terça-feira, maio 15, 2007

Carmen

Fui à ópera. Nunca tinha ido, até porque nunca tinha feito questão. Lembro-me de, em pequena, dizer que não era esquisita com a música, que gostava de tudo... menos fado e ópera. Com o fado já ando a tentar fazer as pazes há algum tempo, mas com a ópera nunca vi razão para me esforçar. No entanto, surgiu a oportunidade e decidi aproveitar.

Carmen. Uma das mais famosas e, apesar de não lhe conhecer a história, conhecia – como toda a gente! – al_gu_mas passagens musicais. O espectáculo é falado em francês, legendado em português. Apesar de alguns problemas de localização na leitura das legendas – qual é a ideia de pôr o quadro por trás dos holofotes???!!! – elas foram bastante úteis. Aliás, acho que o meu problema com a ópera é mesmo esse: não perceber o que dizem – não sendo isso uma barreira linguística, pois acho que nem que fosse em português eu ia perceber! Eu nem desgosto – e até posso gostar – das partes cantadas em coro – soa-me a música!!! Mas os diálogos individuais, desculpem-me a indelicadeza, soam-me a gente aos berros a tentar contar uma história sem que eu perceba uma palavra do que dizem... faz-me um bocadinho de confusão...

Não foi mau... acho que adormeci no final do terceiro acto, mas não foi mau – cansaço da semana agitada!... Continuo sem morrer de amores pela coisa, mas, voltando a surgir a oportunidade, pode ser uma experiência a repetir...

Para os interessados, o espectáculo está no Coliseu do Porto hoje, quinta e sábado às 21h, com bilhetes entre 10€ e 37€.

Etiquetas: ,

Partilhar

2 Comments:

Blogger amok_she said...

Bolas, Cris...queres começar a gostar de ópera...com um ensaio, mesmo se já o geral?????baaahhhhhh


;-))))

terça-feira, maio 15, 2007 10:45:00 da tarde  
Blogger cristina said...

:) É o mesmo! Está lá a orquestra, os cantores, o coro, os cenários e os figurinos.

quarta-feira, maio 16, 2007 8:53:00 da manhã  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial