segunda-feira, abril 16, 2007

Trem de Ferro


Café com pão
Café com pão
Café com pão

Virge Maria que foi isso maquinista?

Agora sim
Café com pão
Agora sim
Voa, fumaça
Corre, cerca
Ai seu foguista
Bota fogo
Na fornalha
Que eu preciso
Muita força
Muita força
Muita força

Oô...
Foge, bicho
Foge, povo
Passa ponte
Passa poste
Passa pasto
Passa boi
Passa boiada
Passa galho
Da ingazeira
Debruçada
No riacho
Que vontade
De cantar!
Oô...

Quando me prendero
No canaviá
Cada pé de cana
Era um oficiá
Oô...
Menina bonita
Do vestido verde
Me dá tua boca
Pra matar minha sede
Oô...
Vou mimbora vou mimbora
Não gosto daqui
Nasci no sertão
Sou de Ouricuri
Oô...

Vou depressa
Vou correndo
Vou na toda
Que só levo
Pouca gente
Pouca gente
Pouca gente...

Manuel Bandeira
(1884-1968)

A Alice é uma referência para qualquer infância, seja a Alice de Disney, seja a das palavras, em ambas prevalecem as duas faculdades maiores da infância: criatividade e imaginação.
Há belíssimos livros de poesia infantil/juvenil.
Sophia de Mello Breyner Andresen elaborou uma das melhores colectâneas portuguesas de poesia infantil/juvenil, chama-se "Primeiro Livro de Poesia" e é da editora Caminho.
E desta colecção maravilhosa de poemas trago um dos meus preferidos: Trem de Ferro de Manuel Bandeira.
Trem de Ferro é extraordinário e não há criança que lhe fique indiferente, principalmente quando as convidamos a entrar no nosso comboio imaginário...

google images

Etiquetas: , ,

Partilhar

4 Comments:

Blogger cristina said...

Eu "cantava" isso quando era pequena :) Não me lembro da estrofe do «canaviá»...

Há esse livro da Sophia cá para casa...

segunda-feira, abril 16, 2007 3:49:00 da tarde  
Blogger Pedro Viseu said...

Também Tom Jobim compôs uma magnífica música, à qual deu o mesmo nome, e que contribuiu para imortalizar este extraordinário poema, bem como o seu autor.

segunda-feira, abril 16, 2007 6:14:00 da tarde  
Blogger NancyB said...

Cristina,
E o da Sophia é ou não um grande livro de poesia?

Pedro,
Obrigada pela dica, não conhecia a versão do GRANDE Tom, mas confesso q fiquei um bocadinho desiludida.

segunda-feira, abril 16, 2007 6:42:00 da tarde  
Blogger cristina said...

nancy:
Se eu disser que não li, é muito mau, pois é?... :$

terça-feira, abril 17, 2007 10:25:00 da tarde  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial