...

Saber "o que é feito do antigo colega de carteira", sentir os anos que passaram pela sala de aula que se conheceu de cor, voltar a entrar no café "Piolho" e noutros espaços habituais da vida académica, são alguns dos objectivos deste 1º Encontro/Festa de Antigos Alunos. [UP, newsletter]

Não sei bem há quanto tempo não vão ao edifício da Praça Gomes Teixeira (Porto), vulgo, Leões. O edifício albergou a antiga Academia Politécnica que deu origem às Faculdades de Ciências (tendo sido o seu edifício central durante muitos anos) e de Engenharia. Mas, se lá vão procurar as salas de aula de outrora, desenganem-se... Tudo (ou muito) foi fortemente remodelado de forma a receber os serviços da Reitoria. Anfiteatros destruídos, deram lugar salas de reunião e escritórios, tudo muito cheio de cabos de rede que agora passeiam assumidamente os tectos dos corredores. Isso não tem de ser mau... Mas eu fui acompanhando algumas das obras e, ver as cadeiras da LW (sala Louis Woodhouse) amontoadas, estilo lixeira, ou os seus seis quadros encostados a um canto, trouxe-me uma nostalgiazinha... A minha primeira aula!...

Quanto ao "Piolho" (de seu nome Café Âncora d'Ouro) foi durante muitos anos lugar de tertúlias de outros tempos e o ponto de encontro quase obrigatório dos estudantes. Sem dúvida, um símbolo da tradição académica portuense. Mas "O Piolho" também mudou... Mais arejado, mais luminoso, com casas de banho novas!!! Cresceu o número de placas de homenagem e comemoração de cursos passados. Mas continuam as pequenas mesas e cadeiras alinhadas sem espaço de circulação :)

E, no meio de tanta divagação, acho que me perdi... Ora bem, hoje, no Porto, na Praça Gomes Teixeira, das 18h às 24h:



cartaz

Etiquetas: , ,

Partilhar