segunda-feira, outubro 15, 2007

silêncio! que se vai dançar o fado...

Fados... Bons cantores, bons músicos, bons bailarinos, combinações ricas, arranjos interessantes e montagens bem conseguidas... Sim, gostei... Mas não acho que seja um bom filme... Não porque não seja bom, mas, simplesmente, por não ser um filme!... É (apenas?) uma excelente colecção de video-clips de canções cuidadosamente escolhidas e trabalhadas! No fundo, é uma banda sonora de um filme que não existe...

Está catalogado como musical... Tem música, sem dúvida! – boa música! Mas não tem história... Podem dizer que conta a história de um povo, de uma alma, de um sentimento e mais não sei o quê – é bonito mas não me convencem... E é que, não tendo enredo, estaria, para mim, mais próximo do documentário, mas acho que nem isso... Tem pontuais registos de arquivo de reconhecidas grandes vozes nacionais, aproxima-nos no ritmo e nos cantores dos países lusófonos e dos nossos vizinhos, tem até momentos de imagens de Abril e recria ambientes típicos... Mas não é o suficiente para lhe dar o carácter documental – digo eu!...

Perguntei-me: afinal o que define um filme?... Não consegui responder, mas o que quer que seja o meu conceito cinematográfico, acho que não abrange o musical de Saura.

Mas não se percam nesta minha indignação! Eu gostei e até fiquei com vontade de ver os anteriores "musicais" do senhor. "Aquilo" é um bom trabalho! Apesar de alguns momentos... estranhos, tem, acima de tudo, – relembro! – bons cantores, bons músicos, bons bailarinos, combinações ricas, arranjos interessantes e montagens bem conseguidas...

Gostei de muita coisa e apreciei, sobretudo, as danças – não é todos os dias que se vê dançar o fado! Menina neguinha de vestido branco e leque na mão dançando ao redor do seu neguinho. Um solo masculino, divertido e cúmplice com Mariza. Animação contagiante de volta de uma fogueira ao som de um Fado Batido pela Brigada Victor Jara. Um dueto de rua sobre arranjos urbanos num tributo a Marceneiro. Um pas-de-deux emotivo ao som de Amália na voz (??? – alguém me explica o porquê daqueles agudos???) de Caetano. Um trio amoroso em jeito de tango enrolado de traição ao som de Lila Downs em português. Um cheiro flamenco numa proximidade ibérica.


imagem adaptada

Etiquetas: , , ,

Partilhar

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

"Indignação", é umapalavra forte ou não? pensei que so havia discordância quanto ao conceito ;) Filme. Tb eu quero ver os outros filmes, vamos alugar?

segunda-feira, outubro 15, 2007 1:39:00 da tarde  
Blogger cristina said...

Se calhar é um bocado forte, sim...

Alugar os outros é uma boa ideia. E, assim, em casa, na televisão é que eu me vou esquecer rapidamente que "aquilo" são filmes :)

terça-feira, outubro 16, 2007 5:54:00 da tarde  
Blogger RH said...

A AIDGLOBAL apresenta o espectáculo de solidariedade O FADO ACONTECE que decorrerá no dia 10 de Novembro, pelas 22h00, no Forum Lisboa. Celeste Rodrigues, Raquel Tavares, Ana Sofia Varela, Sofia Amendoeira, Hélder Moutinho, Ricardo Ribeiro, Artur Batalha, Luís Pinheiro, Luís David. Mais informações em www.aidglobal.org

domingo, novembro 04, 2007 8:38:00 da tarde  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial