terça-feira, julho 10, 2007

Munich

Escrever sobre um lugar que não se conhece é sempre mais estimulante que escrever acerca de um sítio que já se visitou. Por vezes, o conhecimento coarcta a imaginação. Somos tentados a descrever em vez de escrever, e para isso já existem os guias de viagem. Não conhecendo eu o Neuschwanstein, não tive dificuldade nenhuma em “defendê-lo”. Fiz a pesquisa que achei necessária para não cair em nenhum erro factual, e para melhor sustentar aquilo que já dele sabia. O castelo está implementado na região da Baviera, que visitarei pela primeira vez em Setembro, aquando de uma viagem a Munique.






Estarei por lá numa altura em que se realizará a Oktoberfest, talvez a maior festa de cerveja do mundo, que, como se sabe, é a oitava maravilha da Humanidade. O desejo deste destino e não de outro surgiu na minha infância. Comecei muito cedo a ouvir falar da Baviera, por ser o importador oficial dos BMW’s, passe a publicidade, e de Munique, por causa da equipa de futebol lá do sítio. Um dia, o meu pai já cansado de me ouvir perguntar onde ficava essa região e, mais insistentemente, a pedir-lhe para ver o lugar, lá me ofereceu um livro sobre a Alemanha. Aquilo que, talvez para a paciência de santo do meu pai, foi a forma de acabar com a minha curiosidade, para mim foi o alimento ideal para o bichinho.


No entanto, os anos foram passando, a memória esmorecendo e a oportunidade adiada. Até que, recentemente, dois «eventos» culturais tiraram do sótão da memória a curiosidade esquecida: um filme e uma música. O filme chama-se, naturalmente, Munich, é de Steven Spielberg, e que, talvez por não mostrar grandes planos da cidade me fez imaginar como ela seria. Mas é à música que cabe grande parte da culpa de ter reavivado um sonho de infância: primeiro, porque surgiu antes do filme e, portanto, quem primeiramente reanimou a memória desse tal desejo; depois, porque gosto da banda e da forma como a interpreta, e estas afinidades podem sempre levar a fazer algo mais por uma canção do que simplesmente comprar o disco; finalmente, porque a canção tem dois versos e uma verdade que me fariam ir ao fim do mundo para conhecer o objecto de inspiração deles:

People are fragile things, you should know by now
Be careful what you put them through
Munich - Editors



imagens 1, 2

Etiquetas: ,

Partilhar

10 Comments:

Blogger LeonorBarros said...

Boa! Mas primeiro tens de aprender dialecto Bávaro: para começar e não é dialecto a forma de se cumprimentar alguém em lojas e restaurantes é Grüss Gott!
Amanhã continuamos com o curso breve de alemão :-)
Schlaf gut!

quarta-feira, julho 11, 2007 1:36:00 da manhã  
Blogger james stuart said...

Caro Malmoro... espero que a viagem de que fala a Munique (München)seja em Setembro, mas que se estenda para fora desse mês... no mínimo um diazinho de Outubro.
(Para que não saiam goradas as suas expectativas quanto à "Oktoberfest").
A própria cidade Munique não é uma coisa de excepcional (diferente das cidades austríacas logo ali ao lado), principalmente porque a guerra transformou tudo em coisa recente... excepto o pequeno centro histórico (onde se insere a Frau-Kirchen... nao sei se é assim que se escreve... mas é a igreja com duas torres que aparece na sua foto do blogue), a camara municipal, lindíssima, com um relógio de figuras rotativas e um museu do brinquedo... ah! e algumas belas cervejarias nessa zona (não se esqueça de visitar uma cervejaria que há debaixo de umas arcadas, no largo do municipio (Rathaus), por dentro tudo em madeira e musica de acordeao ao vivo.
Se vai a Neuschwanstein, provavelmente utilizará carro (é longe, na cidade ou vila de Füssen), então aproveite e dê uma saltada a Salzburg (200 e poucos quilometros de autoestrada), vale mesmo a pena.

quarta-feira, julho 11, 2007 8:17:00 da manhã  
Blogger NancyB said...

As cores térreas, prepara-te para as cores térreas. Lindas!

quarta-feira, julho 11, 2007 11:31:00 da manhã  
Blogger LeonorBarros said...

Lição nº2: München ;-)

quarta-feira, julho 11, 2007 7:09:00 da tarde  
Blogger Carlos Malmoro said...

Leonor,
A minha grande dificuldade é o alemão, já que o dialecto bávaro, como perceberás, domino na perfeição :))).

Leonor e James,
eu sei, agora falando a sério, que é München e não Munich. Mas os «eventos culturais» que reavivaram este meu desejo chamam-se Munich. Daí o título do post. Também não é preciso chamarem-me ignorante :))[brincadeira].

James,
Obrigado pelas dicas. Apontadas no caderninho

Nancy,
O caderninho em que vou apontando umas dicas vais chamar-se: Cores Térreas. Que, de resto, era um excelente nome para um romance ou disco ;)

Nancy, Leonor e James,

Muito obrigado pelas dicas. Beijocas e Abraço

quinta-feira, julho 12, 2007 8:18:00 da manhã  
Blogger LeonorBarros said...

Estava a brincar com München, eu percebi a intenção, era só mais uma achega para o teu alemão.
Além disso: Guten Morgen! e com esta encerro a lição nº3

quinta-feira, julho 12, 2007 9:15:00 da manhã  
Blogger Carlos Malmoro said...

Estou à espera das restantes lições. Mas parece que foste passer ;)

Beijocas

domingo, julho 15, 2007 2:35:00 da manhã  
Blogger LeonorBarros said...

lol
Já não pode não postar dois dias que se foi logo passear ;-)

domingo, julho 15, 2007 9:27:00 da tarde  
Blogger Carlos Malmoro said...

Como se diz isso em alemão: «eu quero passear pela baviera»?

quinta-feira, julho 19, 2007 12:19:00 da manhã  
Blogger LeonorBarros said...

Ich möchte durch Bayern spazieren. Prepara-te que vêm aí uma palavra com treze letrinhas apenas ;-)

domingo, julho 22, 2007 2:16:00 da tarde  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial