terça-feira, outubro 09, 2007

cartas daquelas...

Ontem tive de ir aos correios e, enquanto esperava que chegasse a minha vez, li num cartaz que 9 de Outubro é o Dia Mundial dos Correios. Fiquei a pensar... Há quanto tempo não escrevo uma carta?... Daquelas em folhas de papel, com uma caneta e uma letra bonita... Daquelas que se dobravam cuidadosamente para dentro de um envelope... Daquelas em que se colavam selos e se levavam aos marcos vermelhos antes do último levantamento... Daquelas que nos deixavam dias ou meses à espera de uma resposta... Daquelas que dava gosto receber e que nos faziam pousar o resto do correio para ir ler para o sofá... Daqui a uns tempos ninguém sabe o que isso é!... Agora, enviar e receber uma mensagem para o vizinho ou para o outro lado do mundo demora apenas um instante. A comunicação intensificou-se, generalizou-se... vulgarizou-se. Não se escreve um mail como se escrevia uma carta... Ou escreve?...

Etiquetas: , ,

Partilhar

7 Comments:

Blogger Unknown said...

Depende.

De acordo com a minha experiência, quem é suficientemente velho para ter escrito muitas cartas pode (ou não) escrever emails da mesma forma que (eu presumo que) escrevia cartas.

quarta-feira, outubro 10, 2007 2:08:00 da manhã  
Blogger VeraC said...

Eu escrevi imensas cartas. Na minha adolescência eram assim os emails. Em formato papel via carteiro. Eu gosto de cartas, mas tb gosto de emails.

quarta-feira, outubro 10, 2007 9:16:00 da manhã  
Blogger recepcionista said...

Hoje, as únicas cartas que me vão chegando, não só à pensão, mas também à minha residência, são as relacionadas com a facturação do mês anterior e com prazo de pagamento até ao quinto dia do mês seguinte.
Quanto às cartas de amor, ficam aquelas que escrevi e recebi.

quarta-feira, outubro 10, 2007 3:27:00 da tarde  
Blogger Maria Simoes said...

Mas nem assim, os Correios funcionam melhor. Outro dia comentei com os meus botões que no meu tempo, quando acabava o verão escreviamos aos nossos amores de verão cartas romanticas. Era tão giro. Agora as sms é que estão a dar, mas, não é a mesma coisa. Hoje em dia, nada é a mesma coisa.
Parabens pelo blog.

quarta-feira, outubro 10, 2007 3:34:00 da tarde  
Blogger A MINHA AMIGA ESTRELA CADENTE said...

Não!...
Não se escreve um email como se escrevia uma carta o que, para mim foi melhor.
É que por vezs escrevia a carta e ela ficava esquecida porque não tinha sêlo, o correio era longe, o tempo era pouco, enfim uma série de problemas.
Agora é fácil rápido, mais caro ou talvez não, e temos no volta a resposta.
Tenho pena é do "marco do correio"!...
Gosto de aqui vir.

quarta-feira, outubro 10, 2007 5:14:00 da tarde  
Blogger cristina said...

luis:
«quem é suficientemente velho para ter escrito muitas cartas»???!!!!!! ... da mesma forma que (tu presumes!!! que) escrevia cartas...

Mas estas a querer dizer-te novo, é?!...

nancy:
Eu não escrevi imensas, mas escrevi algumas. Também gosto de e-mails, mas de maneira diferente! :)

recepcionista:
Pois é, hoje cartas são pagamentos! É triste... Mas também, nem todas as cartas eram de amor... ;)

concinha da mata:
Os Correios funcionam mal? Não tinha dado conta! :)
As sms eram mais os bilhetinhos. Carta que é carta não pode ser substituida por um short message service!!! :)

estrela cadente:
Sim, é mais cómodo, mais prático e mais eficaz, mas o conteúdo parece-me mais imediato, mais banal, menos... reflectido... Isso até pode ser bom, mas a quase solenidade da escrita da carta também era um bom exercício.
Por outro lado, tanta facilidade comunicativa também adia/esquece, por vezes, não o envio do texto, mas sim a sua escrita...
Também gosto do vermelhinho! ;)

quinta-feira, outubro 11, 2007 12:43:00 da manhã  
Blogger Unknown said...

Minha senhora:

"Mas estas a querer dizer-te novo, é?!..."

Às vezes a bem da verdade sinto-me um bocado encarquilhado ...

quinta-feira, outubro 11, 2007 1:47:00 da manhã  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial