quarta-feira, setembro 19, 2007

Tranças... e mais danças...

E tivemos a primeira edição do TRANÇAS - Festival de Danças Tradicionais! Em Estarreja, junto às piscinas municipais, num espaço muito agradável para se estar. Nos relvados, workshops de danças, música, malabarismo e actividades infantis, ainda um bocado perdidos nos horários e nos "clientes", mas nada de comprometedor... – há-de vingar! Ladeando o caminho, bancas de artesanato. Junto ao estacionamento, uma mega-tenda para os espectáculos nocturnos:

- Monte Lunai – infelizmente não pude estar presente, mas as opiniões de quem esteve foram bastante positivas.

- Festival de samba – tenda a abarrotar de público... de braços cruzados... a apreciar as meninas no palco...

- Tricaninhas do Antuã – um grupo de folclore com um público "especial" que, na espera do concerto final, foi acompanhando e imitando, divertida e espontaneamente, as movimentações dos bailadores no palco.

- Elsa Sham's – uma curta demonstração de danças orientais, a solo, terminando também com a colaboração, muito menos atinada – diga-se! –, do público.

- Mosca Tosca – já noite dentro, em véspera de um dia de trabalho... a cidade foi recolhendo e restou o tal público "especial" que lá foi especialmente para bailar. Do palco soa uma concertina, guitarra, precursão e sopros. Divertidos, animados e até emocionados, tocaram um pouco de tudo: portuguesas e europeias, de pares e de roda, rápidas e lentas... E é sempre uma boa oportunidade para aprender mais uns passos que se vão bailando de acordo com as indicações avisadas do palco. Foi um bom fim de fim-de-semana.




Próxima paragem: dia 22 (sábado), integrado na Semana da Juventude de Aveiro, há workshops de danças portuguesas (manhã) e europeias (tarde) e concerto à noite com os UxuKalhus (estes, lembram-se?...). Gratuito, também.


imagens (1) (2)

Etiquetas: ,

Partilhar