sexta-feira, outubro 19, 2007

Fé e Ciência

Interessa-me muito mais a perspectiva filosófica de olhar o mundo e a nossa relação com ele, do que as perspectivas da fé e da ciência. Ambas vivem demasiado encerradas nas suas explicações e tendem a tornar-se ridículas, pois as posições mais extremas tendem a olhar para a realidade na sua perspectiva e não questionando a possibilidade de estarem erradas.
Compreendo, tanto para a ciência como para a fé, é inquestionável a crença absoluta na sua relação com o mundo, pois caso fosse questionável tais certezas seriam abaladas, a chamada crise de fé. E quem se encontra na posição de crise deverá encontrar-se antes ou depois da certeza.
Concluindo, compreendo a necessidade de tanto num caso, como noutro, não se questionar a resposta da sua relação com o mundo.
Não compreendo é a perspectiva de não ser claro, que aquela é apenas uma das respostas possíveis.
Ok, aceito se argumentarem que afinal esta também é uma perspectiva que se encerra dentro de si mesma.

Etiquetas: , , ,

Partilhar

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

E quando faz a quarta classe, menina?

segunda-feira, outubro 22, 2007 5:38:00 da tarde  
Blogger VeraC said...

Caro anónimo*,
Tem razão, o seu comentário foi de uma profundidade tão acutilante que... fui a correr inscrever-me nas Novas Oportunidades**.
E eu prestes a perder uma grande Oportunidade...

* como a palavra anónimo é altamente discriminatória, não sei se o/a hei-de tratar por menino ou menina, peço desculpa pela falta de zelo.
** e fui com as aves.

quarta-feira, outubro 24, 2007 11:29:00 da manhã  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial