terça-feira, julho 24, 2007

Doze letrinhas apenas

Se se for daqui para aqui é muito provável que se passe por aqui. E este aqui, além de uma aldeola curiosa com os Alpes em pano de fundo, é uma palavra com doze letrinhas apenas: O B E R A M M E R G A U, duas menos do que Neuschwanstein, Carlos.
Oberammergau é uma terrinha abençoada pelo turismo que acorre em massa para ver as pinturas exteriores nas fachadas das casas – Lüftlmalerei- mais uma dúzia de letritas, testemunho do passado barroco financeiramente favorecido e catolicamente devoto, comprar uns souvenirs, regra geral, objectos em madeira talhados manualmente – Holzschnitzerei- quinze letras apenas, figuras de caminhantes ou apenas um Edelweiss. De dez em dez anos, Oberammergau é palco da representação da paixão de Cristo em agradecimento à graça divina concedida com o desaparecimento da peste e do sofrimento causado pela Guerra dos 30 anos. Os actores são todos amadores, os homens, diz-se, não cortam as barbas e cabelos durante muito tempo para serem fisicamente mais fiéis ao tempo que retratam. No ano 2000 teve lugar a 40ª representação, a próxima será portanto em 2010, os preparativos já começaram, e, estima-se, que as barbas a crescer também. Tudo isto pela módica quantia de doze letrinhas apenas:
O B E R A M M E R G A U.

foto: minha

Etiquetas:

Partilhar

6 Comments:

Blogger Carlos Malmoro said...

Nem de propósito: olha o que eu escrevi aí em cima sobre viagens. Diz-me só uma coisa: eles guiam-se mais pelo número de estrada (como os espanhóis) ou pelo local (como os portugueses)? Se for pela última, estou feito. Se bem que também possam existir estradas que tenham números compostos com doze ou catorze algarismos :)

quarta-feira, julho 25, 2007 1:14:00 da manhã  
Blogger LeonorBarros said...

Não estou habituada a conduzir por aqueles lados, mas acho que é mais por nomes de terras, acho, não tenho a certeza... Estás nada feito, decoras os nomes dos sítios para onde vais e pronto. Foi assim que fiz em Budapeste no metro, por exemplo.
Quem é amiga? Por isso é que te vou apresentando estas palavrinhas e localidades ;-)

quarta-feira, julho 25, 2007 12:50:00 da tarde  
Blogger LeonorBarros said...

É por nomes, sim.

quarta-feira, julho 25, 2007 2:14:00 da tarde  
Blogger LeonorBarros said...

Se estás de carro, vai a Salzburg. São uns duzentos quilómetros por auto-estrada e vale a pena.

quinta-feira, julho 26, 2007 12:10:00 da manhã  
Blogger Carlos Malmoro said...

Não sei se terei tempo para tudo ;)

sexta-feira, julho 27, 2007 12:12:00 da manhã  
Blogger LeonorBarros said...

Pois, isso é verdade, até porque a Oktoberfest requer o seu tempo ;-)

sexta-feira, julho 27, 2007 1:07:00 da manhã  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial